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Gestão

22 de Março de 2022

Dificuldades na implantação do planejamento estratégico

O planejamento de uma empresa começa a partir do momento em que se define qual problema deverá ser resolvido e quais produtos e/ou serviços serão ofertados. No entanto, apenas isso não é suficiente para conseguir manter a organização de forma sustentável.]

Para que a empresa continue evoluindo e prosperando, será preciso determinar quais serão os objetivos da empresa, quem fará parte do processo e também os prazos para que os objetivos sejam alcançados.

Falando de forma superficial, poderíamos definir o planejamento estratégico como um momento para reavaliar os resultados alcançados. Isso, é claro, até o momento de revisar os próximos passos na busca de novos objetivos (ou daqueles que ainda não foram alcançados).
 

O que é preciso para um bom planejamento?


Um dos principais pilares a serem trabalhados no planejamento estratégico são os objetivos estratégicos. Estes objetivos serão trabalhados em um determinado período. Sendo assim, é importante que esse período seja estabelecido, podendo ser de: a curto, médio ou longo prazo.

Com o período estipulado, serão definidos os meios para alcançar os objetivos. Esses meios podem ser projetos ou processos, como por exemplo, um projeto para o lançamento de um novo produto ou então a redefinição de um processo crítico para a organização.

Após definir os objetivos, ou realizar a revisão deles, é imprescindível que eles sejam monitorados, para que seja possível realizar uma avaliação de desempenho desse objetivo. É comum utilizar indicadores para isso, que são chamados de indicadores estratégicos. Esses indicadores conseguem, e devem ser capazes de demonstrar o desempenho do objetivo e apontar a situação atual em relação à meta definida.
 

Principais dificuldades durante o planejamento estratégico


Durante o planejamento estratégico uma dificuldade comum encontrada é a ausência de engajamento dos gestores no planejamento. Para que isso não aconteça, a empresa deve demonstrar a importância de se realizar um planejamento estratégico.

Sendo assim, precisa estar claro para todos que uma organização que não sabe para onde caminhar, na verdade, pode se perder durante o caminho. E isso, é claro, pode acarretar em grandes prejuízos.

Garantir que todos os pontos necessários sejam abordados durante o planejamento estratégico e, mais que isso, que não sejam abordados de forma superficial, é também um grande desafio. Como um meio de garantir que o planejamento aconteça de forma suficiente, a empresa pode utilizar ferramentas de apoio, como a SWOT, BSC e outras que sirvam para o contexto da empresa.

Outra dificuldade encontrada é definir os indicadores estratégicos. Às vezes, isso ocorre por falta de conhecimento da equipe ou até mesmo por não saber exatamente o que medir. Definir indicadores que não demonstrem as informações necessárias pode fazer com que todo o valor do planejamento estratégico seja perdido. Uma vez que, se a organização estiver medindo errado, provavelmente seus esforços também estarão sendo alocados de forma errada.

Para contornar essa dificuldade, a empresa deve investir em qualificação do pessoal para essa tarefa. E também garantir que os objetivos estratégicos estejam bem claros e que não sejam muito abrangentes. Objetivos muito abrangentes, além de causar confusão ao definir os indicadores, também podem gerar planos de ação ineficientes.
 

Alguns erros que devemos (tentar) evitar


Durante o planejamento estratégico, alguns erros podem acontecer, como por exemplo, definir indicadores superficiais, ou que não consigam demonstrar os resultados esperados. Esse erro pode surgir da dificuldade mencionada anteriormente.

Outro erro comum é não levar a discussão para todos os colaboradores. No momento do planejamento estratégico, os gestores são os maiores interessados, uma vez que, gestores tomam decisões de gestão, logo, as definições estratégicas são o ponto de partida do seu trabalho. E eles, geralmente, são envolvidos.

Entretanto, é comum que os trabalhadores táticos e operacionais não sejam envolvidos, o que pode afetar no engajamento para a realização do trabalho em prol das metas definidas. Uma forma de contornar esse erro é envolver os colaboradores em discussões “menores”, antes do planejamento estratégico, levando a discussão de forma mais direcionada ao que eles possam contribuir.

Dessa forma, os colaboradores conseguirão entender quais os objetivos da empresa e se sentirão parte deles, contribuindo muito mais na execução dos processos e projetos em busca dos melhores resultados.
 

Executando o que foi planejado


O maior desafio que surge após o planejamento estratégico é conseguir manter os esforços voltados para o que foi estabelecido. Os objetivos estratégicos que foram definidos deverão orientar o trabalho da organização, direcionando os indicadores, planos de ação, processos e projetos.

Como apoio na execução do planejado, a organização poderá utilizar recursos, como softwares, gestão a vista, e outros meios. Tudo isso para manter a atenção dos colaboradores ao que foi planejado.

A organização poderá utilizar os sistemas para acompanhar os resultados e registrar, de forma centralizada, os aprendizados ao longo dos meses. Além de poder registrar os planos de ação que serão realizados para alcançar as metas definidas.

Dessa forma, os gestores serão capazes de avaliar, de forma efetiva, os resultados obtidos, e também analisar o que precisa ser feito para que os resultados sejam alcançados. Isso tudo acaba direcionando, assim, os trabalhos dos colaboradores de forma eficaz.

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Fale conosco, ficaremos felizes em poder contribuir com sua organização!