A gestão da qualidade envolve estratégias para controlar custos, medir resultados e conservar uma melhoria contínua nas operações. A ISO 9001 determina que as organizações devem assegurar a satisfação dos clientes e oferecer o máximo de qualidade em seus processos — mas nem todas sabem como fazer isso.
Quer saber como garantir informações de qualidade e facilitar a geração de relatórios? Veja, neste post, a importância da centralização dos dados, como um software para gestão da qualidade pode otimizar os serviços e quais são os benefícios que um sistema oferece para os seus negócios.
Importância da centralização dos dados
Quanto mais acesso temos à tecnologia maior é o volume de dados gerados por nossas ações. Todas essas atividades e informações coletadas permitem ao gestor acompanhar tendências, conhecer um tipo específico de público e entender melhor as necessidades de cada cliente.
A partir das informações é possível também discutir estratégias, analisar projetos que não deram certo e sugerir soluções inovadoras para alavancar ganhos e reconhecimento. Mas, será que no meio de tantos dados acumulados é possível filtrar todas as informações?
Sim! Por meio da centralização dos dados.
O processo de concentração facilita o armazenamento, o diagnóstico de relatórios e o controle das informações. Os profissionais passam a ter uma visão mais ampla sobre os negócios e com isso ter acesso a dados simplificado de todos os setores. Isso ajuda para uma tomada de decisão mais segura já que se baseiam em fatos e não em suposições.
Como basta uma informação equivocada para que o gestor cometa um deslize, a centralização de dados é fundamental porque garante a credibilidade e o bom funcionamento dos negócios. Um descuido, por menor que seja, pode acabar gerando prejuízos enormes além de impedir que a empresa alcance resultados mais positivos.
Lembre-se, garantir a centralização dos dados é uma etapa importante para manter o volume das informações sob controle.
Como um software de gestão da qualidade pode ajudar?
No meio de tantas informações e competitividade, a empresa que se destaca no mercado é aquela que se mantém focada em aperfeiçoar produtos e otimizar seus processos. Ela sabe a necessidade de inovar, não têm medo de abandonar métodos tradicionais e nem de implementar ferramentas para garantir a qualidade das operações.
Com a aquisição de um software para gestão da qualidade, por exemplo, as empresas conseguem otimizar seus processos, controlar informações e também gerar relatórios mais confiáveis para a tomada de decisões estratégicas — diferente de métodos manuais e ultrapassados.
Ou seja, é fundamental para quem busca reconhecimento e mais credibilidade. Não só isso, por meio de uma análise em um sistema de gestão, elas conseguem reduzir falhas e erros, assegurando assim maior economia de tempo, recursos e mão de obra.
Benefícios em implantar um sistema para gestão da qualidade
Introduz padrões de qualidade na produção
Os processos manuais oferecem pouca garantia e não são capazes de estabelecer um padrão de qualidade dos produtos. Sem o auxílio da tecnologia, as tarefas operacionais se tornam mais complicadas e o controle das informações e resultados se perdem.
Por outro lado, com um sistema de gestão, essas funções se tornam mais simples e fáceis, o que contribui para a otimização e a qualidade das operações.
Aumenta a produtividade
Com os processos em ordem e o gestor direcionando as tarefas corretamente, a empresa consegue aumentar a sua produtividade sem ter que abrir mão da qualidade dos produtos e serviços. Com um software, os profissionais conseguem reduzir os custos no tempo de produção e diminuir as falhas que podem acabar prejudicando a sua lucratividade.
Melhora a performance da equipe
Diferente dos processos manuais o software de gestão ajuda a companhia a alcançar os objetivos mais rápido. Garante maior segurança e confiabilidade das informações além de assegurar aos profissionais a direção certa dos processos, a padronização dos dados e também a integração dos setores.
Quando todos os componentes de uma empresa estão bem ordenados, as equipes conseguem realizar suas operações com maior tranquilidade. Ou seja, passam a dispor de mais tempo para aprimorar funções e tratar de questões mais importantes.
Reduz os custos de operação
A utilização de um sistema de gestão da qualidade consegue reduzir o tempo de serviço, diminuir os gastos com mão de obra e papel impresso, acelerar a produção em massa, assegurar a qualidade dos produtos e ainda aumentar a satisfação dos clientes. É um excelente investimento porque não só reduz os custos operacionais como aumenta também as receitas e melhora a reputação.
Evita o retrabalho
Um sistema de gestão é ótimo porque diminui a necessidade de processos manuais. Acelera as atividades da empresa e minimiza a probabilidade de ocorrerem erros e falhas em todas as operações. A segurança dos dados e o direcionamento das atividades evita a necessidade de retrabalho, algo que pode se tornar custoso para os negócios e desgastante para o trabalhador.
Otimiza a tomada de decisões
A tecnologia consegue gerar relatórios mais eficientes, gerenciar dados e organizar o grande volume de informações. Com base nos fatos, na segurança e na credibilidade, os profissionais de gestão conseguem tomar decisões de forma mais rápida e assertiva.
Garante uma gestão mais estratégica
Um sistema consegue assegurar ao trabalhador funções mais automatizadas. Além disso contribui para a redução do tempo de serviço e transforma atividades monótonas em algo mais interessante. Eles passam a direcionar o foco para o envolvimento com o cliente, que sentem-se mais motivados e focados em ajudar a empresa a atingir metas.
Contribui para a satisfação dos clientes
O sistema de gestão auxilia as empresas otimizando seus processos, reduzindo o tempo de serviços e melhorando a qualidade dos seus produtos. E qual é o resultado disso? A satisfação dos consumidores, maior credibilidade no mercado e aumento da competitividade no setor.
Preparado para abrir mão dos métodos tradicionais para inovar junto com a tecnologia? Caso ainda não saiba como dar o primeiro passo, acesse e conheça o DOO, um software para gestão da qualidade que vai tirar você do operacional e tornar mais estratégico.
ISO 9001
10 de Fevereiro de 2020