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Gestão

22 de Novembro de 2022

Como escolher a melhor Certificadora (Organismo de Certificação)

Muitas empresas planejam certificar seus sistemas de gestão (sejam eles da qualidade, meio ambiente, segurança do trabalho ou quaisquer outros). Entretanto, elas nem sempre conhecem a importância de escolher corretamente o organismo de certificação. E acredite, isso pode fazer muita diferença!


Por isso, no artigo de hoje, vamos trazer conceitos e algumas dicas sobre como escolher uma empresa certificadora. Esse texto ajudará você a identificar fatores importantes na hora da contratação. Assim, você poderá analisar melhor o organismo de certificação com que irá se relacionar.


Tenha sempre em mente, que fazer a escolha certa garantirá o sucesso do processo de certificação da sua empresa! E também ajudará sua organização a alcançar resultados superiores, afinal, por meio dos apontamentos da Certificadora, é possível melhorar ainda mais sua gestão.

O que são empresas Certificadoras (ou Organismos de Certificação)?

Para contextualizar a importância de escolher esse tipo de fornecedor, é essencial entender o que eles realmente são e representam para sua empresa.


Certificadoras ou Organismos de Certificação são as empresas ou órgãos aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, o INMETRO, (que é o órgão brasileiro responsável pelo estabelecimento de programas de avaliação da conformidade), para a realização de auditorias e certificação de empresas que buscam um diferencial de mercado através de processos certificados.


Cabe ressaltar que, além do INMETRO, existem outros organismos de certificação que também são responsáveis por programas de avaliação de conformidade. Podemos citar, por exemplo, JAS-ANZ, ANAB, UKAS e RVA. Alguns destes organismos são válidos, inclusive, internacionalmente.


A grosso modo, podemos dizer que o papel da Certificadora é auditar a empresa contratante, ou seja, avaliar se os requisitos estão sendo cumpridos em conformidade com as normas a que esta empresa se propõe a atender. A partir dessa verificação, então, a certificadora decide se irá certificar a empresa avaliada e, uma vez que o resultado da auditoria seja favorável, emite-se o certificado.

A importância de escolher muito bem a Certificadora

Se empresas Certificadoras ou Organismos de Certificação são os responsáveis por certificar uma empresa, são elas que prestarão serviços para você em caso de um processo certificatório. Dessa forma, é muito importante saber escolher o seu fornecedor. 


Afinal de contas, quando a empresa opta por passar por um processo de auditoria de certificação, todos os seus processos (dentro do escopo de auditoria) serão avaliados pelo Organismo de Certificação escolhido e, ao final, a empresa receberá um certificado (ou não).


Além de pensarmos somente no resultado final, que é a certificação, é necessário optar por organismos que avaliem todos os aspectos do sistema de gestão da empresa. De forma que a qualidade seja evidenciada em cada requisito avaliado. Apontando, sempre que necessário, os pontos não conformes bem como as oportunidades de melhorias que aumentarão nossos resultados.

Dicas valiosas para ajudar sua empresa a fazer a melhor escolha!


 

Agora que já entendemos a importância de escolher a Certificadora, de forma que os resultados sejam positivos para a empresa, vamos a algumas dicas que podem auxiliar no momento da escolha.


Para isso, existem alguns pontos a serem considerados, pontos específicos que podem te ajudar a compreender melhor o organismo que está contratando. Vamos a eles.

Pesquise cases das Certificadoras

Ao pesquisar Organismos Certificadores, procure verificar as empresas que já foram certificadas por eles.


Empresas sérias e bem posicionadas mencionam em seu portfólios quais empresas já se certificaram com elas. É a famosa abinha “clientes” do site, sabe? Mas você também pode pedir uma lista de clientes para ter mais referências.
 

 

Verifique a credibilidade do Organismo
Empresas Certificadoras precisam estar devidamente autorizadas pelos organismos de certificação, como por exemplo: JAS-ANZ, ANAB, UKAS, CGCRE/INMETRO e RVA.


Não se esqueça de confirmar essa informação. Algumas empresas prestam serviços de certificação em Sistemas de Gestão, mas não são acreditadas pelos seus organismos correspondentes. Isso não é correto, mas infelizmente acontece no mercado.


Resumindo: fuja de Certificadoras não acreditadas. Seria o mesmo que você ensinar medicina sem ter um diploma de medicina, não faz sentido, não é mesmo?
 

 

Escolha a modalidade certa para sua da auditoria
Com a pandemia, muitos Organismos de Certificação passaram a oferecer auditorias remotas. Atualmente, há várias ofertas nas duas modalidades e isso pode ser um diferencial no momento da escolha.


Entretanto, avalie o seu contexto e entenda o que é melhor para sua empresa. De acordo com o ramo de atuação, pode ser que a auditoria presencial seja melhor. Já para outros, um modelo remoto caia bem, afinal os custos são menores. Pode até mesmo ser viável um modelo híbrido, por que não?


Então, avalie calmamente qual é o melhor modelo para o seu negócio!
 

 

Verifique a localização geográfica do prestador
Caso a empresa opte pela auditoria presencial, será necessário considerar a distância entre a empresa e o Organismo de Certificação. E isso é importante por diversos motivos; a destacar 2 deles.


Primeiro, pois os custos de deslocamento, alimentação, hospedagem, entre outros, ficam a cargo da contratante. Então escolher uma Certificadora geograficamente distante pode sair muito caro.


Segundo por questões culturais. Em alguns contextos, optar por empresas próximas pode facilitar a compreensão do funcionamento da sua empresa e de como ela se encaixa localmente. Este segundo critério não é essencial, haja vista que bons fornecedores conseguem se adaptar muito bem. Mas vale a reflexão!
 

 

Alinhar a cultura de ambas (cliente e fornecedor)
Outro ponto importante, é verificar se a cultura da empresa Certificadora está alinhada com a cultura da sua empresa. É importante conhecer a identidade estratégica do organismo de certificação, principalmente os valores aplicados.


Entender, por exemplo, se a Certificadora está mais preocupada em “encontrar NÃO conformidades” do que em apontar melhorias, buscando conformidade, é um exemplo disso. Muitas empresas reclamam da burocracia, mas não entendem que ela pode ser resultado de maus fornecedores.
 

 

Analisar o conhecimento dos auditores
Este é um fator complexo de se avaliar. Entretanto, pesquisar se a empresa Certificadora atua em auditorias em empresas do mesmo ramo de atuação da sua empresa é um bom caminho.


Se o Organismo de Certificação atua no seu segmento, seus auditores têm mais conhecimento sobre as particularidades dele. Isso ajuda a garantir que a Certificadora entenda os processos com mais facilidade, trazendo melhores resultados para a auditoria.

Certificadora: a cereja do bolo?

Vimos que o processo de certificação exige o envolvimento de terceiros, pois quando a empresa opta por passar por uma auditoria de certificação, é necessário contratar um Organismo de Certificação, e que por isso é tão importante fazer a escolha certa.


A certificação de sistemas de gestão não é obrigatória (compulsória), porém empresas certificadas têm maior credibilidade no mercado. Assim, certificar-se pode gerar resultados muito positivos, tanto na imagem da empresa frente ao mercado quanto na rentabilidade do negócio (R$).


Por isso, ao escolher passar por um processo de certificação, a escolha da Certificadora é um ponto fundamental a ser analisado. Quando a empresa acerta o alvo na escolha do Organismo de Certificação, é certo que o andamento da auditoria trará os apontamentos necessários para a certificação de um sistema de gestão, bem como sua melhoria. 


Organismos Certificadores sérios irão, de fato, direcionar a empresa de forma que os pontos não conformes ou de melhorias sejam devidamente cumpridos. Desta forma, além de garantir a certificação do sistema avaliado, a empresa ainda passará por mudanças que visam trazer resultados positivos.


Podemos dizer, então, que a certificação é a cerejinha do bolo. Mas para que tenhamos a cereja, é preciso ter um bolo primeiro, e de preferência bem feito! E isso só é possível quando todos os aspectos do processo são bem executados.