O ponto de partida para a sua empresa chegar ao sucesso é optar por boas estratégias, com boas escolhas você agiliza o processo, ajuda a sua empresa a crescer, alcança seus objetivos, melhora o trabalho em equipe e torna compreensível a todos o rumo que a empresa deverá tomar.
Após criar um plano de ação e definir os objetivos, você deve envolver sua equipe, pois é essencial que todos tenham conhecimento da estratégia a serem usadas. Trabalhar com um software de gestão pode ajudar muito em todas as etapas e levar você a atingir a meta com mais rapidez.
Confira algumas dicas de ações planejadas que poderão te levar topo
#1 – Olhe para a sua realidade
Saber a que situação os processos dentro da organização se encontram é fundamental para a definição de uma meta que seja compreensível para todos. Defina as dificuldades atuais encontradas nos processos que precisem ser superadas e os resultados desejados. Chegou a hora de se questionar, você sabe os riscos para o seu processo com essas mudanças? Avalie o mercado e em cima desta análise defina uma meta clara e atingível.
#2 - Como gerar satisfação para o seu cliente
Você precisa entender as necessidades e os desejos dos seus clientes, saber exatamente o que ele busca, faz com que você encurte o caminho na busca de clientes satisfeitos.
#3 – Determinar as ações
Você precisa definir a estratégia e o prazo para conclusão das ações planejadas que serão o seu roteiro para obter a satisfação do cliente. O método utilizado deve impulsionar as estratégias e deixar exatamente esclarecido o que deve ser feito e no tempo que deve ser feito.
O perigo de escolher uma estratégia errada
As ações planejadas devem servir de suporte para as métricas definidas. Você pode dividir em várias etapas (período inicial, período final, etc.) e em conjunto com os indicadores de desempenho, dessa forma você consegue acompanhar todos os períodos das ações de forma aprofundada. Lembramos que para medir o desempenho você pode utilizar os indicadores chave de desempenho ou KPIs.
Você sabe a diferença entre plano e ação planejada?
Muitas pessoas não conseguem diferenciar estes termos. Plano é algo que se almeja, pode ser que dê certo ou não, diferentemente de uma ação planejada, esta vai muito além do que se almeja, ela dá o suporte necessário com estratégias para que se chegue onde quer.
Um exemplo fácil é de você estar viajando e ter um plano de ir em um determinado ponto turístico, você tem vontade, está nos planos, porém nada foi feito para que isso se concretize. Você pode subir em um ônibus, em busca do ponto turístico, sem saber se é o meio mais rápido e se é o mais eficiente.
Uma ação planejada é algo feito antes, é almejar e buscar meios de chegar ao ponto turístico, é verificar a distância que você estará do ponto, por quais ruas deve ir, se deve pegar ônibus, se sim, pesquisar horários, estabelecer uma hora para sair e outra para retornar. Ações planejadas levam mais tempo pois precisam ser estudadas, porém evitam surpresas no caminho.
Pare de perder tempo com planos sem fundamentos, faça das ações planejadas um costume dentro da sua empresa e otimize o caminho tornando eficiente a busca pelo sucesso.