Conheça a metodologia 8D e descubra como resolver problemas complexos de forma eficaz e definitiva, mergulhe agora nesse método!
A metodologia 8D é uma daquelas técnicas que precisa estar no hall de qualquer profissional de sistemas de gestão. Isso porque ela atua em algo que, invariavelmente, vai acontecer em algum momento: nos problemas!
Normalmente, as empresas já têm algum tipo de metodologia de resolução de problemas. Ferramentas como o MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) ou o PDCA (Plan, Do, Check, Act) são comuns e muito adotadas mundo afora. Porém, em algumas situações, elas acabam não sendo suficientes para realmente tratar o problema ou não conformidade.
Além disso, no dia a dia da gestão da qualidade, é comum ver ações corretivas sendo aplicadas de forma superficial, rasa. Assim, sem atacar a verdadeira causa dos problemas, as não conformidades reincidem e tornam-se um ciclo sem fim. E é justamente aí que entra o método 8D, uma abordagem estruturada, eficaz e colaborativa para lidar com falhas e garantir a melhoria contínua.
No conteúdo de hoje, vamos entender melhor a metodologia 8D, conhecendo um pouco da sua origem e entendendo como e quando utilizá-la. Até o final deste texto, você saberá como aplicar essa ferramenta e estará preparado para estruturá-la aí na sua empresa. Dito isto, vamos lá?
O que é a metodologia 8D e qual sua origem?
Uma curiosidade interessante é que o 8D foi criado originalmente pela Ford Motor Company, a gigante automobilística. Além disso, 8D vem de Eight Disciplines, ou seja, Oito Disciplinas.
Dessa forma, o 8D é um método de solução de problemas que visa eliminar causas raízes, evitar reincidências e promover a aprendizagem organizacional. Ele é amplamente utilizado em ambientes industriais e por equipes de qualidade que lidam com não conformidades críticas.
Mesmo sendo criado na indústria, ele pode ser utilizado em qualquer contexto que trate de problemas complexos e que exigem mais rigor e estruturação para sua resolução. Não à toa a metodologia se espalhou e hoje é conhecida e utilizada muito além dos muros da Ford Company.
Conhecendo as 8 Disciplinas
A metodologia 8D é estruturada em 8 “etapas”, chamadas de disciplinas. Cada uma das disciplinas tem uma função específica e visa transformar ações em momentos de reflexão ou ação, fazendo com que o problema seja resolvido de uma vez por todas. Vejamos cada uma delas:
Formando a equipe:
O primeiro passo é reunir um time multidisciplinar competente o suficiente para resolver o problema. Para isso, seus integrantes devem ter conhecimento sobre o processo, produto ou serviço em que a falha ou erro ocorreu;
Descrevendo o problema:
Em segundo lugar, precisamos definir muito bem o problema, fazendo isso de forma clara e objetiva. Aqui, vale a pena responder algumas questões básicas, como: o quê aconteceu, onde ocorreu, quando ocorreu, quanto custou, etc;
Implementando ações de contenção:
Com o problema e a equipe definidos, precisamos aplicar ações temporárias para conter o problema e evitar que ele se espalhe e cause mais estragos. Isso será feito antes e enquanto a causa raiz é investigada, não correspondendo à ação corretiva em si;
Identificando as causas raízes:
Com o problema controlado, passamos para a fase de investigação da causa raiz. Aqui, podemos utilizar ferramentas como 5 Porquês ou Diagrama de Ishikawa para investigar a origem real da falha e, assim, poder tratá-la definitivamente;
Planejando as ações corretivas:
Com os resultados da etapa anterior, devemos planejar ações que eliminem a causa raiz do problema de forma definitiva. Aqui, podemos entrar com ferramentas como o 5W2H para criar um plano de ação sólido e organizado;
Implementando as ações corretivas:
Com o plano de ações em mãos, é hora de colocar a mão na massa. Essa fase não tem muito segredo, apenas coloque em prática as ações planejadas, controlando tudo e garantindo que tudo seja seguido conforme planejado. Depois, valide a eficácia das ações e sucesso;
Prevenindo recorrências:
Se o plano de ações for eficaz, basta padronizar tudo. Aqui, devemos, por exemplo, atualizar procedimentos, treinar os colaboradores nas novas boas práticas, revisar o SGQ e tudo que for necessário para evitar a volta do problema;
Reconhecendo a equipe:
Por fim, valorize o esforço do time que resolveu o problema. Reconhecimento é parte fundamental de qualquer boa cultura organizacional e é muito interessante ver isso formalizado em uma ferramenta de gestão. Aqui, vale fazer uma pequena confraternização, um reconhecimento formal ou qualquer coisa que demonstre o quanto o processo foi importante para a empresa.
Benefícios da metodologia 8D
Existem diversas ferramentas de resolução de problemas, porém o 8D é uma das que mais fortalecem o aprendizado organizacional. Isso porque ao reunir uma equipe multidisciplinar, muitas vezes contamos com profissionais de diferentes setores. Além disso, as etapas estruturadas também contribuem para uma análise mais profunda do processo em que o problema ocorreu, gerando uma visão sistêmica ainda maior.
Um dos grandes diferenciais do 8D é o reconhecimento da equipe envolvida na resolução, demonstrando para as pessoas o quão importante é focar em resoluções bem executadas. Ela mostra para toda a empresa que os problemas podem ser resolvidos e que isso é valorizado. Assim, usar a metodologia 8D pode ser uma forma de fortalecer a cultura de resolução de problemas como um todo.
Outro benefício mais direto é a redução de retrabalhos e perdas, fruto de um processo de resolução forte e bem organizado. Tudo isso, por fim, vai se traduzir em mais faturamento, menos custos e, é claro, aumento da confiança do cliente, uma vez que ele receberá entregas melhores e mais estáveis.
Quando utilizar o 8D (Oito Disciplinas)?
Por estar focada em resolver problemas, a metodologia 8D pode ser utilizada em qualquer situação, processo ou contexto. Porém, uma vez que ela é um tanto mais complexa e requer mais atenção, vale dizer que ela deve ser utilizada em situações mais difíceis. Assim, não recomendamos o 8D para problemas simples, corriqueiros.
Por outro lado, o método pode ser especialmente útil quando há muitas reincidências (falhas repetitivas) ou problemas complexos que envolvem múltiplas áreas. Nestes momentos, a metodologia 8D se destaca por oferecer maior estruturação e foco em problemas críticos. Suas etapas garantem que nada será deixado de lado, promovendo respostas mais sólidas e, assim, definitivas.
Também recomendamos o 8D no tratamento de reclamações de clientes. As disciplinas organizadas da metodologia ajudam a dar mais segurança para o cliente, trazendo uma tratativa robusta e que não vai parar na ação imediata. Isso vai ajudar a garantir que o problema do cliente se resolva, bem como não volte a acontecer.
8D: da indústria para o mundo
Nascido como resposta aos desafios de controle de qualidade enfrentados pela indústria automobilística da década de 80, o 8D logo se espalhou para todas as áreas. Suas disciplinas estruturadas e claras ajudaram milhares de empresas a eliminar problemas e promover melhoria contínua.
Por todos esses motivos, a metodologia 8D figura entre as mais utilizadas do mundo até hoje, se consolidando como uma das abordagens mais completas para a solução definitiva de problemas. Por isso sua aplicação vai além da indústria, porque responde a um desafio universal: tratar problemas, dificuldades e causas reais com profundidade, método e colaboração mútua. Ela não só resolve o problema, como também estimula aprendizado e trabalho em equipe!
Então, se você precisa resolver um problema complexo, a metodologia 8D é a ferramenta ideal para você! O 8D representa um avanço no modo como tratamos os problemas. Ele exige dedicação? Definitivamente sim! Mas entrega resultados sólidos, duradouros e valorizados pelos clientes, colaboradores e todas as partes interessadas! Portanto, adotar essa metodologia é assumir o compromisso com uma gestão mais profissional, eficaz e preparada para enfrentar desafios com inteligência!