Facebook

Descubra como o controle de produção pode impactar no seu negócio

Está sem tempo de ler agora? Aproveite o player e ouça o nosso conteúdo!

Grande parte das organizações vivem em busca de meios para redução de custos, ou seja, evitar desperdícios no processo produtivo. Manter um alto nível de qualidade através do controle de produção é algo essencial para o crescimento empresarial, já que através dele é possível monitorar os processos e assegurar que as ações de melhorias sejam aplicadas.

controle de produção é um processo que reuni um conjunto de métodos e ações que relatam as atividades necessárias em cada fase dos processos dentro da organização. Estes por sua vez devem ser atualizados regularmente conforme as novidades e necessidades de aprimoramento.

A satisfação do cliente e o controle de produção

Você precisa estar ciente que a qualidade do seu produto tem ligação direta com a satisfação do cliente, sem contar na valorização da sua marca no mercado. Para garantir a sua base de clientes é preciso assegurar a qualidade dos produtos, clientes insatisfeitos geram publicidade negativa.

Com um controle de produção adequado é possível detectar defeitos antes dos produtos chegarem aos clientes. A identificação e correção dos desvios encontrados na produção gera melhorias para os processos.

Produzir com qualidade é uma forma eficiente de se manter em destaque diante da concorrência. Ter uma equipe capacitada é o complemento para que a aplicação do controle de produção leve satisfação aos clientes.

comunicação entre todos precisa ser eficaz, os indicadores relevantes ao processo precisam estar visualmente acessíveis, com informações importantes para cada equipe, por exemplo, imagine um indicador apresentado em um painel digital com as informações de retrabalho num determinado turno do processo, acaba permitindo ações mais assertivas de melhorias no desempenho e consequentemente, facilita a correção de falhas gerando mais qualidade no produto.

método Lean se encaixa no que falamos até aqui, é um meio bastante utilizado por grandes empresas e está conectado diretamente à indicadores e satisfação do cliente. O Lean é focado em conquistar equipes mais produtivas e na prevenção de desperdícios, os produtos são criados e entregues em números corretos nas condições exatas.

Ordem de produção (OP)

Num processo produtivo minimamente organizado a ordem de produção (OP) é parte fundamental na gestão da produção. Geralmente com base nos pedidos efetuados pela área de vendas, após a sua emissão da OP, estará disponível algumas informações fundamentais como: etapas de produção, itens a produzir, quantidades e prazo de entrega, isso tudo, a fim de direcionar o processo produtivo de forma organizada.

Outro item importante é a ficha técnica do produto, é fundamental pois você encontra detalhes de todas as matérias-primas utilizadas e garante movimentações de estoque de forma correta e sem desperdícios. 

Imagine uma linha que produz 100 peças diárias e destas 80 estão com defeito, é necessário que seja feito uma análise para encontrar a falha, com o controle de produção você conseguirá começar facilmente uma investigação da causa, indicar o problema e posteriormente iniciar uma ação corretiva.


O tempo não para!

Um grande desafio do controle de produção é acompanhar as novidades do mercado. Mudanças acontecem o tempo todo e sua organização precisa se ajustar conforme necessário. Com um sistema você consegue ter acesso aos detalhes de todas as etapas da produção conseguindo rastrear facilmente qualquer alteração, seja no estoque, com os equipamentos ou com seus funcionários. 

Você quer que sua organização se destaque no mercado? Saiba como transformar reclamações em oportunidades de evolução! Confira as dicas em nosso eBook “A verdade que ninguém lhe contou sobre a insatisfação do cliente”

 

09 de Julho de 2018

Tags:

controle de produção