No artigo de hoje, vamos falar sobre a ISO 9001, o principal padrão mundial para sistemas de gestão da qualidade (SGQs).
Se sua empresa tem sofrido com reclamações de clientes, retrabalho, desperdício e dificuldades para organizar os processos, essa norma pode ajudar na solução. Bem como um grande impulso a mais produtividade e geração de lucros.
Até o final deste artigo, esperamos que você tire suas dúvidas a respeito da ISO 9001 e entenda que implementá-la na sua empresa é um caminho viável para a excelência! Vamos lá?
O que é a ISO 9001?
Como já dito, a ISO 9001 é uma norma internacional que visa auxiliar na padronização de sistemas de gestão da qualidade. Ela foi criada pela organização de nome homônimo, a ISO (International Standardization Organization).
A norma surgiu diante da necessidade de melhorar as empresas e profissionalizar sua gestão. Assim, seu principal objetivo é o aumento da satisfação do cliente. Para isso, ela foca em estabelecer, implementar, manter e melhorar um sistema de gestão da qualidade dentro das organizações.
Sua primeira versão foi lançada em 1987 e a norma passa por revisões periódicas para garantir que continua relevante, bem como que está apta aos desafios do mercado contemporâneo.
Atualmente, a norma está na sua versão 2015 (ISO 9001:2015), já tendo sido revisada em 2000 e 2008. Especula-se que será revisada em breve, porém não se esperam grandes alterações.
Princípios da ISO 9001:2015
Existem alguns princípios que regem a aplicação e manutenção da ISO 9001:2015 nas empresas. Esses princípios, como um todo, são os próprios princípios da qualidade e estão presentes no item 0.2 da atual versão da norma.
Vejamos um pouco melhor cada um dos 7 princípios da qualidade, presentes na ISO 9001:
- Foco no cliente: as empresas precisam focar nas necessidades e expectativas de seus clientes, entregando o que foi acordado (conformidade) e superando suas expectativas;
- Liderança: segundo esse princípio, as lideranças da empresa precisam estabelecer critérios claros, criando um ambiente favorável a conformidade e atendimento ao cliente;
- Engajamento das pessoas: todas as pessoas a serviço da organização precisam estar engajadas, sendo capacitadas e motivadas a buscar os objetivos da qualidade e, assim, da própria organização;
- Abordagem de processo: toda a gestão empresarial deve ser baseada na abordagem de processos, um conceito que prega a inter relação das atividades na cadeia de valor;
- Melhoria: a ISO 9001 visa estabelecer um sistema que coleta informações e age sobre os problemas ou vulnerabilidades de forma constante. Dessa forma, espera-se que a empresa melhore continuamente seus processos e resultados;
- Tomada de decisão baseada em evidência: segundo esse princípio, todas as decisões devem ser tomadas com base nos fatos e dados coletados. Isso visa garantir análises mais objetivas, bem como ações mais eficientes e eficazes;
- Gestão de relacionamento: segundo a ISO 9001, uma organização deve gerenciar seus relacionamentos com todas as partes interessadas relevantes, estabelecendo parcerias e colaborações para benefício mútuo.
Principais benefícios da ISO 9001 nas empresas
É impossível listar todos os benefícios da ISO 9001 para uma empresa, pois ela trata da implementação de um sistema orgânico e autocentrado na melhoria e compreensão contínua da empresa.
Entretanto, há três fatores que certamente se destacam e podem ser vistos em todas as empresas que implementaram a norma. São eles:
Otimização dos processos
Por voltar-se para os processos internos da empresa, a ISO 9001 proporciona chances incríveis de otimização dos processos, reduzindo retrabalho, desperdícios e falhas.
O sistema de gestão da qualidade, por si só, visa criar dispositivos de análise e melhoria constantes. Isso faz com que a empresa encontre pontos de vulnerabilidade e trabalhe neles.
A própria gestão de riscos, fator ainda mais forte na versão 2015 da norma, é um grande dispositivo de predição de possíveis falhas. Isso garante melhores resultados e menos erros.
Engajamento das pessoas
Você certamente já se deparou com empresas onde os processos e rotinas são mal organizados. As pessoas não sabem direito o que fazer e, por isso, vivem em constantes conflitos, retrabalhando processos e perdendo tempo. Isso faz com que os colaboradores “não vistam a camisa da empresa”.
Estes problemas são atacados pela ISO 9001, que também tem como objetivo trazer mais clareza para os colaboradores. Isso garante menores índices de erros, o que ajuda a motivar as pessoas e tornar o trabalho mais simples e objetivo.
Aumento da satisfação do cliente
Este é, sem dúvidas, o benefício mais importante da ISO 9001. Com as rotinas cada vez mais apertadas e complexas, muitas vezes, nos esquecemos de que tudo é feito para um cliente final.
A 9001 adiciona aos processos o fator chave para o sucesso: o cliente! Toda a norma é concebida para garantir que as necessidades e expectativas do cliente sejam supridas, o que eleva os níveis de satisfação e garante maior aceitação frente ao mercado.
O cliente é a parte que traz recursos para a empresa, assim, tendo clientes, a empresa tem possibilidade de ampliar suas operações, remunerar melhor seus colaboradores, investir em novos processos e crescer.
Importância da 9001 para as organizações brasileiras!
A ISO 9001 desempenha um papel fundamental para as organizações brasileiras contemporâneas. Sua implementação traz diversos benefícios e oportunidades para melhorar a gestão da qualidade e apoiar o sucesso de qualquer negócio.
Ao adotar a ISO 9001, sua empresa estará comprometida com a busca pela excelência, garantindo a satisfação do cliente e aprimorando continuamente os processos. Isso resulta em maior eficiência operacional, redução de retrabalho e desperdícios, além de uma cultura organizacional mais engajada e motivada, com pessoas mais felizes e focadas em seu trabalho.
Implementar a ISO 9001 não significa apenas implementar um SGQ. Com ela, sua empresa contará com as melhores práticas do mundo, reconhecidas globalmente e pensadas pelos maiores especialistas do planeta! Isso não só traz mais vantagens competitivas no mercado atual, como garante maior sustentabilidade.
Dessa forma, se sua empresa busca alcançar excelência, otimizar processos, engajar colaboradores e conquistar a satisfação do cliente, a ISO 9001 é a solução ideal!
Quanto mais você demorar para adotar essa norma, mais demorará para colher os frutos de uma gestão de qualidade eficaz. Com a ISO 9001, sua empresa estará preparada para enfrentar os desafios do mercado e se destacar como referência (seja em qual segmento for).
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