A Semana Mundial da Qualidade está chegando e com ela a oportunidade única e estratégica para reforçar a importância da qualidade na sua empresa! Afinal, é raro termos uma data em que a qualidade está tão em alta e com foco único na cabeça das pessoas.
Muitas vezes, as pessoas não param para pensar no quanto o setor ou o trabalho delas contribui diretamente para a conformidade dos produtos e serviços e, ainda mais importante, para a satisfação do cliente. Isso pode ser muito maléfico para os processos e criar uma cultura departamentalizada e individualista.
A função deste evento é justamente essa: garantir que seu time entenda corretamente que o SGQ é responsabilidade de todos e como cada um pode fazer a diferença na qualidade!
Por isso, no artigo de hoje, vamos trazer algumas dicas e orientações de dinâmicas que podem ser realizadas na sua Semana Mundial da Qualidade. Assim, você pode agir para engajar as pessoas e comemorar essa data única e especial! Vamos lá?
Atividades comuns para executar no seu evento
Nós separamos alguns exemplos de dinâmicas bem interessantes, porém, antes, vale frisar que há algumas atividades bastante comuns e que muitas empresas realizam anualmente. Elas podem te ajudar a melhorar seu evento e criar ainda mais engajamento por aí.
Como exemplos de ações, podemos citar:
Palestras: podem ser feitas por profissionais internos ou externos e uma dica de tema é focar nos problemas que a qualidade enfrenta na empresa;
Workshops: muito úteis para treinar a equipe e capacitar as pessoas em processos, rotinas e atividades do dia a dia;
Programa de melhoria: concurso com idéias e insights de melhorias que podem ser aplicados nos processos, produtos ou serviços;
Mural do feedback: um painel com feedbacks internos ou externos a respeito da empresa e suas entregas. Também pode ser algo voltado para a valorização dos colaboradores, com feedbacks positivos sobre eles;
Quiz da qualidade: um jogo de perguntas e respostas sobre a qualidade e conceitos importantes para as empresas;
Depoimento de clientes: vale a pena dar destaque para os clientes, trazendo-os para falar na empresa ou coletando depoimentos dessas partes interessadas.
Dinâmicas para entender a importância da qualidade
Além das atividades acima descritas, podemos criar dinâmicas um pouco mais elaboradas e que ajudem nossos colaboradores a entender como a qualidade impacta a vida das pessoas. Para isso, separamos algumas sugestões para você, vejamos:
Dinâmica sobre a importância do cliente
Nossa primeira sugestão é focar na parte interessada mais importante de todo negócio: o cliente! Aqui, o objetivo maior é demonstrar que o cliente é o centro de nossas empresas e como o trabalho de cada colaborador impacta a experiência dele.
Para isso, podemos recorrer à dinâmica da simulação de compra. Nela, colocamos nosso colaborador na pele do cliente. Assim, ele deverá fazer a compra de um produto e recebê-lo. A partir disso, coletamos as experiências de compra e do processo pelo ponto de vista do colaborador.
Após a dinâmica, podemos fazer uma discussão sobre como melhorar os pontos fracos do processo e otimizar os pontos fortes!
Dinâmica sobre engajamento e trabalho em equipe.
Outro grande desafio é fazer com que as pessoas colaborem umas com as outras e entendam que a qualidade é construída coletivamente. Para isso, vale usar a Semana da Qualidade para reforçar e promover mais colaboração entre os setores.
Aqui, nossa sugestão é criar um quebra-cabeças do engajamento. Essa dinâmica vai precisar de um pouco mais de preparação e precisará contar com a criação de design de uma imagem que represente a empresa e seus processos, bem como seu cliente.
Depois, dividimos esse quebra-cabeça em 4 partes e fornecemos cada parte para uma equipe montar. Aqui, podemos também focar em representar um projeto, processo, produto ou serviço em específico. Use sua criatividade e pense em como usar essa imagem final estrategicamente.
O importante é que, ao final da dinâmica, a peça só fica completa quando todos os times colaboram para unir suas partes. Isso ajuda a criar um senso coletivo e pode ser usado em uma discussão mais aprofundada depois da montagem.
Dinâmicas de discussão e debate de ideias
Outra opção bastante simples e eficaz é promover mais discussão entre as pessoas e sobre questões importantes da empresa. No dia a dia, muitas vezes, as pessoas não têm tempo para conversar e pensar mais a fundo nos processos da empresa, focando apenas na execução diária. Assim, promover momentos de conversa pode ser muito interessante.
Aqui, vale recorrer às tradicionais Mesas Redondas, aos Círculos de Controle da Qualidade (CCQ), debates, rodas de conversa ou reuniões de todo tipo. É importante ter um mediador auxiliando as pessoas e mantendo o foco da conversa, mas o essencial é colocar assuntos importantes em pauta e ouvir as pessoas de forma igualitária.
Deste tipo de dinâmica podem surgir diversos tipos de insights, bem como melhorias e inovações. Assim, é importante registrar as saídas dessas reuniões e, talvez, criar planos de ações para aproveitá-las posteriormente.
Dinâmica sobre valorização dos colaboradores
Outro fator que pode passar batido no dia a dia dos processos é a valorização de boas práticas e contribuições dos colaboradores ao SGQ. Assim, também é importante focar nisso na Semana Mundial da Qualidade.
Neste momento, a Dinâmica do Caixote pode ser a mais simples, fácil e eficaz que você pode realizar. Primeiro, reúna as pessoas em um local amplo e confortável, depois posicione um caixote, banco ou cadeira em um local de fácil visualização.
Feito isso, convide um colaborador que executou algo importante para a empresa e peça para ele subir neste “palco” improvisado. Aí é só descrever o que ele fez e dar os parabéns, pedir aplausos e, talvez, dar um brinde ou prêmio. Depois faça isso com outro colaborador e repita a mesma ação quantas vezes for necessário.
Essa ação simples valoriza as atividades executadas, demonstra sua importância e motiva as pessoas a também trabalharem em prol da qualidade. Aqui, podem ser ações que tiveram impacto positivo em qualquer área da empresa.
Temas importantes para ressaltar na Semana Mundial da Qualidade
Também vale dizer que você pode adaptar essas dinâmicas focando em temas importantes para sua empresa. Há uma grande gama de subtemas que podem ser abordados e que podem maximizar os resultados da sua empresa, engajando as pessoas nas maiores necessidades dela.
Apenas como título de exemplo, podemos realizar ações que ajudam a entender:
- A importância do cliente;
- A importância do SGQ na organização;
- A importância do engajamento de todos;
- A importância do trabalho de todos;
- A importância de tratar as não conformidades;
- A importância de monitorar e tratar os riscos;
- A importância de adquirir novas competências;
- E diversos outros temas sensíveis ao negócio.
Não perca a chance de engajar seus colaboradores
Independentemente de quais dinâmicas ou ações você escolha executar, o importante é não deixar essa data passar batido! Seja executando ações em grupo, fornecendo materiais ou enfeitando a empresa, a Semana Mundial da Qualidade é um momento único e especial para sua empresa e colaboradores.
Dinâmicas e ações desse tipo ajudam a criar engajamento ao promover a participação ativa dos colaboradores, reforçando a importância do cliente e do Sistema de Gestão da Qualidade como um todo. Elas estimulam o trabalho em equipe, valorizam contribuições individuais e criam um ambiente de colaboração, reflexão e inovação, algo essencial para fortalecer a cultura de qualidade na empresa. Além de trazer mais resultados a curto, médio e longo prazo.
Portanto, como mensagem final, apenas não perca a oportunidade de engajar seus colaboradores na Semana Mundial da Qualidade. Pequenas ações podem gerar grandes resultados para a cultura de qualidade da sua empresa! E, é claro, continue acompanhando nosso blog para mais dicas sobre como elevar os padrões de qualidade e envolver ainda mais o seu time! sem perder tempo com a nova extensão do CRM Useall.