Facebook

5 motivos pelos quais você NÃO deve ignorar as Auditorias Internas

A Auditoria Interna do Sistema de Gestão da Qualidade auxilia a organização a alcançar seus objetivos por meio de uma abordagem sistêmica e disciplinada para a avaliação e melhoria da eficácia dos processos.

 

auditoria internaÉ a principal ferramenta para detectar se o Sistema de Gestão da Qualidade está sendo seguido pela organização, serve como um termômetro para detectar o atendimento aos requisitos das Normas ISO 9001:2008, ISO 9001:2015 entre outras normas da série e a adequação com a documentação do SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade.
 

Por isso listamos aqui 5 motivos pelos quais você não deve ignorar as Auditorias Internas:




Melhoria dos processos: Uma Auditoria Interna bem planejada e conduzida por pessoas capacitadas serve para direcionar os esforços do SGQ no caminho certo, pois através dela são evidenciadas as Conformidades, Não conformidades, Oportunidades de melhoria e observações, todos esses dados servem como base para identificar o que deve ser melhorado em cada processo.
 

Comparar a teoria com a prática: É uma ótima oportunidade para saber se o trabalho do SGQ em elaborar procedimentos, revisar as instruções está sendo recompensado, porque através dela podemos comparar se o que está escrito está sendo executado na prática em atendimento aos procedimentos e requisitos. 


 

Promover o conhecimento: Para a realização das auditorias é necessário que os colaboradores da empresa sejam capacitados para exercer a função de auditor interno, as pessoas que já tem o conhecimento dos processos passam a ter uma qualificação a mais, além disso as pessoas que executam suas atividades do dia a dia precisam estar aptas a exercê-las, por isso um plano de treinamento periódico deve ser adotado promovendo o conhecimento para obtenção de bons resultados. 
 

Reduz a incidência de não conformidades externas: Quando todo o processo de auditoria interna é bem executado você poderá evidenciar um grande número de não conformidades, e poderá trata-las internamente com ações corretivas de modo que na auditoria externa você reduzirá as chances da identificação de não conformidades.

 

Mantem a certificação e colabora para a boa imagem da empresa: Desde a primeira versão da certificação ISO 9001, na década de 1980, a realização de auditorias internas é um requisito para a manutenção do certificado. Isso é um grande diferencial do selo, uma vez que a prática garante que as mudanças feitas na implementação do sistema de gestão funcionam perfeitamente. Além disso outro ponto muito importante é a credibilidade que sua empresa terá perante ao mercado, na relação com clientes, fornecedores e acionistas.
 

Por isso, toda empresa que deseja alcançar a certificação ou renová-la deve realizar constantemente as auditorias internas, porque uma auditoria bem planejada e executada é a segurança para a saúde do SGQ de toda organização.

28 de Novembro de 2017

Tags:

auditoria interna