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Gestão

08 de Fevereiro de 2021

O que a Gestão da Qualidade nos ensinou em 2020?

O novo coronavírus mudou a forma com que as pessoas interagem, empresas fecham negócios e o consumidor se comporta. Para se ter ideia, foram muitas as transformações e, mesmo após o fim da pandemia, é provável que elas permaneçam em nosso dia a dia. Uso de máscaras, distanciamento social, home office, enfim.

As pessoas precisaram se adaptar à nova realidade. E precisaram fazer isso rápido.

Dentro das organizações o vírus também trouxe mudanças e foi necessário perceber a necessidade de reavaliar projetos, expectativas, riscos e oportunidades. Inclusive a maneira com que os colaboradores exercem suas funções.

Ou seja, 2020 foi um ano atípico. Mas também foi um período de crescimento onde a gestão da qualidade teve papel fundamental na estruturação de readequações para sobrevivência durante a crise.

Quer saber como a gestão da qualidade tem feito isso e como ela pode ajudar, também, em 2021? Então fique com a gente e leia o post até o final!

Mudanças provocadas pela Covid-19

As mudanças provocadas pela COVID-19 transformaram o contexto das organizações. Entre elas temos o distanciamento social, desenvolvimento de novos produtos e serviços, home office e adoção de novos mecanismos de vendas.

Segundo os princípios da ISO 9001:2015, a organização focada em qualidade busca promover comportamentos, atitudes, atividades e processos que agregam valor ao cliente e interessados por meio de produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades e expectativas.

O que isso quer dizer exatamente?

Que o “foco em qualidade” pode-se traduzir em foco no cliente. E que o cenário incerto que se desenhou em 2020 exigiu das organizações que aplicassem soluções criativas, por vezes ousadas mas que buscasse atender a todos os interessados (stakeholders) e ao mesmo tempo fossem coerentes com sua cultura.

Um grande desafio, não é mesmo?

Importância da gestão da qualidade e do profissional da qualidade durante a pandemia



Até pouco tempo, um prestador de serviço podia circular pela empresa sem máscara.

Contudo, desde que o uso de máscara se tornou obrigatório e foram estabelecidas regras de distanciamento, a falta desse equipamento de proteção e o não cumprimento das normas se tornou um indicativo de que o profissional não oferece um serviço de qualidade.

As organizações também precisaram adotar novas medidas de segurança e apostar em novas tecnologias para otimizar processos e entregar produtos e serviços com qualidade.

Hoje, a empresa que não reavalia suas atitudes está perto de cometer falhas na gestão. Afinal, esses descuidos podem comprometer o bem estar da equipe, prejudicar o desempenho das operações e afetar as mercadorias, inclusive ocasionando atrasos.

A gestão da qualidade busca promover a qualidade em todos os processos. Se uma empresa quer sobreviver, se recuperar e ter sucesso apesar da pandemia e dos demais cenários de incerteza que poderão surgir, capacidade de gestão, adaptação e inovação difundida como cultura por meio de ferramentas e processos eficazes podem ser determinantes para a sobrevivência e crescimento dessas organizações. E no impacto que elas visam gerar.

Tecnologia aliada à gestão da qualidade



Para o profissional da qualidade a gestão em tempo de pandemia pode ser um desafio. Mas, por mais desafiador que seja, não quer dizer que a gestão da qualidade e a aplicação das suas ferramentas e práticas deva ser um fardo para os gestores. Ela pode recorrer à tecnologia para otimizar processos, proporcionar mais segurança, inclusive garantir a satisfação dos clientes.

Abaixo, veja como a tecnologia pode ajudar:

Gestão de risco

A gestão de risco consiste em controlar os recursos humanos e materiais para minimizar os riscos sobre a organização. Também prever possíveis ameaças e oportunidades em todo o contexto da organização. Alguns dos riscos mais comuns são os acidentes de trabalho e riscos ambientais, financeiros, políticos, cibernéticos, entre outros.
 
Neste contexto, um software de gestão pode ajudar o profissional da qualidade a integrar setores e fazer o levantamento e análise de dados. O acesso mais rápido à informação pode garantir uma visão mais ampla sobre a empresa e os riscos.

Indicadores


Os indicadores são ferramentas de gerenciamento que quantificam o desempenho da empresa. Por meio deles, o profissional de qualidade consegue identificar o padrão de erros e definir quais melhorias são necessárias.

Um software de gestão elimina o uso de planilhas e permite que o profissional acompanhe a evolução dos indicadores, em poucos cliques, agilizando a tomada de decisão. 

Documentos


Se antes o profissional de qualidade precisava coletar informações em documentos físicos, agora não precisa mais ser desse jeito. Com a tecnologia ao seu lado, ele pode acessar e verificar todos os dados dentro do próprio sistema.

Auditoria remota


A tecnologia trouxe facilidade para realizar atividades em qualquer lugar e hora. Hoje o profissional não precisa mais ficar trancado em uma sala para examinar as atividades da empresa. Ele pode fazer a auditoria remota por meio de qualquer dispositivo móvel com acesso à internet.

Plano de ação


O plano de ação consiste em planejar as atividades da empresa, definir os responsáveis e acompanhar o andamento de projetos. Dentro de um software de gestão o profissional de qualidade tem a liberdade para estruturar o plano de ação, editá-lo, inclusive monitorar o desempenho das tarefas.   

Gestão de pessoas


A gestão de pessoas consiste em administrar o capital humano da empresa. Sua finalidade é combinar os objetivos da equipe com as metas da organização.
A questão é que acompanhar todos os colaboradores é uma tarefa impossível se feita manualmente. Por isso, um software de gestão pode ser um aliado poderoso para o profissional de qualidade gerenciar o seu time com mais eficácia.  
  

Tendências de gestão pós pandemia  


Como falamos acima, a COVID-19 trouxe consigo transformações. Algumas dessas mudanças já se enraizaram na cultura das empresas e com isso irão se manter mesmo após a pandemia.

É importante que o profissional fique atento sobre quais são as principais tendências para saber exatamente o que pode ajudar nos processos da gestão da qualidade.
Abaixo, veja quais as tendências de gestão pós pandemia

Digitalização e inteligência artificial

Os serviços online tendem a ganhar cada vez mais espaço dentro das empresas. Software, serviços de streaming e outras ferramentas que permitem monitorar processos, fazer projeções e avaliar trabalhos irão contribuir para uma gestão da qualidade rápida e livre de erros.
 

Trabalho remoto


Com o distanciamento social, as empresas precisaram recorrer ao home office para manter a rotina de trabalho. O método tem ajudado no desempenho das atividades e contribuído para que os colaboradores realizem suas tarefas da melhor maneira possível com qualidade e segurança.
 

Liderança por projeto

Outra tendência é que o modelo tradicional de liderança passe por transformações. Ou seja, os líderes tendem a delegar mais do que antes, direcionando a responsabilidade pelos projetos a outros colaboradores.

Como um dos pilares da Gestão da Qualidade está relacionada à Liderança Proativa, essa tendência pode contribuir para criar uma cultura organizacional mais forte e manter um ambiente de trabalho mais cooperativo.

Lifelong Learning


Lifelong Learning, também conhecido como Educação Continuada, é um modelo de ensino onde os profissionais buscam se aprimorar sozinhos em casa. O período de isolamento fez a busca por cursos online crescer, mostrando que as pessoas estão recorrendo cada vez mais à internet para adquirir uma nova qualificação.

Na Melhoria Contínua, mais um dos pilares da Gestão da Qualidade, o gestor deve implementar processos mais modernos para aumentar o desempenho do trabalho. Assim sendo, pode recorrer ao Lifelong Learning para aprimorar os colaboradores e ajudar a manter o desempenho das atividades.

Gestão de mudança


A gestão de mudança consiste em estruturar um pensamento voltado para a prevenção e assim se antecipar a diferentes situações.

Como 2020 foi um ano repleto de eventos atípicos, a tendência é que mais empresas façam a gestão de mudança para criar uma mentalidade organizacional forte para superar desafios. Tudo para garantir a continuidade de processos e a qualidade dos serviços e produtos.
 
Se você quiser deixar a sua equipe mais preparada para 2021, pesquise soluções que facilitem os processos de gestão da qualidade tendo como base os desafios enfrentados em 2020.

Não conhece uma solução capaz de facilitar os processos de gestão da qualidade? Não têm problema! Converse com a nossa equipe e veja como podemos ajudar!