Ser certificado é um diferencial que garante a excelência dos processos e melhora a competitividade de mercado.
Perder a certificação pode resultar negativamente no negócio. Mas você já parou para pensar como uma organização pode perder a certificação ISO 9001? Separamos alguns motivos, confira:
1 – VOCÊ NÃO PODE USAR A LOGOTIPO DA ISO DE QUALQUER JEITO

Outro cuidado importante na comunicação é a indução às pessoas de que a certificação é sobre produtos, o que não condiz com a realidade já que a certificação está ligada aos processos da organização. Portanto, fique ligado: Qualidade de processos, não é qualidade de produtos!
2 – NÃO CORRA RISCO DE PERDER A CERTIFICAÇÃO POR UM MAU ATENDIMENTO!

Com base nisso, recomendamos para você esse eBook que traz boas práticas de atendimento ao cliente conforme a ISO. Evite erros!
3 – SUAS NÃO CONFORMIDADES NÃO PODEM SER RECORRENTES!

Fica como sugestão este artigo que ensina você a ajudar sua equipe a respirar qualidade através das Não conformidades.
4 – INADIMPLÊNCIA

5 – DECISÃO DA ORGANIZAÇÃO

Lembramos que a certificação ISO 9001 não é um requisito obrigatório, com exceção de alguns segmentos como as distribuidoras de energia, pois neste caso a Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL exige a certificação.
A CERTIFICAÇÃO TEM VALIDADE DE 3 ANOS
Obter e manter a certificação ISO não é tarefa fácil, é preciso inserir os requisitos nos processos e manter o Sistema de Gestão da Qualidade alinhado às normas da ISO 9001 e também aos objetivos pretendidos pela organização.
Após conquistar a certificação ela é válida por 3 anos, durante esse tempo, semestralmente, anualmente ou somente na recertificação, o Sistema de Gestão da Qualidade é auditado pela certificadora. A organização poderá perder a certificação caso não esteja seguindo a norma.
Devemos lembrar que a certificação ISO não é um evento único, e sim um passo importante de uma longa caminhada em busca da excelência organizacional.