Facebook

5 lições do dia a dia sobre Calibração

Qual a importância do controle de calibração e manutenção dos equipamentos de medição?

Você já imaginou o custo incalculável que uma empresa teria se os seus equipamentos de medição de produto ou matéria prima fornecessem constantemente dados errados por falha de calibração?

Seja na indústria, no comércio, na saúde, no meio ambiente ou em outros setores, os equipamentos precisam estar em condições de uso para garantir a confiabilidade na medição.

Seria, por exemplo, como vender 2 kg de carne ao preço de apenas 1,5 kg, por causa de uma balança sem calibração. Em grande escala, quantas perdas a empresa poderia somar? O caso também poderia acontecer de modo contrário, isto é, clientes poderiam sofrer prejuízos, e isso poderia resultar em muita dor de cabeça para empresas e lojas por conta de reclamações.

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            




Outro exemplo seria: se você precisa colocar uma quantidade x de matéria prima para confecção de um produto, e seu equipamento não calibrado lhe dá um valor errado, certamente a produção vai errar na quantidade, o que poderia comprometer totalmente o resultado final de um produto.

 

 

 

 

 

Se a calibração não estiver em dia, o equipamento pode não estar sendo medido corretamente, logo a matéria prima, o produto ou a próxima etapa do processo poderá ter sua qualidade comprometida.


Com base nisso, listamos aqui 5 lições sobre calibração e cuidados com os equipamentos:

Procure laboratórios credenciados RBC para enviar seus equipamentos para calibração: Os laboratórios pertencentes à RBC (Rede Brasileira de Calibração) atendem a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 – Requisitos para a Competência de Laboratórios de Ensaios e Calibração. Clique aqui e confira a lista de laboratórios credenciados para calibração:

 

Respeite o tempo de vida útil dos equipamentos: Avaliar o desempenho de um equipamento de medição ao longo do tempo é fundamental. Se o seu equipamento já recebeu inúmeras calibrações e mesmo assim não apresenta confiabilidade, a melhor escolha é aquisição de um novo equipamento.                               

 

Fique atento aos prazos das calibrações: Geralmente cada tipo de equipamento tem sua frequência de calibração definida de acordo com a criticidade de cada processo por isso fique atento aos prazos, a utilização de um sistema para controle ajuda muito, pois sistemas geram lembretes automáticos lembrando você dos prazos.

 

Procure cuidar da manutenção e limpeza dos equipamentos: Um dos inimigos de alguns equipamentos é a demora na higienização. Existem equipamentos cuja tecnologia pode ser interrompida ou dificultada por conta da falta de limpeza periódica. É importante lembrar que em alguns ambientes, a sujeira é normal, porém a falta de rotina na limpeza dos equipamentos compromete a confiabilidade da medição. Além disso, sujeira também pode provocar desgastes, e isso pode ser notado por pequenas diferenças nos resultados da medição. É aí que entra a manutenção do equipamento ou até mesmo a troca por um novo. 

Mantenha a identificação e o histórico dos equipamentos: Deve ser possível identificar facilmente se o equipamento foi calibrado e se está em dia para utilização, e através do histórico você pode rastrear as informações do equipamento como local de utilização, responsável, número de série e os certificados de calibração vinculados ao equipamento. O uso de um sistema para realização deste controle também é muito útil, pois o sistema cria históricos automaticamente e facilita a sua pesquisa.


No mercado globalizado e competitivo no qual vivemos, não existe mais espaço para produtos de baixa qualidade. Por isso é essencial pensarmos constantemente na melhoria de processos e produtos, e a calibração os equipamentos é fundamental nesse processo, pois realizando as medições com equipamentos confiáveis você terá melhores resultados agregados ao seu produto final.

E você? Lembra de algum ponto que faz da Calibração um processo essencial nas empresas? Deixe sua opinião!

02 de Março de 2017

Tags:

calibração