Facebook

A importância da Auditoria Interna nos processos da sua empresa

Está sem tempo de ler agora? Aproveite o player e ouça o nosso conteúdo!

A auditoria interna é uma atividade de apoio para a alta direção e fundamental para a melhoria continua. Através dos resultados você consegue avaliar o desempenho, gerenciar riscos e garantir a segurança das informações. É um meio eficaz para identificar possíveis melhorias nos processos.

Num mercado tão competitivo ter como prática, efetuar auditoria interna, com certeza trará muitos benefícios. Diante disso o papel do auditor interno possuí muitas vantagens, por conhecer o processo, seu olhar deverá buscar pelo funcionamento correto das etapas que compõem um processo e além disso seu papel será:

  • Observar, mensurar e avaliar os riscos e controles da organização;
  • Manter a organização em conformidade com as políticas e leis;
  • Sugerir melhorias para a diretoria através dos resultados obtidos.

Através das informações coletadas é possível saber se a empresa está indo pelo caminho certo. Optar por auditores terceirizados é um bom investimento, pois eles conseguem ter outro olhar dos processos. A auditoria interna garante eficiência e segurança em cada processo da organização.

Auditoria interna na prática

Após definição do auditor na organização, inicia a análise de documentos, metas e desempenho, isso irá esclarecer como o processo interno está funcionando. Analisar as estratégias existentes faz parte da auditoria interna também, pois é possível verificar se está sendo positivo os resultados.  

O período da auditoria pode levar algumas semanas, a conclusão depende apenas do formato da auditoria e do tamanho da empresa que será avaliada. A finalização da auditoria interna é feita normalmente em reunião com os diretores com uma apresentação dos resultados e com sugestões de melhorias.

Controle a auditoria interna com um software de gestão

Através de um software de gestão da qualidade você conseguirá controlar a evolução da auditoria com mais eficiência. Com um módulo desenvolvido para esta finalidade você terá algumas facilidades como:

  • Notificação automática por e-mail no agendamento das auditorias;
  • Agendamento do compromisso de forma automática na agenda do colaborador;
  • Possibilidade de gerar Não Conformidade e Plano de Risco a partir do requisito 'Não atendido';
  • Relatórios geral por auditoria e planejamento das auditorias.

A auditoria interna é essencial para todas as organizações que almejam crescer e ter processos internos eficientes. Em um próximo artigo vamos falar da auditoria externa que é tão importante quanto, principalmente para quem deseja ter um bom posicionamento no mercado.

11 de Junho de 2018

Tags:

auditoria interna