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Gestão

14 de Janeiro de 2019

Conheça os 10 C’s da Avaliação de Fornecedores

Você já negociou com algum fornecedor e somente após fechar negócio conseguiu perceber que tinha feito a escolha errada? Por exemplo, encontrou um fornecedor com um bom preço, porém, depois viu que seus produtos não tinham a qualidade necessária ou que o contato com ele era difícil para novas compras? Não importa o segmento, se você precisa de fornecedores, sabe que eles são essenciais para a organização desempenhar um bom papel no mercado. 
 
A incompatibilidade entre a organização e fornecedor pode gerar custos, tardar projetos e estragar sua reputação no mercado. Se você trabalha diretamente com a seleção de fornecedores sabe que pode ser um processo bastante complexo e demorado, por isso, é importante levar em consideração alguns critérios para facilitar este processo.
 
No artigo dessa semana vamos abordar um tema bastante importante: o método 10 C’s da Avaliação de Fornecedores. Com esse procedimento se estabelece um relacionamento mais transparente garantindo as informações necessárias para corrigir problemas e melhorar os resultados. Boa leitura!
 
 
A HISTÓRIA DOS 10 C’S
 
A fim de ajudar no processo de seleção de fornecedores, em 1995, Ray Carter (Diretor da DPSS Consultants), apresentou os 7 C’s necessários para a Avaliação de Fornecedores e posteriormente adicionou mais 3 novos C’s que se fizeram necessários.
 
Com os 10 C’s da Avaliação de Fornecedores você consegue simplificar o processo e optar por um fornecedor de forma mais assertiva. Os 10 C’s são:
 
  • Competência (Competency)
  • Capacidade (Capacity)
  • Comprometimento (Commitment)
  • Controle (Control)
  • Dinheiro (Cash)
  • Custo (Cost)
  • Consistência (Consistency)
  • Cultura (Culture)
  • Limpeza (Clean)
  • Comunicação (Communication)
 
Você poderá utilizar a lista para analisar pontos diferentes de cada fornecedor. Com os 10 C’s você consegue identificar os pontos fortes e fracos de cada um e priorizar o que melhor se adapte às necessidades da sua organização. Entre as vantagens de realizar a Avaliação de Fornecedores estão:
 
Diferencial Competitivo

Pois o alinhamento com o processo de produção também colabora para a competividade. Afinal, seus clientes também esperam por um bom desempenho como fornecedor. Sem fornecedores comprometidos fica mais difícil oferecer um bom serviço;
 
Redução de Custos
 
Uma boa gestão de fornecedores evita prejuízos que venham a surgir em decorrência da dificuldade de cumprir prazos, pois se torna possível negociar com outros fornecedores.  

Qualidade de Custos

Você consegue escolher os fornecedores que mais se adequam a sua política de qualidade, por isso, com uma boa avaliação você consegue avaliar a qualidade do serviço e dos produtos adquiridos de cada fornecedor.
 
 
CONHEÇA CADA UM DOS 10 C’S
 
 
1 - COMPETÊNCIA
 
Seu fornecedor é competente o suficiente para entregar o que sua organização precisa? Verifique primeiramente a capacidade do fornecedor em relação ao que precisa, mas não esqueça de analisar os feedbacks dos clientes, é importante saber se estão satisfeitos ou insatisfeitos e com o quê (entrega, qualidade, pós-venda, etc).
 
Analise clientes que tenham necessidades e valores próximos da sua organização pois assim as informações se tornam relevantes para uma avaliação.

 
2 - CAPACIDADE
 
O fornecedor precisa ter capacidade suficiente para lidar com as exigências da sua organização. Por exemplo: com a oscilação do mercado a demanda de produtos aumentou, o fornecedor possui recursos para atendê-lo ou você precisará ir em busca de um novo fornecedor? A capacidade de resposta será imediata? Equipe, equipamento, armazenagem e materiais atenderão à demanda? Avaliar este item é bastante difícil, se o fornecedor possuir os riscos mapeados já facilita a análise deste item.

 
3 - COMPROMETIMENTO
 
É importante que o fornecedor mostre comprometimento com os padrões da qualidade, como a ISO 9001. Seu fornecedor possui um SGQ implantado? Além disso, o fornecedor precisa estar comprometido com você. Se você pretende ter uma relação a longo prazo, deve levar em consideração o seu compromisso em atender às suas necessidades, independente das solicitações de outros clientes.
 
 
4 - CONTROLE
 
Você precisa saber o nível de controle que este fornecedor tem sobre suas políticas, processos, procedimentos e cadeia de suprimentos. O fornecedor consegue assegurar de forma confiável os recursos ainda que dependam de outra empresa?

 
5 - DINHEIRO
 
O mercado é instável, por isso, é importante que seu fornecedor esteja em condições financeiras favoráveis. Empresas com boa saúde financeira tendem a estar em posições melhores para enfrentar problemas que venham a surgir. 
 
 
6 - CUSTO
 
Verificar o custo do produto oferecido por esse fornecedor, é algo que você deve levar em consideração, por mais que algumas empresas usem o custo como fator decisivo, não é o mais importante, principalmente se você está em busca de um fornecedor para um relacionamento de longo prazo. Neste caso, outros fatores devem ser considerados antes.
 
 
7 - CONSISTÊNCIA
 
Neste item é preciso saber: como o fornecedor irá assegurar o fornecimento de produtos ou servidos de alta qualidade. Porém, é preciso que o fornecedor tenha processos ou procedimentos em andamento para garantir consistência. Questione o fornecedor sobre sua abordagem e se é possível obter uma demonstração.
 
 
8 - CULTURA
 
Boas relações comerciais são baseadas em valores. Por isso, que considerar a cultura de negócios do fornecedor é essencial. Imagine que o valor mais importante da sua organização seja a qualidade, e do seu fornecedor seja o custo, essa diferença de valores pode torna-se inaceitável diante de um produto por exemplo
 
 
9 - LIMPEZA
 
Isso está relacionado ao comprometimento do fornecedor em relação à sustentabilidade e o seu apoio às leis ambientais. Existe alguma ação por parte do fornecedor para diminuir os problemas ambientais? Ele contribuiu de alguma forma com a sociedade? Além do meio ambiente, como este fornecedor trata seus profissionais e as pessoas, possui uma reputação boa?
 
 
10 - COMUNICAÇÃO
 
Pergunte qual será o principal canal de atendimento, você terá um contato específico? E em caso de crise, como irá lidar? Caso aconteça algum imprevisto, você será notificado rapidamente? São questionamentos importantes para este item.
 

 
MÉTODO RECONHECIDO INTERNACIONALMENTE
 
O modelo de Avaliação de Fornecedores 10c’s, é uma abordagem reconhecida no mundo todo, identificado como um meio eficiente de garantir que um método seja aplicado para realizar avaliações de fornecedores de maneira justa.
 
Na avaliação é ideal que você leve em consideração apenas os C’s que sejam do interesse da sua organização. E claro, é muito importante que a avaliação seja documentada para possibilitar uma gestão eficaz de fornecedores. Por exemplo: em caso de mudança de equipe, é muito importante essa gestão, pois evita que se cometa o mesmo erro e contrate novamente aquele fornecedor.
 
É importante considerar uma boa comunicação para o sucesso da avaliação dos seus fornecedores e a escolha de um deve estar ligada ao planejamento estratégico e orçamentário da organização.