Facebook

Atendimento ao consumidor padrão ISO 9001: Como começar 2019 fazendo certo?

Os assuntos relacionados ao atendimento ao consumidor são sempre os mais acessados em meio aos nossos conteúdos. Obviamente porque toda e qualquer organização deve ter o foco na satisfação das pessoas. Mas você sabe como começar essa gestão de relacionamentos com seus clientes, ou como ampliá-la de modo a atender aos requisitos da norma ISO 9001?

Preparamos 2 conteúdos para deixar você totalmente alinhado com as melhores práticas do mercado. Um deles é este artigo, que vai mostrar pra você definitivamente se sua empresa está ou não fazendo certo.

O outro conteúdo é este eBook, que dá dicas baseadas nas melhores práticas do mercado em relação ao atendimento ao consumidor para que você já comece 2019 alinhando seus processos.
 


RECLAMAÇÃO DE CLIENTE DEVE VIRAR UMA NC (NÃO CONFORMIDADE)?

Você que trabalha com Sistema de Gestão da Qualidade certamente já está habituado com essa  realidade de iniciar planos de ação a partir de não conformidades. As NCs vêm de todos os lados, reuniões, opiniões internas da equipe, falhas nos processos, e certamente das RECLAMAÇÕES DOS CLIENTES.
As pessoas são as principais responsáveis por apontar o que está certo ou errado em seus processos, produtos ou serviços.

COMO REALIZAR ESSA NÃO CONFORMIDADE A PARTIR DAS RECLAMAÇÕES?

Com base em nossa experiência, vamos estruturar aqui para você entender melhor:
 


É importante lembrar uma coisa! Toda a reclamação deve ser analisada, pois elas têm potencial para ser uma NC, porém nos casos em que a Ação de correção for algo simples que está totalmente ligado à solução da reclamação, compreendemos que não seria necessário abrir uma não conformidade, pois a própria reclamação seria a evidência. Se a evidência está clara e já tem solução, não é necessário fazê-la passar por todos os processos de análises, envolvendo toda a equipe.
 
Comece 2019 do jeito certo. Alinhe desde já seus processos de relacionamento com consumidor para que sua gestão já dê largada contribuindo com os bons resultados.

Você já viu este infográfico que mostra dados alarmantes sobre o fato pelo qual as empresas perdem clientes? Clique e veja agora!

03 de Dezembro de 2018

Tags:

não conformidades reclamação de clientes gestao de reclamações ISO 9001 SGQ Software para Gestão da Qualidade