Contamos aqui neste artigo a história de alguns profissionais de Gestão da Qualidade que mostram que SGQ é tarefa para quem estuda, se empenha, se preocupa com processos, e busca sempre garantir que tudo saia como planejado. Você concorda?
Gestão da Qualidade só tem sua saúde garantida quando conta com o empenho de todos, inclusive da alta diretoria, mas CALMA AÍ!
Todo este empenho, análise de dados, auditorias e tantas outros processos só fazem sentido quando a empesa dispõe de um item especial, que é nada menos do que um Sistema de Gestão eficiente.
Ao invés de falarmos aqui sobre performance de sistemas, queremos que você analise histórias reais de pessoas que lidam dia a dia com os processos da ISO 9001.
METALÚRGICA SPILLERE
(Nova Veneza/SC)
A Metalúrgica Spillere está no mercado há mais de 73 anos e atende todo o Brasil, além de uma parte da América Latina. No ano de 2005 a empresa conquistou a certificação ISO 9001, porém para o controle do processo eles não utilizavam nenhum sistema de gestão, tudo era registrado em planilhas e em cartões impressos que eram preenchidos diariamente com os dados.
A dificuldade de controlar os dados e realizar análises fez com que a empresa procurasse por um sistema de Gestão da Qualidade, e assim chegaram ao DOO. “Com o DOO temos o controle total da empresa e mais praticidade, antes eu sabia o que acontecia, mas sem a segurança dos números. Com o sistema a tomada de decisão ficou mais fácil pois basta analisar os números e no caso de falhas também, já que o problema é identificado facilmente”, revelou João Paulo (Gerente de Qualidade).
E completou: “Outro grande benefício que tivemos foi quanto ao serviço de calibração, que a gestão era terceirizada, e hoje com o DOO não precisamos mais de uma empresa de fora, pois conseguimos fazer internamente de forma simples e prática, isso nos fez economizar tempo e dinheiro”.
DME Distribuição S.A
(Poços de Caldas/MG)
A DME Distribuição S.A realizava toda a parte de controle de qualidade através de planilhas, “Toda documentação era impressa e autorizada pela diretoria, sem contar que existem procedimentos bem extensos que exigiam a impressão de várias cópias. Com a utilização do sistema, a parte de documentação ficou muito melhor”, disse Paula Giacchetta, assessora de planejamento estratégico.
No início da implantação a equipe foi um pouco resistente na utilização de um sistema específico para a qualidade. “Tivemos um pouco de resistência da equipe e surgiram algumas dificuldades devido ao costume de utilizar a Intranet e planilhas para suporte do SGQ, hoje o DOO é utilizado 100% em registro de Não Conformidades, Plano de Ação e Indicadores”, revelou a assessora.
A organização utiliza o sistema desde novembro de 2017 e garante que o DOO foi muito importante para a transição da ISO versão 2008 para a versão 2015. Paula ressaltou: "Em junho a empresa passou pela transição, já com a documentação toda no sistema, passamos a migração sem nenhum problema de Não Conformidade. A ANEEL obriga a certificação da ISO para empresas de energia, o DOO se encaixou perfeitamente, foi um risco muito grande que corremos, pois não sabíamos se ia dar certo e foi uma agradável surpresa para a gente, tudo se encaixou, estamos bastante satisfeitos”.
E ainda completou, “O DOO está alinhado as necessidades da empresa. Todas as vezes que precisamos de suporte, auxílio técnico ou apenas tirar uma dúvida fomos bem atendidos pelo Evandro e pelo Alex, eles sempre atendem na hora, nunca precisamos esperar, isso nos deixa seguros”.
ANAGÊ IMÓVEIS
(Joinville/SC)
A Anagê Imóveis está no mercado a mais de 30 anos e atua no setor de imobiliária. Há um ano a empresa começou a movimentação em busca da certificação ISO. “Fomos em busca de um sistema para facilitar e formalizar os processos. Com certeza sem o DOO, nossa busca pela certificação seria mais difícil. O fato de implantarmos o sistema no início dos processos para a certificação nos ajudou a ganhar tempo para cuidar de outras áreas”, revela Claudia Balsanelli Dias, Analista da Qualidade.
Durante a conversa a analista destacou a facilidade de ter o controle geral de diferentes áreas em um uma mesma plataforma. “Consigo controlar a gestão das não conformidades e a gestão de pessoas, principalmente na parte de treinamentos, de forma detalhada e rápida, o que otimiza bastante o tempo na busca de informações”.
E finalizou a conversa falando do momento de contratação do sistema DOO e do pós-venda. “O atendimento comercial foi muito importante na hora de escolhermos um sistema, o Evandro tem bastante conhecimento na área e soube explicar todos os detalhes que precisávamos e que são de valia para a norma. O pós-venda é voltado para o cliente, isso nos deixa bastante satisfeitos, pois sempre que precisamos de suporte, o Alexsandre nos atende muito bem”.
PROLINCON
(Tubarão/SC)
A empresa Prolincon atua desde 1988 focada na área de limpeza e conservação. Nos anos 90 passou a prestar serviços também na área da construção civil e vigilância. Possui mais de 500 funcionários e cinco filiais que atendem de Garopaba a Passo de Torres.
Vanessa Martins Batista Miranda, Psicóloga, nos contou que com o crescimento da empresa, eles começaram a utilizar um sistema adquirido pela internet, mas não atendeu as expectativas. Em seguida foram em busca de um sistema que pudesse suprir as necessidades dos processos da empresa que cada vez crescia mais.
Depois de muita procura chegamos ao DOO que veio facilitar o dia a dia da empresa.
“Antes do DOO, os procedimentos exigidos pela ISO 9001 eram todos feitos de forma manual, após a implantação do DOO o processo teve o tempo reduzido satisfatoriamente”, completou a psicóloga.
Denominou-se como uma cliente muito exigente, já que comparada as outras empresas, a Prolincon é diferente por ter vários segmentos dentro de uma única gestão, o que administrativamente falando se torna complicado sem um sistema.
Elogiou bastante o atendimento do suporte e destacou que sempre é muito bem atendida. Vanessa finalizou o bate-papo pontuando algumas sugestões de melhorias para a evolução do sistema.