O artigo desta semana ajudará você na execução do planejamento além de ser uma boa alternativa para complementar as ações que já estão em andamento. Mas afinal, você sabe o que é e como aplicar essa ferramenta? Continue a leitura e saiba mais!
O QUE SIGNIFICA SWOT?
A matriz SWOT (ou matriz F.O.F.A.) vem das iniciais de Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), e é uma ferramenta que ajuda no planejamento estratégico de diferentes áreas de uma organização.
Essa ferramenta foi criada por Kenneth Andrews e Roland Christensen, professores da Harvard Business School, por volta dos anos 60, com o objetivo de estudar e melhorar o planejamento estratégico das empresas.
Apesar de ser uma ferramenta simples ela é considerada bastante eficaz para pequenas e grandes empresas compreenderem o mercado que estão e desenvolverem boas estratégias. Porém, para isso acontecer é preciso compreender cada um dos quadrantes da matriz e a partir disso conseguir obter melhores resultados. Confira as siglas e seus significados, vamos lá!
É importante compreender quais são e como gerenciar os pontos externos e internos. Os fatores internos podem ser encontrados nas Forças e Fraquezas, o gestor ao encontrar esses pontos, consegue trabalhar esses itens dentro da organização. Já os fatores externos estão nas Oportunidades e Ameaças, apesar de serem independentes das estratégias do gestor, pode-se atentar-se ao mercado criando modos para aproveitar as oportunidades e reduzir riscos e perdas.
PARA QUE SERVE? VANTAGENS
Existem muitos benefícios de utilizar a Matriz SWOT na sua organização, separamos alguns deles, que são:
- A matriz pode ser utilizada para realizar e complementar diversas análises e planejamentos, isso porque com ela é possível identificar os fatores positivos ou negativos de qualquer objetivo estudado.
- A análise SWOT não exige capacitação específica, pois trata-se de uma matriz simples que a própria equipe pode desenvolver juntamente com os gestores.
- Durante a pesquisa e análise das respostas, você abre a mente sobre o mercado atual, isso é muito válido na criação de novas estratégias e para se destacar da concorrência.
- Você consegue detalhes importantes de diversas áreas da empresa com a análise SWOT, os pontos fortes e pontos fracos bem como as oportunidades e ameaças existentes.
Agora você já sabe o que é, onde surgiu, o que significa as siglas e alguns benefícios, chegou a hora de construir sua matriz. Montamos um passo a passo para você criar sua, confira:
TERMINEI A MATRIZ E AGORA? COMO APLICAR?
Acabou de preencher a matriz? Agora é hora de agir! Você deve analisar as possíveis opções de mudanças para cada quadrante, ou seja, chegou a hora de criar estratégias em busca de crescimento empresarial ou fortalecimento do seu negócio.
Vamos à prática, com essa análise em mãos, você tem o objetivo de aumentar os pontos positivos e diminuir os negativos. Você pode cruzar os quadrantes a fim de criar estratégias eficazes, vamos aos exemplos:
Você pode utilizar esses quadrantes juntos com o intuito de aumentar as oportunidades já existentes em um ambiente externo.
Por exemplo: Sua organização produz peças plásticas para equipamentos elétricos, um dos seus pontos fortes é a exclusividade dos produtos. Você consegue identificar que o cliente está em busca de peças exclusivas, então você pode trabalhar a divulgação, além da qualidade e do preço, e destacar que suas peças são exclusivas atingindo diretamente esses clientes.
Você sabe quais são os pontos fortes do seu negócio que ajudam a diminuir as ameaças externas?
Vamos lá, seguindo o exemplo anterior, suas peças plásticas são tão exclusivas que ajudam a reduzir a ameaça da concorrência, ou seja, a exclusividade do seu produto é a força da sua organização e garante destaque diante da concorrência.
O que você pode fazer para diminuir os pontos fracos da sua empresa através das oportunidades externas?
Se um dos seus pontos fracos é a falta de mão de obra especializada, você pode aproveitar as ofertas de serviços terceirizados para suprir e contornar essa fraqueza.
Você sabe como eliminar as fraquezas e diminuir as ameaças externas? Se uma das suas fraquezas e ameaças for o preço, você sabe o que fazer para reduzir esse problema?
No caso de uma fabricante de peças plásticas exclusivas, pode ser feito um plano de marketing específico para produtos exclusivos, justificando o preço pago, ou criar uma linha de produtos inferiores que atenda também ao público que busca por um preço menor, são exemplos que podem ajudar a sua organização a reduzir a falha nesses quadrantes.
A MATRIZ SWOT É UM DIFERENCIAL PARA O SEU NEGÓCIO
A matriz SWOT, pode ser utilizada de maneira contínua ou apenas para determinadas ações e processos na sua organização, o lançamento de um produto por exemplo, vale destacar que por meio dela é possível encontrar novas estratégias para fortalecimento e crescimento da empresa.
Não é só em situações empresariais que você pode utilizar a análise SWOT sabia? Pode utilizá-la também no desenvolvimento pessoal e profissional, você só precisa preencher as forças e fraquezas com informações do seu perfil, já as oportunidades e ameaças você relaciona com o mercado de trabalho atual, dessa forma é possível ter uma visão mais clara das ações necessárias para o seu crescimento profissional.
Como já dizia o estrategista e filósofo chinês, Sun Tzu: “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças.