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Gestão

20 de Junho de 2023

Melhoria contínua na prática: etapas e metodologias para revolucionar sua empresa


 

 

Dando continuidade ao tema melhoria contínua, no artigo de hoje iremos mostrar como utilizá-la (além dos princípios da qualidade) no dia a dia da sua empresa.


Como, em nosso último artigo, já entendemos a importância da melhoria contínua, agora é essencial pensarmos em como manter essa cultura dentro da organização. Em como torná-la viva e atuante, sempre no intuito de favorecer todas as partes interessadas.


Para isso é fundamental seguir algumas etapas típicas do processo de implementação de melhoria contínua. Vamos conhecer cada uma delas mais de perto?

Etapas de implementação da melhoria contínua

Antes de mais nada, a melhoria contínua é um processo que visa aprimorar continuamente a qualidade dos processos, produtos e/ou serviços da empresa.


Para isso, existem algumas etapas que são comuns a qualquer processo ou contexto. Mesmo diante de diversas metodologias (que trataremos mais à frente), essas etapas estarão presentes de diferentes formas.


Assim, precisamos conhecê-las e segui-las de acordo com a metodologia que escolhermos para nossa empresa. Vejamos:

Identificar áreas e/ou processos de melhoria
A identificação da área ou processo a ser melhorados pode ser feita através da análise de feedbacks de clientes, observação dos processos, indicadores de desempenho, entre outros

Definir objetivos
é preciso estabelecer objetivos claros e específicos para as áreas e/ou processos identificados. além disso, é essencial que os objetivos sejam alcançáveis, mensuráveis e relevantes para a empresa

Analisar e planejar
precisamos analisar as causas-raízes dos problemas identificados e desenvolver planos de ação a fim de alcançar os objetivos estabelecidos;

Implementar
implementar as ações planejadas respeitando prazos e elencando os responsáveis;

Monitorar e avaliar
monitorar o progresso das ações implementadas e avaliar quanto ao alcance dos objetivos definidos;

Ajustar e melhorar
realizar ajustes nos planos de ação e nas ações implementadas, caso necessário, garantindo assim a melhoria contínua;

Comunicar e envolver
Comunicar os resultados e progressos da melhoria contínua para todos os envolvidos e incentivar a participação de todos os colaboradores na busca pela melhoria contínua.


Cabe ressaltar que as etapas correspondem ao ciclo PDCA, ou seja, são cíclicas, algo que é uma das principais características da melhoria contínua.

Principais metodologias de melhoria contínua 

Existem muitas metodologias e ferramentas que podem ser utilizadas para a implementação da melhoria contínua. Vejamos as principais:

 Kaizen
é uma metodologia japonesa que significa "melhoria contínua". Ela foca na eliminação de desperdícios e na melhoria dos processos de forma incremental e contínua, envolvendo todos os colaboradores da empresa. O Kaizen utiliza ferramentas como o mapeamento do fluxo de valor, o 5S e conceito Just-in-Time

Lean Manufacturing
é uma filosofia de gestão que busca a eliminação de desperdícios em processos, buscando maximizar o valor para o cliente e focando no aperfeiçoamento contínuo. Foi desenvolvida pela Toyota e, assim como o Kaizen, também utiliza ferramentas como o mapeamento do fluxo de valor e o Just-in-Time, além da produção enxuta

Six Sigma
é uma metodologia que visa a melhoria da qualidade dos processos, eliminando defeitos e reduzindo variações. Utiliza técnicas estatísticas para identificar e resolver problemas, sempre com o objetivo de atingir a qualidade de nível seis sigma (99,99966% de produtos ou serviços sem defeitos). O Six Sigma utiliza a estrutura DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar, Controlar) para guiar as etapas do processo de melhoria

PDCA
é uma metodologia que significa "Plan, Do, Check, Act" (Planejar, Executar, Verificar, Agir). É um ciclo de melhoria contínua que pode ser utilizado em diversos processos. O PDCA começa com o planejamento das ações de melhoria, passa pela execução e verificação dos resultados e termina com a ação de implementar as mudanças. E caso as ações implementadas não tenham sido efetivas, o ciclo se inicia novamente com novas ações até que seja alcançado o resultado esperado

5S
é uma ferramenta que foca na organização e na limpeza do ambiente de trabalho, com o objetivo de aumentar a eficiência e a segurança dos processos. Os 5S representam cinco palavras japonesas: Seiri (Organização), Seiton (Arrumação), Seiso (Limpeza), Seiketsu (Padronização) e Shitsuke (Disciplina)

Poka-Yoke
é uma técnica de prevenção de erros que visa eliminar ou minimizar a possibilidade de falhas nos processos. Utiliza dispositivos ou procedimentos que evitam ou alertam para erros, com o objetivo de reduzir o retrabalho e aumentar a produtividade.


Essas são algumas metodologias e ferramentas utilizadas para promover a melhoria contínua. Cada uma possui particularidades e, por isso, podem ser mais indicadas para diferentes tipos de processos e necessidades, de acordo com cada empresa.


O importante, então, é optar por aquela que melhor atenda aos objetivos da sua empresa.

Melhoria contínua e boas práticas na sua empresa

Criar uma cultura de melhoria contínua requer uma perspectiva estratégica e sistemática. Algumas ações podem fazer toda a diferença na hora de fomentar as boas práticas na empresa. Vejamos:

Comprometimento da liderança
é fundamental que a liderança da empresa esteja comprometida com a melhoria contínua, apoiando e participando ativamente do processo

Comunicação efetiva
é importante comunicar de forma clara e transparente as iniciativas de melhoria contínua e envolver todos os colaboradores, desde a definição de objetivos até a implementação das melhorias

Definição de metas e objetivos claros
estabelecer metas e objetivos claros para as iniciativas de melhoria contínua de forma que toda a empresa compreenda “onde” se quer chegar, “o que” se espera alcançar e “de que forma” pode contribuir para tais objetivos

Capacitação da equipe
capacitar a equipe com as habilidades necessárias para identificar oportunidades de melhoria, implementar mudanças e monitorar os resultados é essencial

Reconhecimento e recompensas
Reconhecer e recompensar a equipe pelo envolvimento e contribuição nas iniciativas de melhoria contínua, incentivando a participação ativa e o engajamento

Medição e análise de desempenho
medir e analisar o desempenho da organização e dos processos, de forma a identificar oportunidades de melhoria e avaliar a eficácia das iniciativas implementadas

Uso de ferramentas e metodologias
utilizar as ferramentas e metodologias adequadas para a melhoria contínua (como as  citadas anteriormente: Kaizen, Lean, Six Sigma, PDCA, 5S, entre outras) para estruturar e apoiar as iniciativas de melhoria

Continuidade
manter a melhoria contínua como um processo contínuo e sustentável, integrando-a à cultura da empresa e incentivando a equipe a buscar constantemente por melhorias.

 

Melhoria Contínua: um processo em constante evolução para resultados cada vez melhores!

Em um mercado cada vez mais competitivo, a busca pela melhoria contínua é fundamental para que as empresas possam se manter expressivas e alcançar os objetivos traçados. 


Para tal, é necessário adotar uma perspectiva sistemática e estratégica, que envolva toda a empresa e utilize ferramentas e metodologias adequadas para a identificação de oportunidades de melhoria. Bem como para a implementação de mudanças e monitoramento dos resultados.


É preciso que a cultura de melhoria contínua seja incentivada e incorporada à cultura da empresa. Tornando-a um processo contínuo e sustentável. Para que isso ocorra, é fundamental que a liderança esteja comprometida, apoiando e participando ativamente do processo. E ainda que a equipe esteja capacitada com as competências necessárias que consiga contribuir com as iniciativas de melhoria.


Ao adotar essa cultura, a empresa estará apta para alcançar benefícios como: aumento da eficiência, redução de custos, melhoria da qualidade dos produtos/ serviços e da satisfação dos clientes, colaboradores e outras partes interessadas.


A melhoria contínua não é o objetivo final, mas sim um processo em constante desenvolvimento, que pode ajudar a empresa a atingir resultados significativos, transformando a empresa de forma positiva!


Para saber mais sobre esse tema, acesse o link da nossa live sobre Boas Práticas no SGQ - Engajamento. Temos certeza que aplicando boas práticas, sua empresa alcançará o sucesso com mais assertividade!