Item 7.2 Competência da ISO 9001:2015

Recentemente  ocorreu na Useall, empresa desenvolvedora do DOO Qualidade, o curso de interpretação e auditoria interna da ISO 9001:2015 e pudemos perceber algumas dúvidas em relação ao item competências.

Com base no treinamento, vamos comentar este requisito afim de gerar mais clareza na interpretação.

 

A ORGANIZAÇÃO DEVE 

Ao mencionar que a organização DEVE, entendemos que deixa de ser opcional e passa a ser obrigratório para o atendimento ao requisitos listados.

  1. Determinar as competências necessárias de pessoa(s) que realize(m) trabalho sob o seu controle que afete o desempenho da eficácia do sistema de gestão da qualidade;

    A palavra determinar pode ter o significado de propor, logo a organização DEVE PROPOR  as competências necessárias para o bom desempenho da função.

    Embora não seja obrigatório,  a descrição de cargo é uma boa prática para definir  estes requisitos. Será fundamental para o colaborador desempenhar bem sua função e como consequência, atingir os objetivos do SGQ.


    Nossa equipe elaborou um Modelo de Descrição de Cargo que tem ajudado muitas empresas em suas rotinas. Clique aqui e receba o modelo diretamente em seu e-mail

     
  2. Assegurar que essas pessoas sejam competentes, com base em educação, treinamento OU  experiência apropriados;

    A organização DEVE GARANTIR que as pessoas  sejam capacitadas. Neste item em relação a versão 9001:2008 tivemos algumas alterações;

    - Exclui-se a necessidade das habilidades geralmente definidas na descrição de cargo,  caso a organização desejar manter não haverá problemas.

    -Troca-se a condição E utilizada na versão 2008 por OU na versão 2015, quando menciona as condições educação, treinamento OU experiência  sendo assim a experiência demonstrada pela carteira de trabalho pode ser complementar para evidenciar o atendimento a este requisito, é uma boa prática que a informação esteja disponivel no perfil do colaborador.

     
  3. Onde aplicável, tomar ações para adquirir a competência necessária e avaliar a eficácia das ações tomadas;

    A organização DEVE ONDE APLICÁVEL ou seja, sempre que necessário, tomar ações em busca da competência necessária e verificar a eficácia destas ações.

    O que é comum neste item para atendimento ao requisito é demonstrar os treinamentos efetuados, mas como podemos observar na nota abaixo, existe outras maneiras de buscar conhecimento, por exemplo: Processo seletivo, troca de função de um colaborador pode também ser uma evidência.

    A nota do item 7.2, os grifos foram por nossa conta, diz:

    Ações aplicáveis podem incluir, por exemplo, a provisão de treinamentoo mentoreamento ou a mudança de atribuições de pessoas empregadas no momentoou empregar ou contratar pessoas competentes.

     
  4. Reter informação documentada, apropriada como evidência de competência.
    Sempre que a norma se referir a RETER será necessário que a organização tenha evidências seja por meio de documento eletrônico ou físico, videos ou imagem  que foram realizados treinamentos, troca de setores, processo seletivo ou qualquer ação que seja feita para evidenciar a competência.

Fiz questão de destacar a palavra DEVE, pois fica entendido que a organização deverá demonstrar a capacidade de fornecer informações para evidenciar os controles e atender ao requisito.

Embora  mencionamos durante todo o artigo a importância das evidências e atendimento dos itens, é uma boa prática que a organização não tenha como meta principal atender aos requisitos da norma, pois acreditamos que é mais importante  utilizar da ISO 9001 para encontrar ferramentas para atingir os objetivos e melhorar os processos da sua empresa.

Você tem algo a acrescentar em relação a este assunto? Deixe sua opinião nos comentários.

24 de Julho de 2017

Tags:

iso 9001