Facebook

Liderança positiva: o papel do gestor em momentos de crise

Às vezes o desespero leva as pessoas a agirem no impulso e cometerem ações impensadas por conta do medo e da insegurança. Dentro das empresas, o papel do gestor é garantir o sucesso das atividades e alcançar resultados positivos por meio do direcionamento das ações e planejamento.

No entanto, para que consiga levar a empresa até o topo — pelo caminho certo —, ele precisa estar ciente de todas suas ações e manter a calma, mesmo diante dos imprevistos.

A liderança positiva é quando o líder consegue pensar de forma fria e racional, todo o tempo, e assim busca soluções rápidas e mais eficazes a fim de superar os obstáculos.

Mas, o que acontece quando esse profissional não consegue manter a calma ou perde o controle em momentos de dificuldade?

Bem, ele fica sem consciência da suas próprias ações, não consegue direcionar o planejamento e, em alguns casos, fica sem criatividade para administrar os negócios para longe do caos.

Ou seja, sem perceber, pode condenar a empresa e toda a equipe ao fracasso. Você não quer que isso aconteça dentro da sua empresa, não é?

Nesse caso, continue lendo o post para entender melhor qual é a importância da liderança e do direcionamento estratégico em momentos de crise.

Boa leitura! 

Liderança positiva faz, SIM, a diferença



As empresa que possuem um direcionamento estratégico mais estruturado conseguem assegurar maior flexibilidade diante dos imprevistos.

Isso porque seus líderes estão mais aptos para tomar decisões assertivas e mais bem preparados para definir as estratégias que levarão a empresa para longe do caos.

Quando estão de cabeça fria e possuem o mindset positivo, eles conseguem manter a boa conduta diante dos fatos. Ou seja, são capazes de avaliar com clareza tudo o que está acontecendo ao redor e, com base nessa análise, estudar o que precisa ser feito para solucionar os problemas.

Não só isso, conseguem manter a comunicação mais objetiva e clara, e formular ações inteligentes mais rápido com todos os seus liderados.

Líder: a base sólida de uma empresa


O líder é a pessoa responsável por direcionar a empresa e toda a equipe para o sucesso. Ou seja, ele precisa ser a certeza em meio aos imprevistos.

Quando não possui segurança sobre si mesmo e suas ações, ou não age de acordo com os princípios da empresa, ele se torna alguém vulnerável e suscetível a erros. Isto é, o motivo de medo e dúvida na vida do colaborador.

Isso não pode acontecer, concorda?

Para que a empresa consiga solucionar todas as adversidades e superar a crise de cabeça erguida, é necessário que ela tenha uma estrutura organizacional extremamente forte e uma liderança exemplar.

E o líder deve ser a base sólida que vai direcionar a equipe e empresa para o sucesso.

Necessidade de mudança no cenário empresarial  

 

Mudanças serão inevitáveis no cenário empresarial. As empresas que quiserem continuar ativas e competitivas no mercado precisarão passar por uma repaginada do contrário serão substituídas por organizações mais fortes. 

Terão de buscar formas de se adaptarem frente aos novos desafios, correrem atrás de novas oportunidades, oferecerem qualidade e recorrerem a ferramentas tecnológicas para auxiliar nas tarefas e na tomada de decisão.

O home office, por exemplo, já é uma realidade e faz parte dessas mudanças. Cada vez mais empresas estão apostando na ideia e a tendência é que esse método de trabalho esteja mais presente no dia a dia das organizações.

A influência da tecnologia será mais forte nas empresas, seja para realizar o controle, facilitar a comunicação entre os trabalhadores ou fazer a gestão de processos.

Assim como as pessoas estão mudando para se adaptarem a situação da pandemia — com o uso de máscara, isolamento social e trabalho home office —, as empresas também precisam abraçar a mudança e inovação para se adaptarem a esse novo mundo.

E caberá ao gestor direcioná-los a mudança.

Dias melhores virão


Infelizmente ainda não existe uma previsão de quando tudo isso vai acabar. No entanto, sabemos que dias melhores estão por vir e que precisamos nos manter firmes para superar os obstáculos.

Cada cidadão deve fazer a sua parte para combater o coronavírus e ajudar a comunidade. Da mesma forma, os líderes precisam manter uma liderança positiva para solucionar os problemas e direcionar corretamente todos os seus liderados.

Como diz o velho ditado: “Tudo passa!” E, quando tudo isso passar, o que importa é estarmos aqui, mais firmes e mais fortes do que nunca!
 
Gostou do tema? Continue lendo o nosso blog para se manter por dentro de todas as novidades!

01 de Junho de 2020

Tags:

lideranca gestão de qualidade sistema para gestão de qualidade