O artigo de hoje é sobre um tema muito importante para a gestão por processos e controle de qualidade das empresas: melhoria contínua. Aliás, antes de prosseguir, vale mencionar que os princípios da melhoria contínua que trouxemos são, nada mais nada menos que, os próprios princípios da qualidade.
Isso porque aplicar a melhoria contínua é entender a importância da busca constante por: aperfeiçoamento em processos, produtos e serviços;alinhamento com as estratégias da organização, ou seja, aplicar a qualidade nas entregas da empresa.
Podemos dizer ainda que exercer a melhoria contínua consiste em garantir a satisfação do cliente e a credibilidade da empresa em um mercado altamente competitivo e buscar meios de tornar as operações cada vez mais sustentáveis.
Afinal, pensemos: o objetivo principal de uma empresa é atender com excelência o cliente, não é mesmo?!
Princípios da melhoria contínua
Para que possamos focar nos motivos para implementar dispositivos de melhoria contínua, é fundamental conhecermos os princípios que regem esta prática. E entender como a implementação pode gerar um impacto muito positivo para a empresa. Vejamos:
Foco no cliente
o principal objetivo da melhoria contínua é justamente entender e atender às necessidades e expectativas do cliente. Afinal, empresa sem cliente não existe!
Engajamento
é fundamental envolver toda a empresa no processo de melhoria contínua, incentivando a colaboração e a comunicação aberta. Isso garante resultados muito mais positivos para a empresa e todos os envolvidos
Análise de dados
a análise de dados é necessária para auxiliar na identificação de oportunidades de melhoria e acompanhamento dos resultados alcançados. Através dos resultados, é possível traçar medidas corretivas, preventivas e de melhoria
Abordagem sistemática
é importante realizar a melhoria contínua de forma sistemática, ou seja, seguindo um processo estruturado e documentado. Isso garantirá a uniformidade dos processos e impactará de forma eficaz nos resultados;
Aprendizado constante
a melhoria contínua é um processo de aprendizado constante. Isso porque é possível fazer dos erros e falhas detectados grandes oportunidades de aprendizado e aperfeiçoamento;
Comprometimento da liderança
é fundamental que a liderança da organização esteja comprometida com a melhoria contínua. Isso auxiliará a empresa a criar uma cultura de incentivo à inovação e ao aprimoramento constante;
Foco na prevenção
é altamente relevante que a empresa, ao implementar um processo de melhoria contínua, foque na prevenção de possíveis problemas ao invés de despender recursos corrigindo falhas. Evitar a falha garante melhores resultados e economia para a empresa:
Implementação gradual
é ideal que a melhoria contínua possa ser implementada gradualmente. De forma a permitir que os colaboradores possam aderir às mudanças de maneira eficaz sem comprometer os resultados da empresa.
Quando aplicar a melhoria contínua?
A melhoria contínua pode ser aplicada em diversos contextos; como nos processos, produtos ou serviços da empresa.
Podemos utilizar a melhoria contínua quando percebemos a necessidade de aprimorar os processos da empresa. Seja na redução de custos ou no aumento da produtividade. Assim como, também, na qualidade das entregas finais.
A empresa pode, também, utilizar alguns mecanismos como a Pesquisa de Satisfação, Análises de Riscos e Oportunidades ou a utilização de Indicadores de Desempenho, por exemplo, para identificar onde aplicar a melhoria contínua.
Algumas situações onde a melhoria contínua pode ser aplicada são:
Aumentar a eficiência de um processo;
Melhorar a produtividade das operações;
Reduzir custos, aumentando os lucros da empresa;
Manter a competitividade no mercado;
Inovar com novos produtos/serviços ou aperfeiçoar os atuais.
Esses são alguns exemplos de onde a empresa pode aplicar a melhoria contínua. Mas a melhoria contínua pode ser aplicada em qualquer aspecto que evidencie a necessidade de aprimoramento, busca por excelência e melhores resultados!
E para auxiliar a empresa na busca pela melhoria contínua podemos utilizar algumas metodologias e/ou ferramentas da qualidade, tais como:
Ciclo PDCA;
Kaizen;
Kanban;
Lean 6 Sigma;
DMAIC;
entre outras.
Essas metodologias e/ou ferramentas inclusive serão abordadas uma a uma detalhadamente no nosso próximo artigo. Evidenciando quando usar cada uma delas.
Os principais objetivos da melhoria contínua!
Vale ressaltar que a melhoria contínua possui objetivos focados em qualidade e que direcionam a empresa rumo ao alcance de excelentes resultados. Isso tudo, é claro, quando alinhados aos objetivos da organização e com foco em alcançar metas mensuráveis e bem direcionadas. Vejamos alguns exemplos:
Aumentar a eficiência e produtividade e reduzir custos
a melhoria contínua permite analisar os processos a fim de identificar a possibilidade de otimizá-los e evitar desperdícios. Garantindo assim um aumento da eficiência e da produtividade.
Melhorar a qualidade
a melhoria contínua busca identificar problemas ou falhas e executar ações para corrigi-los, resultando na melhoria da qualidade dos produtos e serviços.
Aumentar a satisfação do cliente
a melhoria contínua contribui para que a empresa atenda melhor às necessidades e expectativas dos clientes. Isso resulta em maior satisfação e fidelidade.
Promover a competitividade
a melhoria contínua garante que a empresa se mantenha competitiva no mercado. Isso porque ao buscar a melhoria contínua, a empresa tende a oferecer produtos/serviços de qualidade superior aos concorrentes.
Esses são alguns objetivos relacionados à melhoria contínua. Mas é possível estabelecer muitos outros dependendo do contexto da empresa e de suas necessidades.
Nenhum processo é 100% perfeito, e sempre há espaço para melhorias!
Ao implementar um processo de melhoria contínua na empresa, é possível, de forma clara e sistemática, identificar e corrigir possíveis falhas nos processos, produtos e serviços. Sendo, assim, uma excelente estratégia que pode resultar em: redução de custos, aumento da lucratividade, da eficiência e da qualidade. Com isso, podemos focar no que importa e promover um aumento na satisfação do cliente!
Esse conjunto de fatores torna a melhoria contínua um diferencial competitivo. Fazendo com que a empresa possa se destacar da concorrência através da qualidade dos produtos/serviços. Ou ainda pela capacidade de atender melhor às necessidades e expectativas dos clientes.
Além disso, a melhoria contínua permite que a organização se adapte às mudanças do mercado e às novas demandas dos clientes de forma mais rápida e eficiente. Isso pode ser fundamental para garantir a competitividade e o sucesso da empresa a longo prazo.
O mundo está em constante mudança. As empresas também. Nada é tão bom que não possa ser melhorado. Portanto, exercer a melhoria contínua pode auxiliar a empresa a se tornar cada vez melhor para um mundo cada vez melhor!