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Gestão

27 de Dezembro de 2023

Impactos da Indústria 4.0 na gestão da qualidade contemporânea

 

A Indústria 4.0 não é mais novidade e sua importância vem crescendo constantemente, bem como seus impactos na gestão da qualidade são inconfundíveis. A cada minuto, inovações tecnológicas surgem e são rapidamente incorporadas aos processos empresariais, criando maiores resultados e beneficiando todas as partes interessadas.

Esse novo paradigma tecnológico causa uma influência gigantesca na forma como gerenciamos as coisas, tomamos decisões e construímos nosso sistema de gestão da qualidade. Muitos dos problemas que a qualidade enfrentava há 10, 30, 50 anos atrás, hoje, são facilmente solucionados por sistemas ou novas ferramentas de monitoramento.

No artigo de hoje, vamos trabalhar um pouco sobre os novos tempos da qualidade. Até o final deste artigo, você vai entender porque é tão essencial acompanhar as tendências da Indústria 4.0 e como dar os primeiros passos rumo a uma empresa mais forte, integrada e moderna.

 

O que é a Gestão da Qualidade na Indústria 4.0?
 

A Gestão da Qualidade na Indústria 4.0 é uma abordagem que utiliza inovações tecnológicas (como, por exemplo, a Internet das Coisas ou a Inteligência Artificial) para melhorar a qualidade dos produtos, processos de fabricação e, assim, alcançar maiores resultados organizacionais.

Devido ao seu alto nível de integração e agilidade, diversos benefícios podem ser percebidos nesta abordagem. No artigo de hoje, vamos nos limitar a falar de 3 deles, aqueles que mais visivelmente impactam a qualidade e que em síntese permeiam todo o nicho e todas as áreas de negócio. Os três aspectos que vamos comentar têm potencial para revolucionar a forma como a qualidade é trabalhada.

 

1 - Coleta de dados automática e em tempo real


O primeiro passo de qualquer setor da qualidade é implementar pontos de controle nos processos. Por meio deles, é possível coletar dados que serão compilados, analisados e levarão a decisões que vão aprimorar os processos e suas saídas.

A velocidade com que esses dados são coletados e tabulados vai definir a velocidade com que conseguimos tomar as decisões. Assim, a coleta que era feita 100% em papel no início da indústria, logo perdeu lugar para meios digitais e mais ágeis.

Entretanto, hoje, a gama de mecanismos de captura é impressionante. São sensores cada vez mais modernos, câmeras que captam movimento, QR codes e uma imensidade de dispositivos que permitem monitorar praticamente tudo.

O mais impressionante é que, quando devidamente integrados, esses dispositivos podem coletar em segundos o que manualmente levaríamos dias, horas, semanas ou até mesmo meses. Isso fornece relatórios de desempenho em tempo real, tornando possível tomar decisões imediatamente após determinadas ocorrências. É quase como se pudéssemos controlar tudo que acontece dentro da planta simultaneamente.
 

2- Análise automática da conformidade e dos padrões de produção

Outro benefício gigantesco da automatização da coleta de dados é a possibilidade de comparar os dados e automatizar uma série de decisões.

Por exemplo, se conseguimos coletar dados automaticamente, podemos também determinar padrões de aceitação e conformidade. Imagine, por exemplo, que uma peça produzida possa ser aprovada apenas visualmente. Se ela não tiver rebarbas ou rachaduras, por exemplo, é aprovada.

A partir disso, é possível instalar sensores e câmeras que detectam padrões visuais de rachaduras ou rebarbas. Tal qual uma câmera que analisa QR codes ou que capta expressões faciais. Assim, é possível criar um sistema de avaliação que inspeciona 100% dos produtos e os aprova ou reprova de acordo com os requisitos pré-estabelecidos.

Na prática, isso significa inspecionar centenas, milhares, milhões de unidades de um item de forma muito mais barata, rápida e a prova de erros.
 

3- Análise preditiva da não conformidade e ações corretivas


Por outro lado, sabemos que a busca por conformidade e zero defeitos é uma ambição de muitas empresas. Bem como algo preconizado por Gurus da Qualidade, como Phillip Crosby. Assim, podemos ir muito para além da inspeção.

Um sistema mais completo e projetado para o contexto da sua empresa pode realizar análises muito mais aprofundadas e eficazes. Assim, aliar as coletas automáticas a, por exemplo, um sistema de análise por IA (Inteligência Artificial) torna as possibilidades infinitas.

Se antes falamos de análise simples, do tipo aprova e reprova, agora podemos prever problemas, antecipar tendências e até mesmo buscar melhorias. Se antes estávamos “presos” a padrões simples de conformidade, agora podemos ir além. Um sistema mais complexo e moderno pode prever a ocorrência de não conformidades, antecipar problemas e até mesmo antever a incidência de riscos.

Com o direcionamento correto, a gestão da qualidade na indústria 4.0 pode não só zerar a incidência de não conformidades chegando ao cliente como também contribuir para a eliminação sistemática de erros, defeitos e problemas diversos. Isso sem contar a imensidade de insights e análises possíveis se envolvermos dados internos e externos relacionados ao contexto de nossas empresas.

 

Desafios e limitação da gestão da qualidade na indústria 4.0
 

Mesmo que as estimativas sejam empolgantes e deslumbrem nossa imaginação, vale a pena lembrar que existem muitos desafios para a implementação plena da gestão da qualidade na indústria 4.0. Assim, vale a pena pensar nestes aspectos.

A primeira delas é, com certeza, os próprios fatores tecnológicos. Por mais que a tecnologia esteja disponível e com seus custos cada vez menores, o preço e até mesmo a disponibilidade ainda podem ser um problema. Muitos dos dispositivos e componentes necessários podem não estar acessíveis em todos os lugares e os preços de aquisição, instalação, manutenção e configuração podem variar muito de lugar para lugar, o que pode tornar a implementação cara e até mesmo inviável em algumas empresas.

Além disso, é preciso levar em consideração que a mão de obra necessária para operar um sistema 4.0 difere muito da que temos hoje. Assim, haverá a necessidade de treinar as pessoas e evoluir os processos para que se adequem e façam melhor proveito da tecnologia. O que nos leva a outro fator importante: a resistência a mudanças.

A gestão da qualidade na indústria 4.0 pode causar certo medo nas pessoas, fazendo com que elas tenham receio dessa nova abordagem. Assim, além do treinamento, é preciso conscientizar as pessoas, mostrando que essa nova forma de fazer qualidade é um avanço e traz benefícios para todas as partes interessadas.

Por fim, vale dizer que esses são apenas alguns dos desafios à nossa frente, bem como diversos outros podem surgir. Muitos deles, por exemplo, podem até mesmo estar ligados ao contexto da empresa, ao tipo de produto ou serviço com que trabalham e até mesmo a fatores culturais.

 

Qualidade 4.0: a chave para a sustentabilidade e lucro


 

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido o quanto a Gestão da Qualidade na Indústria 4.0 tem o potencial de revolucionar a forma como as empresas operam, produzem ou prestam serviços. Os benefícios dessa abordagem são inegáveis ​​e podem contribuir para a competitividade, melhorando os processos e aumentando os lucros de maneiras que eram impensáveis ​​há algumas décadas.

Da mesma forma, embora enfrentemos desafios tecnológicos, como disponibilidade e o custo de mudança, é fundamental lembrar que esses obstáculos podem ser superados e se tornarão cada vez menores devido às constantes inovações do mercado.

Portanto, para quem deseja estar na vanguarda da gestão da qualidade moderna, a busca pelo conhecimento e pela adaptação é essencial. O futuro pertence aos que abraçam as inovações e se comprometem a melhorar constantemente, na qualidade foi assim desde os gurus da qualidade até hoje!

Então, se você ainda não iniciou sua jornada na Qualidade 4.0, agora é o momento perfeito para dar os primeiros passos. Aproveite as oportunidades que a tecnologia oferece, treine sua equipe e prepare-se para enfrentar os desafios que surgirem. Lembre-se de que os ganhos potenciais são imensamente maiores do que os desafios que podem surgir no caminho. Afinal, enquanto as dificuldades são lineares e pontuais, os benefícios de um sistema de gestão da qualidade 4.0 são exponenciais e tendem ao infinito!