A auditoria interna é uma atividade de apoio para a alta direção e fundamental para a melhoria continua. Através dos resultados você consegue avaliar o desempenho, gerenciar riscos e garantir a segurança das informações. É um meio eficaz para identificar possíveis melhorias nos processos.
Num mercado tão competitivo ter como prática, efetuar auditoria interna, com certeza trará muitos benefícios. Diante disso o papel do auditor interno possuí muitas vantagens, por conhecer o processo, seu olhar deverá buscar pelo funcionamento correto das etapas que compõem um processo e além disso seu papel será:
- Observar, mensurar e avaliar os riscos e controles da organização;
- Manter a organização em conformidade com as políticas e leis;
- Sugerir melhorias para a diretoria através dos resultados obtidos.
Através das informações coletadas é possível saber se a empresa está indo pelo caminho certo. Optar por auditores terceirizados é um bom investimento, pois eles conseguem ter outro olhar dos processos. A auditoria interna garante eficiência e segurança em cada processo da organização.
Auditoria interna na prática
Após definição do auditor na organização, inicia a análise de documentos, metas e desempenho, isso irá esclarecer como o processo interno está funcionando. Analisar as estratégias existentes faz parte da auditoria interna também, pois é possível verificar se está sendo positivo os resultados.
O período da auditoria pode levar algumas semanas, a conclusão depende apenas do formato da auditoria e do tamanho da empresa que será avaliada. A finalização da auditoria interna é feita normalmente em reunião com os diretores com uma apresentação dos resultados e com sugestões de melhorias.
Controle a auditoria interna com um software de gestão
Através de um software de gestão da qualidade você conseguirá controlar a evolução da auditoria com mais eficiência. Com um módulo desenvolvido para esta finalidade você terá algumas facilidades como:
- Notificação automática por e-mail no agendamento das auditorias;
- Agendamento do compromisso de forma automática na agenda do colaborador;
- Possibilidade de gerar Não Conformidade e Plano de Risco a partir do requisito 'Não atendido';
- Relatórios geral por auditoria e planejamento das auditorias.
A auditoria interna é essencial para todas as organizações que almejam crescer e ter processos internos eficientes. Em um próximo artigo vamos falar da auditoria externa que é tão importante quanto, principalmente para quem deseja ter um bom posicionamento no mercado.