Facebook

A nova face do "Contexto da Organização" na nova revisão da ISO 9001

CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO: Você está por dentro deste termo?

Este é o requisito 4 da norma ISO 9001:2015. Na revisão ISO 9001:2008, tratava-se de uma descrição do escopo e suas relações entre os processos. A partir da nova revisão, a organização deve também identificar aspectos internos e externos que podem impactar a capacidade do SGQ atingir os resultados esperados.

Com base nesses dados, será possível iniciar o planejamento do SGQ, dando mais consistência ao vínculo entre Contexto da organização e Sistema de Gestão da Qualidade.

Outro ponto a ser observado é que a definição da Política e dos Objetivos da Qualidade, tornou-se mais claro a partir da análise do contexto da organização.

Talvez você já tenha ouvido falar sobre o fato de o planejamento estratégico ser requisito obrigatório na revisão da ISO 9001:2015. Na verdade, não é uma exigência,  embora seja um item feito por muitas empresas de forma direta ou indireta no seu planejamento.

Contudo, lembre-se, você DEVE monitorar e analisar criticamente questões externas e internas para controlar e atender ao requisito tendo uma boa prática de gestão, para isso, sugerimos algumas ferramentas:

Ferramenta RISCOS x OPORTUNIDADES (Planilha Excel)

Classifica os riscos e oportunidades do seu processo ou negócio. Nesta matriz você poderá vincular as ações aos riscos ou oportunidades e ter um controle sobre seus processos. O resultado destes apontamentos será uma Matriz de Probabilidade X Impacto que classifica cada atividade do seu processo, em Probabilidade (Remota, Possível, Provável e Muito Provável); Impacto (Baixo, Médio, Alto e Muito Alto), você quer receber o link dessa planilha para download?

GUT 

Classifica atividades em Gravidade Urgência e Tendência.

SWOT ou FOFA

Classifica as Forças X Oportunidades e Fraquezas X Ameaças do seu processo ou negócio.

Sobre o item acima

Entendemos o risco como a incerteza de um acontecimento futuro, de modo que, não necessariamente o risco remeta sempre a algo negativo, como geralmente se vê. Tomamos como base o item 0.3 Abordagem de processo – 0.3.3 Mentalidade de risco que diz: “uma organização precisa planejar e implementar ações para abordar Riscos e Oportunidades” seguimos a sugestão da norma como nomenclatura.

No Anexo A -  seção A.4 da ISO 9001:2015 não há exigência de nenhum método requerido pela norma, por sugerimos neste artigo boas práticas de gestão para auxiliar você.

Com estas dicas, você vai conseguir iniciar seu planejamento e ter uma boa prática de gestão com as ferramentas apresentadas, evidenciando os controles, pois mais importante é você  gerar bons resultados e além disso atingir os objetivos pretendidos pelo sistema de gestão.

Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para você.

Deixe seu comentário e vamos interagir!

Não se esqueça de baixar nosso modelo de classificação de RISCOS x OPORTUNIDADES:

02 de Fevereiro de 2017

Tags:

iso 9001