Facebook

Home office: saiba como manter a produtividade no trabalho remoto

Segundo a pesquisa realizada por André L. Miceli, coordenador do MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais da Fundação Getúlio Vargas, o home office deve crescer 30% no Brasil após a pandemia.

Esse crescimento está relacionado as atuais medidas de segurança que tem obrigado milhões de brasileiros a ficarem em casa e recorrerem ao trabalho remoto.

Até então, esse método de trabalho têm se mostrado efetivo e um forte aliado para as empresas continuarem desempenhando suas atividades. Porém, para alguns líderes, realizar a gestão da equipe a distância e manter a produtividade no home office ainda é um desafio.

Sua empresa passa por essas mesmas dificuldades?

Veja, neste post, porque o home office é um método de trabalho em ascensão e como fazer a gestão da equipe a distância. Veja ainda 6 dicas home office que vão ajudar a manter a produtividade.

Boa leitura!

Home office: método de trabalho em ascensão




Desde que a pandemia começou muitos empresários estão adotando o home office para estimular o bem-estar e segurança dos colaboradores.

E, para aumentar o engajamento da equipe e manter a produtividade no home office, muitos líderes já estão testando indicadores para avaliar a qualidade e o desempenho no trabalho. E também investindo em ferramentas mais modernas de gestão.

Como ainda não existe previsão para a situação da pandemia se estabilizar, o home office se torna uma forte tendência para os próximos meses. E se até então era adotado apenas por alguns profissionais, agora está se tornando um método de trabalho em ascensão.   

Como fazer a gestão da equipe a distância



Quando falamos no trabalho remoto, fica difícil imaginar um meio de gerenciar a equipe a distância. Afinal, cada colaborador está em um local diferente, desempenhando suas tarefas fora do alcance e visibilidade do gestor.

Porém a tecnologia tem nos mostrado que é possível sim fazer o gerenciamento longe de um escritório. E que agora, além de manter o contato com todos os membros da equipe, o gestor pode preservar a produtividade dos liderados em casa.

Claro que não existe fórmula mágica para fazer a gestão a distância dar certo. Isso porque cada empresa possui particularidades e formas distintas de trabalho.

Entretanto existem algumas ações que, se bem executadas, podem ajudar o gestor a manter o engajamento da equipe e a produtividade.

Veja abaixo, que práticas são essas:

Planejamento para o home office


O home office é diferente de tudo que as pessoas estão acostumadas. Se na empresa existe o líder para monitorar o desempenho das atividades, no trabalho remoto essa responsabilidade é exclusivamente do funcionário.

Ou seja, é ele quem precisa certificar que o trabalho será realizado corretamente e entregue no tempo previsto.

Assim sendo, a primeira coisa a fazer é reformular o planejamento estratégico e adaptá-lo à nova rotina do trabalhador. Estabelecer metas, explicar quais são as prioridades e prazos de entrega, enfim. Tudo que for importante para a equipe ter mais confiança ao realizar as atividades.

Rotina de trabalho para a equipe


Outra ação importante que pode ajudar no engajamento da equipe é criar uma rotina de trabalho. Definir quais serão os horários para início e término das tarefas, também os intervalos para pausas e almoço.

Para não perder contato com seus liderados, o gestor pode estabelecer um horário fixo para fazer videochamadas por exemplo. Ou, se preferir, agendar conversas particulares pelo Skype para esclarecer as principais dúvidas.

Indicadores de desempenho


Uma forma de avaliar a produtividade da equipe a distância e aumentar o engajamento é por meio dos indicadores de desempenho.

Os indicadores de desempenho são métricas que ajudam o gestor a analisar o progresso de cada trabalhador, e identificar quais ajustes são necessários para melhorar o desempenho do funcionário.

Ao analisar as métricas, o gestor pode avaliar se os integrantes estão com alguma dificuldade e manter o diálogo mais aberto para ajudá-los. 

Comunicação é importante



A comunicação precisa ser uma prioridade dentro da empresa, principalmente quando os colaboradores estiverem trabalhando home office.

O diálogo é ponto-chave para manter o bom relacionamento entre o time bem como garantir o sucesso das tarefas. Na hora que for se comunicar com algum integrante, é preciso certificar que as instruções estão sendo repassadas de forma objetiva. Assim, evitando confusão e retrabalhos.

6 dicas home office para manter a produtividade


Agora que você já sabe como aumentar o engajamento da equipe e fazer a gestão a distância, que tal conferir algumas dicas home office para manter a produtividade? Elas são úteis tanto para você, o líder da equipe, como também para os seus liderados.

#1. Tenha intervalos

Estabelecer pausas durante o expediente de trabalho é importante para manter o funcionário motivado e a produtividade. Já é comprovado que longos períodos fazendo a mesma atividade deixam o cérebro fatigado, atrasando assim uma tarefa que poderia ser finalizada em menor tempo.
 
Não sabe como começar? Sugira pausas de 15 minutos a cada 52 minutos de trabalho.

#2. Desconecte-se


Hoje em dia manter o foco no trabalho está cada vez mais difícil porque existem redes sociais, vídeos e sites de notícia que podem roubar a atenção.
Já pensou em colocar o smartphone no silencioso enquanto estiver trabalhando em um projeto? Pode não parecer, mas essa pequena ação pode ajudar (e muito) na produtividade.

#3. Organize o ambiente de trabalho


Outra dica interessante para manter a produtividade é organizar o ambiente de trabalho. Sala, quarto, escritório, enfim… Locais sujos ou que estão pouco organizados oferecem muitas distrações que podem atrapalhar o desempenho.

#4. Movimente-se


Não fique sentado por muitas horas seguidas. Movimentar o corpo é uma tática que ajuda a melhorar a concentração e manter a mente mais ativa. Longos períodos sentados na mesma posição pode prejudicar as costas e resultar em dores de cabeça e cansaço. Por isso, movimente-se!

#5. Aproveite a luz do dia


O uso prolongado de lâmpadas LED pode prejudicar e até danificar a retina. Colocar uma mesa próxima a uma janela, com a incidência de luz solar, é uma dica interessante para renovar as energias e impedir que os olhos fiquem cansados.

 #6. Vista-se bem 


Não é porque o trabalho é remoto que você precisa ficar de pijama o dia inteiro, concorda?

Reuniões com outros integrantes podem acontecer a qualquer momento e é importante estar bem apresentado para não causar transtornos.

Não estamos dizendo para você ficar de terno e gravata ou usar roupa social o dia inteiro, ok? Mas estar vestido adequadamente para manter a atenção e o foco voltado para o profissional. 
 
Gostou das dicas home office? Já sabe como manter a produtividade e gerenciar a equipe a distância?

Se gostou do tema, compartilhe ou continue lendo o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades!

08 de Junho de 2020

Tags:

home office trabalho remoto produtividade