Como fazer sua empresa respirar qualidade através das Não Conformidades a partir de agora?
Qualidade e Satisfação andam juntas quando falamos em Controle de Não Conformidades de algum produto ou serviço, logo, empresas que fortificam suas análises de não conformidades acabam tendo o sucesso como resultado, neste artigo você vai entender como isso acontece.
Incorporar essa prática de análise de não conformidades em todas as falhas vai criar na sua empresa uma cultura de preocupação e comprometimento com a excelência, e é isso que leva as pessoas a respirarem qualidade o tempo todo.
AQUELE MOMENTO EM QUE O CLIENTE SE TORNA O NORTE DO SEU NEGÓCIO
Qualquer empresa que queira se destacar no mercado deve entender seu público-alvo, o que eles buscam quando falam em qualidade e o que esperam dos recursos para a solução dos seus problemas. Manter um serviço ou produto de qualidade não é visto pelos clientes como vantagem, e sim, como o mínimo necessário.
Na gestão empresarial, a função de controlar as Não Conformidades é fundamental para assegurar que processos com falhas sejam tratados minuciosamente. Sempre que for encontrada uma falha em qualquer processo, ela deve ser apontada como Não conforme, ou seja, a partir dessa marcação você deverá agir para identificar o início da Não Conformidade e tentar solucioná-la.
Tratar e controlar as Não Conformidades é um dos objetivos básicos da Norma ISO 9001, com um software para gestão da qualidade você consegue ter esse controle de uma forma bem mais fácil e prática.
QUANDO DEVO E QUANDO NÃO DEVO ABRIR UMA NÃO-CONFORMIDADE?
Nos casos em que você conseguir aplicar a ação de correção, criando vínculo entre os registros (Reclamação X Ação de correção), compreendemos que não se faz necessário abrir uma não-conformidade. Do contrário, independente do nome dado para a reclamação do cliente, é uma boa prática você tomar as ações para evitar a reincidência e corrigir tudo o que for possível no processo.
RECLAMAÇÃO DE CLIENTE É UMA NÃO-CONFORMIDADE?
É preciso levar em conta nesta situação se a empresa dispõe de ferramentas efetivas para analisar as reclamações e através disso verificar se há recursos disponíveis e se será possível definir o tratamento do caso. Aqui neste e-Book você confere a melhor maneira de tratar as reclamações de clientes e transformá-las em oportunidades para a empresa.
Explorar uma não conformidade dando a ela a devida atenção é a forma mais eficiente para assegurar a qualidade de algo. Diante disso deixamos a seguinte questão: Reclamações de Clientes devem ou não serem sempre consideradas como Não-conformidades? A resposta está neste artigo que vai mostrar pra você uma realidade alarmante sobre a opinião do seu cliente em relação a qualidade do seu negócio.
CONTROLE AS NÃO CONFORMIDADES COM UM SOFTWARE
Controlar as não conformidades por meio de um software de gestão da qualidade é o melhor caminho para gerar na sua empresa um compromisso constante das pessoas em relação aos problemas e suas resoluções. Sistematizando os processos, você vai conseguir padronizar o tratamento de cada caso de modo isolado, levando as pessoas a “respirar qualidade” dentro da empresa.
Você está pensando em contratar um software para uma gestão das Não Conformidadesmais eficiente? Alguns elementos são essenciais para que você obtenha um bom desempenho através de um sistema.
Um software específico para gestão da qualidade vai dispor de várias funcionalidadesque irão ajudar a controlar as Não Conformidades:
• Possibilidade de abertura da Não Conformidade por ‘Tipo’, conforme definição do usuário;
• Possibilidade de notificar os usuários interessados na abertura de uma Não Conformidade;
• Vínculo da ação corretiva com a Não Conformidade;
• Possibilidade de anexar as evidências em qualquer etapa;
• Possibilidade de notificação automática por e-mail ao fornecedor/cliente na abertura de uma Não Conformidade;
• Dispõe de métodos como Ishikawa e 5 porquês para análises de causa;
• Visualização facilitada para consulta de todo fluxo da Não Conformidade.
O gerenciamento de Não Conformidade através do sistema permite que você controle o processo completo.
RUMO A EXCELÊNCIA!
Leve sua empresa a um patamar de excelência, lembrando-se sempre de que a opinião do seu público alvo, seja ela por reclamação, sugestão ou elogio, é decisiva para refletir o sucesso do seu negócio. Seu cliente sempre será o maior mentor das suas conquistas.
14 de Maio de 2018Tags:
não conformidadeCategorias
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