Estamos nos aproximando de mais um Dia Mundial da Qualidade e para organizar um evento sobre qualidade com qualidade, planejamento é o melhor caminho!
O Dia Mundial da Qualidade é um marco para todos que ajudam as empresas a entregar seus produtos ou serviços dentro dos padrões estabelecidos e com maior qualidade!
Além disso, é uma forma de aproximar os colaboradores da cultura da qualidade, de modo que cada um perceba seu papel na organização e desperte a vontade de fazer tudo cada vez melhor (Melhoria contínua). Sabemos que o engajamento é um problema latente em grande parte das empresas, assim, essa é uma ótima chance de trabalhar essa questão!
O que é o Dia Mundial da Qualidade?
Oficialmente, em 1990, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a segunda quinta-feira do mês de novembro como o Dia Mundial da Qualidade. Entretanto, há registros de comemorações a este dia muito antes disso.
De qualquer maneira, foi a ONU quem colocou de forma permanente no calendário uma data voltada a essa comemoração.
Outro ponto importante é que o Chartered Quality Institute (CQI) define um tema relacionado à qualidade. O objetivo é enfatizar a importância de trabalharmos alguns temas promovendo mais conscientização e engajamento dos colaboradores nas organizações.
Este ano, o Dia Mundial da Qualidade oficial será em 10 de novembro. Porém, cada vez mais organizações têm preparado eventos durante toda a semana, e não apenas por 1 dia. Ou seja, o Dia Mundial da Qualidade cresceu e virou a Semana Mundial da Qualidade!
Assim, em 2022, a Semana Mundial da Qualidade ocorrerá entre 7 e 11 de novembro e será voltada para temas relacionados à conscientização e importância da qualidade para muitas empresas.
Temas anteriores escolhidos pelo CQI para o Dia Mundial da Qualidade
Como já comentamos um pouco no início deste artigo, todos os anos o CQI escolhe um tema para o Dia Mundial da Qualidade.
Estes temas são apresentados como sugestões para a comemoração deste dia, portanto eles podem ou não serem trabalhados nas organizações. Vai depender muito do tipo de organização e se o tema se encaixa à cultura e contexto da sua empresa, por exemplo.
Nos últimos 5 anos, o CQI abordou como temas:
- 2021 - Sustentabilidade: melhorando nossos produtos, pessoas e planeta
- 2020 - Criando valor para o cliente
- 2019 - 100 anos de qualidade
- 2018 - Qualidade: uma questão de confiança
- 2017 - Comemorando a Liderança Diária
Ao pararmos para analisar os temas anteriores, podemos identificar que eles têm em comum uma preocupação cada vez maior em trazer confiabilidade ao negócio, mas de uma forma muito mais sustentável.
Isso porque de forma geral, estamos buscando produtos e serviços com mais qualidade. E além disso, estamos dando preferência ao que é certo, ou seja, fazer mais e melhor sem prejudicar o planeta e as partes interessadas.
Para 2022, o tema não poderia ser diferente: “Consciência de qualidade: fazendo a coisa certa”. Vamos a ele!
Consciência de qualidade: fazendo a coisa certa
O tema proposto pela CQI para 2022 não podia vir em melhor momento. O Dia Mundial da Qualidade é a oportunidade ideal para as organizações trabalharem este e tantos outros temas. Mostrando que a cultura da qualidade é um ponto fundamental para a gestão e para os colaboradores.
Fazer a coisa certa quando falamos de qualidade é avaliar o processo de ponta a ponta. De modo que as ações tomadas realmente reflitam de forma positiva para todas as partes interessadas. Não há como fazer o certo ignorando alguma parte interessada!
Na prática, uma das formas de fazer a coisa certa quando falamos de qualidade seria avaliar os cenários de três grandes públicos, de forma a atender cada um deles: a empresa, o planeta e todas as partes interessadas.
Fazendo a coisa certa nas empresas
Basicamente, para as organizações, o foco principal é a lucratividade do negócio. Mas para que isso aconteça, existem alguns fatores que precisam ser observados. Como por exemplo: a garantia de processos bem estruturados, o clima organizacional, o atendimento às legislações e regulações, e o engajamento dos colaboradores.
O tema proposto pelo CQI vem ao encontro de todos esses pilares. Uma vez que a empresa incorpora a cultura da qualidade, todo seu fluxo de oferta de produtos e/ou serviços passa a funcionar de forma padronizada e consciente. Gerando assim bons resultados.
Fazendo a coisa certa pelo planeta: sustentabilidade
Outro ponto cada vez mais importante é a conscientização relacionada ao meio ambiente. Estamos vivendo uma época onde somente o lucro ou produtos de boa qualidade não cabem mais.
É preciso repensar a forma como nos relacionamos com o planeta. Fomentar o consumo consciente de recursos. E adequar as organizações na busca de oferecer o melhor mas de maneira sustentável.
Tudo isso é possível através de ações de conscientização. E a Semana Mundial da Qualidade é o momento ideal para trabalhar esses temas!
Onde mais podemos fazer a coisa certa?
A cultura da qualidade quando bem aplicada e incorporada na organização, ultrapassa barreiras. Por isso, quando criamos um ambiente favorável que abraça essa cultura, observamos os resultados positivos por toda a cadeia que compõe o negócio.
É importante que cada parte interessada que completa o ciclo produtivo (colaboradores, fornecedores, clientes) perceba as ações da qualidade, seja no produto ou serviço ofertado.
Para que isso aconteça, é preciso trazer temas voltados à qualidade, não somente na Semana Mundial da Qualidade, mas de forma permanente. Assim, aquela sensação de dever cumprido ou no caso “de fazer a coisa certa” será algo natural e gratificante.
Por onde começar?
Este ano será a primeira vez que a sua empresa realizará um evento sobre o Dia Mundial da Qualidade? Ainda não bateu aquela inspiração?
Vem conferir o que nós aqui dá DOO preparamos no ano passado. Temos certeza que com engajamento e criatividade o evento será um sucesso e trará muitos resultados positivos
para todas as suas partes interessadas!