Hoje é o Dia Mundial da Qualidade. E com essa data, surge a possibilidade de expandir cada vez mais a cultura da qualidade em nossas organizações.
O Dia (ou Semana) Mundial da Qualidade é uma forma de conscientização sobre as melhores práticas referentes à gestão da qualidade nas empresas do mundo todo. Além de também ser o momento ideal para fortalecer a cultura organizacional e aumentar o engajamento dos colaboradores.
Geralmente, o tema de cada ano para esta comemoração é sugerido pelo CQI (Chartered Quality Institute), o maior e mais importante órgão mundial dos profissionais da qualidade. Este ano, o tema sugerido foi: “Consciência de qualidade: fazendo a coisa certa” e é sobre isso que iremos falar no artigo de hoje.
Caso queira se aprofundar um pouco mais sobre a história da criação do Dia Mundial da Qualidade e conhecer quais foram os temas anteriores escolhidos pelo CQI, dá uma olhada nesse artigo aqui que publicamos há algum tempo no blog. Agora, vamos ao tema?
Entendendo o que é “Consciência de Qualidade”
Para entender um pouco melhor essa história, vejamos a importância da Consciência nas palavras do próprio CQI:
“espera-se cada vez mais, que as organizações ampliem seu escopo de responsabilidade e que façam a coisa certa, não apenas para acionistas, clientes e funcionários, mas para o meio ambiente e a sociedade em geral. Essa exigência de que as empresas usem a consciência em suas tomadas de decisão em todos os níveis cria dilemas éticos mais difíceis” (site do CQI).
Podemos dizer então, que ter Consciência de Qualidade significa desempenhar um papel cada vez mais coerente e humanizado, independente do público-alvo.
Estamos vivenciando um momento onde não basta apenas agradar o cliente ou obter lucro, precisamos expandir o olhar para todo o meio envolvido (ou não) nos negócios da empresa. Isso quer dizer que fazemos parte do todo e somos responsáveis por cuidar e fazer a coisa certa sempre. O que, é claro, nos leva à segunda parte do tema:
Segunda parte: “Fazendo a coisa certa”
Mas o que seria, então, esse “Fazendo a coisa certa” que o CQI trouxe como tema? Veja que estamos falando em como fazer a coisa certa pensando em gestão da qualidade. Afinal, é o Dia Mundial da Qualidade!
Portanto, para que façamos a coisa certa, é importante analisar os processos da empresa do início ao fim, ou seja, realizar um bom mapeamento de cada processo existente na organização. Focando sempre na melhoria contínua como um todo e pensando em todas as partes interessadas.
Isso porque, através da análise detalhada de cada etapa do processo, é possível verificar possíveis pontos de melhorias ou falhas. E o mais importante, partir para a ação a fim de mitigar, minimizar ou excluir qualquer problema detectado.
Outra maneira bem legal de fazer a coisa certa é realizar auditorias internas. Da mesma forma que o mapeamento de processo, a auditoria irá verificar pontos de melhorias ou não conformidades e novamente a empresa terá a oportunidade de executar ações que atuem diretamente na causa. Melhorando assim as coisas certas.
Tudo isso irá impactar de forma positiva nas partes interessadas (clientes, fornecedores, colaboradores, acionistas, meio ambiente, comunidade, etc). Fazendo com que consigamos enxergar mais claramente o que é a coisa certa a ser feita!
Fazendo a coisa certa na tratativa de não conformidades!
Falamos há pouco que uma outra maneira bem legal de fazer a coisa certa é passar pelo processo de auditoria interna. Isso porque quando a empresa se submete a mostrar processos e/ou atividades à uma equipe de auditores, ocorre que no final será emitido um relatório com o resultado da auditoria. Neste, serão elencadas as não conformidades e também as oportunidades de melhorias.
As não conformidades são uma excelente porta de entrada para fazer a coisa certa pois elas terão que ser tratadas a fim de tornar os processos cada vez mais alinhados com as expectativas da empresa. Isso impactará diretamente na entrega do produto ou serviço ofertado, trazendo resultados promissores para todas as partes interessadas.
Para ajudar nisso, a Doo possui uma ferramenta para tratativa de não conformidades auxiliando a gestão de qualidade das empresas. Para conhecer, acesse nosso site e agende uma demonstração. Venha com a gente fazer a coisa certa!
Qualidade + Ação = “Todo Mundo Ganha”
O tema para a semana da qualidade de 2022 não podia ser mais interessante. Quando falamos em consciência de qualidade e em fazer a coisa certa, nos abrimos para uma infinidade de ideias e linhas de pensamentos que extrapolam a gestão de qualidade.
Estamos tratando de um tema completamente globalizado que vai de encontro aos dias atuais, aos quais não queremos mais olhar apenas para uma direção, mas sim estar antenados a tudo que acontece ao nosso redor.
Não basta entregarmos um excelente produto ou serviço se, para isso, for necessário comprometer o meio ambiente, por exemplo. Assim, o foco agora é cuidar do todo e para isso precisamos buscar integração e conhecimento para agregarmos boas entregas (para os clientes), bons resultados (para as empresas) e boas ações (para o meio ambiente e comunidade). A partir de agora (como sempre deveria ter sido), o importante é encontrar um meio de fazer a coisa certa melhorando a vida das pessoas e a lucratividade da empresa!