Trabalhar em equipe é um desafio, naturalmente temos pessoas de cultura e vivência familiar muito diferentes uma das outras, ora com valores em comum, ora diferentes. Sabendo que cada indivíduo é único e tem suas próprias características, é necessário ser um líder sensível para conduzir todos ao sucesso.
Um dos pontos mais importantes para o bom andamento de um projeto, é trabalhar em equipe e o comprometimento com a execução das tarefas.
E você sabe qual a diferença entre estar comprometido e estar envolvido?
Não? Então vou lhes contar uma história:
"Em uma linda fazenda, com seus campos verdes, com muitas árvores frutíferas de muitos tipos, flores decorando a entrada, um lugar muito lindo, certa vez, o fazendeiro teve uma grande ideia, fazer uma festa em comemoração às conquistas do ano que se encerrava.
Logo, convocando toda bicharada, pediu ajuda para este grande evento, então todos se colocaram à disposição e prontamente a galinha cacarejou: "Eu vou doar ovos" em seguida a ovelha berre: "Vou doar lã para os tapetes" e por último o porco roncou: "Vou doar o bacon".
Moral da história, todos estes animais estavam envolvidos na festa, mas somente o porco estava de fato comprometido
Com base nisso, como identificar os 2 tipos de pessoas em relação ao comprometimento? É muito mais simples e sutil do que imaginamos! Observe:
TIPO 01
Em muitos projetos onde você participou e/ou participa, encontrou pessoas envolvidas, que executam suas tarefas, e caso lhes sejam solicitadas outras, não aceitam, trazendo consigo o conceito do “Pronto! Já fiz minha parte".
TIPO 02
Mas você já se deparou com pessoas comprometidas (ou até mesmo você faz parte deste grupo), sempre dispostas a tudo para alcançar os objetivos e encarar as novas tarefas como oportunidades, independentemente das novas tarefas que assumem?
Para haver desenvolvimento, seja ele profissional ou pessoal, é preciso encarar desafios e estar comprometido em fazer com excelência tudo que é proposto.
Inicia-se um ano novo e com ele as oportunidades e desafios que estão por vir, por isso, vamos nos comprometer um pouco mais com as nossas famílias, organizações e projetos, sabendo que o nosso melhor ainda pode ser feito com mais engajamento.
Significado de ENGAJAR:
Este verbo vem do
Francês engager;
significa "empenhar";
"dar em garantia".
Com base nisso, estar engajado vai muito mais além do que apenas estar presente em projetos, ou fazer sua parte de modo limitado. Engajar-se é participar ativamente e se empenhar a ponto de fazer o possível para que objetivos sejam alcançados, ainda que seja necessário empregar tempo e habilidades que não fazem parte de suas "obrigações".
Lembre-se, por onde você passar, seja um construtor de pontes, fazendo conexão e não um construtor de muros para divisão entre pessoas, planos ou ideias.
Um grande abraço, e contem conosco para otimizar sua Gestão da Qualidade.
Gostou deste artigo? Deixe seu comentário! Queremos saber sua opinião.