Conheça 5 ferramentas eficazes para a gestão da qualidade
Está sem tempo de ler agora? Aproveite o player e ouça o nosso conteúdo!Um dos objetivos do sistema de gestão da qualidade é que a organização consiga acompanhar os processos e analisar os fatos em todas as áreas.
Algumas ferramentas podem ajudar os gestores nas atividades, em processos de melhorias e nas tomadas de decisões. Porém, apesar de não serem complexas, essas ferramentas devem ser aplicadas por profissionais capacitados, a fim de evitar que os resultados saiam incorretos.
Separamos 5 ferramentas que ajudarão na sua gestão, confira:
A ferramenta 5W2H trata-se de uma metodologia funcional para determinar e realizar as ações. É bastante utilizada como complemento em um plano de ação, para grandes ou pequenos projetos.
Podemos considerar o método como um checklist que auxiliará no desenvolvimento de atividades específicas.
O problema encontrado em muitas organizações é a falta de processos eficientes que tenham um início, meio e fim, muitas vezes as ações não chegam até o objetivo final por falta de disciplina. Utilizar um plano de ação pode ser a saída para organizar melhor cada etapa, pois permite que você acompanhe detalhadamente cada atividade.
Gerenciar as ações com um plano de ação é uma boa estratégia, pois você sabe exatamente quais recursos precisa para atingir as metas.
O PDCA trata-se de um método focado em melhoria contínua. Através de 4 passos é possível desenvolver um planejamento a fim de alcançar resultados satisfatórios, tudo de forma contínua.
O ciclo PDCA pode ser aplicado em novos produtos, resolução de problemas, execução de projetos e criação de conceitos. Este método pode ser utilizado por todas as áreas da organização com o objetivo de identificar processos problemáticos e corrigi-los.
O método Ishikawa, também é conhecido por espinha de peixe e tem como
princípio abordar o problema em suas origens, verificando suas causas.
Não basta olhar para as causas aparentes do problema, é necessário verificar o teor delas através do método Ishikawa. Tendo as causas verdadeiras em mãos, fica mais viável percorrer o caminho da solução, uma vez que toda causa aponta para uma atitude corretiva ideal.
A matriz SWOT é uma ferramenta para a gestão de simples aplicação que permite a identificação e analise de pontos importantes dentro de uma organização.
Dessa forma, é possível antecipar ameaças, identificar oportunidades, reforçar potencialidades e superar os pontos negativos da organização.
Através dessas ferramentas você conseguirá otimizar o tempo de analises e do monitoramento dos processos e atividades. Além do mais, ficará mais fácil tratar de não conformidades e também no desenvolvimento de estratégias eficientes para a implantação de melhorias.
31 de Agosto de 2020
Tags:
swot ishikawa pdca plano de ação 5w2hCategorias
ATENDIMENTO AUDITORIA CALIBRAÇÃO CASE DE SUCESSO COMUNICAÇÃO FINANÇAS GESTÃO INDICADORES ISO 9001 NÃO CONFORMIDADES NOTÍCIAS PLANO DE AÇÃO PLANO DE RISCO SERVIÇOSPosts Recentes
Gestão à vista de indicadores: comunicando resultados e impulsionando desempenho!25 de Março de 2024 A importância de monitorar competências e treinar colaboradores
05 de Março de 2024 Como centralizar os históricos de Atendimentos ao Cliente com o DOO
20 de Fevereiro de 2024 Dicas para preparar sua empresa para auditoria de certificação ISO 9001
23 de Janeiro de 2024 Reduza entre 6% e 64% seu custo com calibração
08 de Janeiro de 2024 Impactos da Indústria 4.0 na gestão da qualidade contemporânea
27 de Dezembro de 2023 Gestão da qualidade - Retrospectiva 2023
13 de Dezembro de 2023 Como lidar com as reclamações de clientes?
16 de Novembro de 2023 Interpretação do item 9.1.2 Satisfação do cliente da ISO 9001:2015
07 de Novembro de 2023 Ideias para comemorar o Dia Mundial da Qualidade 2023 na sua empresa!
24 de Outubro de 2023