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Comunicação

02 de Julho de 2018

Facilite a Comunicação Interna com um Software

Considerado o pai da administração moderna, Peter Drucker, afirma que falhas na comunicação são responsáveis por 60% de todos os problemas organizacionais. É através de uma comunicação interna eficiente que se garante um bom relacionamento entre gestores e funcionários além de evitar conflitos, retrabalhos e desmotivação.

As falhas da comunicação interna são diversas e podem atingir diversos setores. Os profissionais responsáveis lutam diariamente pela comunicação eficiente da organização, no entanto, muitas dúvidas existem em torno destas falhas, confira dicas importantes que vão melhorar este processo:

DEFINA UM CANAL PARA A COMUNICAÇÃO INTERNA

É essencial concentrar a comunicação com o público interno em um só lugar. Verifique o meio mais eficaz entre os colaboradores e escolha a que melhor se adapte. Definir apenas um canal é um jeito eficiente de informar sem atrasos. Utilizar uma plataforma online com formato de rede social é uma boa opção, pois é possível que todas as partes tenham acesso, seja para informar ou para receber a informação.

Com um canal de comunicação definido as dúvidas ficam mais fáceis para esclarecimento, a propósito, quando falamos em dúvidas é importante que as mensagens emitidas sejam compreensíveis a todos os colaboradores, dos diretores aos aprendizes.

A COMUNICAÇÃO INTERNA CONFORME ISO 9001:2015

É importante que o sistema de gestão dentro da empresa seja eficiente fornecendo informações relevantes a todos.

De acordo com o item 7.4 da ISO 9001:2015 – Comunicação

A organização DEVE determinar as comunicações internas e externas pertinentes para o sistema de gestão da qualidade, incluindo:

a) O que comunicar;

b) Quando comunicar;

c) Com quem se comunicar;

d) Como comunicar;

e) Quem comunica.


Apesar de parecer simples, uma comunicação eficaz tem seus desafios. Problemas podem aparecer, principalmente por:

 • Informações incompletas;

 • Comunicar a pessoa errada;

 • Comunicar na hora errada ou tarde demais;

 • Sistemas complexos utilizados para a comunicação;

 • Uso de meios informais para repasse das informações;

 • Falta de ética dos profissionais.

 

Falhas na comunicação em organizações são grandes causadoras das não conformidades que estão diretamente relacionadas ao sistema de gestão da qualidade. Monitorar essas falhas e utilizá-las para analise com um indicador de desempenho pode melhorar o processo de comunicação.

O processo de comunicação interna das empresas geralmente é veiculado por e-mails, aplicativos de celular, telefonemas e obviamente por contato pessoal, certo? Você observou como cada um desses recursos é usado em lugares diferentes e consomem tempo de acesso dos colaboradores? Com base nisso perguntamos: E se esses processos estivessem concentrados em uma só ferramenta?

Atualmente existem sistemas (aplicativos) para computadores e dispositivos móveis completamente voltados para otimização da comunicação interna. Nesses softwares, os colaboradores podem trocar mensagens diretas (e-mail) ou realizar conversas em tempo real (chat), tudo em um só lugar, diminuindo consideravelmente o tempo de comunicação, e ainda mais, concentrando assuntos profissionais em um único lugar.

Leia o artigo: Inovações na comunicação interna das empresas estão ganhando força no mercado! e saiba mais.

Uma falha na comunicação interna pode ser fatal para a organização, por isso, é essencial que a linguagem com os colaboradores seja realizada através de um meio apenas.