Ideias para comemorar o Dia Mundial da Qualidade 2023 na sua empresa!
Se você acompanha nosso blog ou está atento às novidades da área de sistemas de gestão, certamente sabe que toda segunda quinta-feira de novembro é comemorado o Dia Mundial da Qualidade! Com o passar do tempo, essa celebração evoluiu e hoje muitas empresas comemoram a Semana da Qualidade, uma semana inteira de ações voltadas ao engajamento e conscientização das pessoas sobre a qualidade.
Momentos como esse são cruciais para promover a melhoria do sistema de gestão da qualidade (SGQ) e dos processos. Bem como, também são extremamente importantes para engajar os colaboradores e reforçar a cultura da empresa.
Isso porque, não é demagogia dizer que a busca pela excelência e qualidade perpassa todas as pessoas e toda a cultura da organização. Assim, momentos como o Dia Mundial da Qualidade são fundamentais para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer empresa.
Ao investir nesse tipo de evento, você pode trazer benefícios significativos que vão desde o aumento da satisfação do cliente até a redução de custos e o aumento da competitividade (que inclusive é tema deste ano do CQI).
Por isso, no artigo de hoje, nosso objetivo é inspirar você a pensar na Semana Mundial da Qualidade como uma oportunidade de contribuir para a qualidade e eficiência em sua empresa.
Perceba que mesmo pequenas ações podem levar a grandes melhorias, então o mais importante é não deixar a data passar em branco. A seguir, apresentamos algumas sugestões de ações que você pode aplicar, adaptando-as para seu contexto e realidade. Vamos lá?
Palestras, treinamentos e workshops
A realização de palestras, treinamentos e workshops já é algo muito comum em eventos e empresas que querem motivar seus colaboradores. Isso porque essas ações são muito eficazes em transmitir informações e trazem consigo a importância do tema trabalhado.
Uma dúvida comum é se essas ações devem ser realizadas internamente, por profissionais da empresa; ou se devemos contratar um apoio externo (consultores ou auditores, por exemplo). Na verdade, não há regra e ambas as opções são relevantes.
Se por um lado os profissionais internos conhecem melhor a realidade da empresa, assim podendo criar ações mais personalizadas. Por outro, uma visão externa pode contribuir com novas ideias e trazer um ar diferente para a comemoração.
Dinâmicas lúdicas e divertidas
De certa forma, as dinâmicas também estão relacionadas a palestras, treinamentos e workshops. Porém, vale tratá-las de forma separada pois costumam ser um pouco mais interativas.
Enquanto nas palestras (e até mesmo em alguns treinamentos e workshops) o foco fica mais na pessoa que está ministrando o conteúdo, as dinâmicas requerem mais proatividade e movimentação por parte dos espectadores. Isso ajuda a despertar a criatividade e também a assimilar melhor os conceitos trabalhados.
Assim, pensar em dinâmicas que podem fazer parte da comemoração vai criar momentos de descontração, fixando melhor o aprendizado e despertando novas visões sobre a qualidade e os processos.
Cartazes, material didático ou motivacional e apoio visual
Sabemos o quanto a comunicação visual ajuda na conscientização. Assim, neste momento, vale a pena criar panfletos, cartazes e materiais que apoiem o evento
Essa ação pode ser mais simples, sendo 100% executada dentro da empresa. Basta imprimir os conteúdos e disponibilizar para as pessoas, por exemplo. Com um pouco de capricho e criatividade, é possível criar ótimos materiais.
Muitas vezes, entregar um bombom e um cartãozinho escrito à mão pode criar um momento especial e de valorização para as pessoas. Caso a empresa queira ir além, pode encomendar materiais mais sofisticados externamente.
Ambas as opções são interessantes e poderão causar muito impacto na comemoração do Dia Mundial da Qualidade. Vai de você analisar seu contexto e entender o que é melhor ou mais viável!
Que tal trabalhar o feedback dos clientes?
Os programas de coleta de feedbacks e pesquisas de satisfação são muito valorizados pelas empresas. Eles ajudam a inovar, melhorar produtos e processos, bem como, entender e atender melhor nossos clientes. Assim, dezenas, centenas, milhares de feedbacks são coletados todos os anos.
Porém, sabemos que nem sempre é viável compartilhar todas essas informações com os colaboradores. Muitas vezes, falta tempo para apresentá-las às pessoas e ligar isso às ações de melhoria ou atividades “da qualidade”.
Então, na comemoração do Dia Mundial da Qualidade, vale a pena selecionar alguns feedbacks de clientes e trabalhá-los. É possível usá-los para planejar melhorias, criando projetos novos ou planos de ação. E também vale fazer um trabalho retroativo, mostrando como feedbacks anteriores promoveram melhorias ou elogios posteriormente.
Ações de reconhecimento individual ou coletivo
Outra ação muito importante diz respeito a reconhecer boas iniciativas. Mesmo que você não tenha tempo de organizar um grande evento, o simples fato de executar algumas ações de reconhecimento já pode ajudar a elevar o moral e engajar pessoas.
Selecione pessoas que foram importantes para o SGQ, que executaram projetos importantes ou trataram NCs que trouxeram resultados. Reconheça-as formalmente e distribua brindes. Essa ação pode ser muito fácil de ser executada e ajuda a reforçar o quanto a qualidade e os bons comportamentos são importantes.
Se houver disponibilidade de recursos, faça uma cerimônia simples, um coffee break, e faça o reconhecimento formalmente, na frente da empresa. Se não, mesmo um pequeno gesto na estação de trabalho pode fazer a diferença!
Inovação e melhoria contínua: a importância da Semana Mundial da Qualidade
Se você é um profissional da qualidade engajado, sabe que é impossível subestimar a importância de celebrar o Dia Mundial da Qualidade, especialmente considerando a evolução desse evento para a Semana Mundial da Qualidade.
Essas datas oferecem oportunidades valiosas para aprimorar nossos sistemas de gestão da qualidade, envolver nossos colaboradores e fortalecer a cultura da qualidade e excelência em nossas empresas.
Lembre-se de que não importa o tamanho da sua empresa ou os recursos disponíveis, sempre é possível executar ações que contribuam para a qualidade e eficiência. Pequenas iniciativas podem gerar grandes melhorias e tudo que fazemos contribui para a melhoria dos processos, para a inovação e para a satisfação do cliente.
Independentemente das ações que você escolher, lembre-se de que o Dia Mundial da Qualidade é uma oportunidade para investir no sucesso e na sustentabilidade de sua empresa. A busca pela excelência é um esforço contínuo, e cada passo que damos em direção à qualidade nos aproxima de nossos objetivos. Assim, as celebrações anuais da qualidade são muito mais do que um simples evento, são um verdadeiro momento estratégico para sua organização!
![](admin/kcfinder/upload/images/Rodape-Artigos.jpg)
Tags:
Qualidade dinâmicas feedback do cliente reconhecimentoCategorias
ATENDIMENTO AUDITORIA CALIBRAÇÃO CASE DE SUCESSO COMUNICAÇÃO FINANÇAS GESTÃO INDICADORES ISO 9001 NÃO CONFORMIDADES NOTÍCIAS PLANO DE AÇÃO PLANO DE RISCO SERVIÇOSPosts Recentes
![Certificação ISO 9001: por onde começar? - 3 passos para iniciar com o pé direito! Certificação ISO 9001: por onde começar? - 3 passos para iniciar com o pé direito!](admin/imagens/noticias/thumb_18072024122516.png)
23 de Julho de 2024
![Como simplificar auditorias da qualidade com um software de gestão? Como simplificar auditorias da qualidade com um software de gestão?](admin/imagens/noticias/thumb_08072024115654.png)
09 de Julho de 2024
![A experiência do cliente como foco da gestão da qualidade A experiência do cliente como foco da gestão da qualidade](admin/imagens/noticias/thumb_25062024102310.png)
25 de Junho de 2024
![7 dicas de como elaborar um procedimento operacional padrão (POP) 7 dicas de como elaborar um procedimento operacional padrão (POP)](admin/imagens/noticias/thumb_10062024101938.png)
11 de Junho de 2024
![Como eliminar as planilhas e centralizar indicadores dos processos (e seus históricos) Como eliminar as planilhas e centralizar indicadores dos processos (e seus históricos)](admin/imagens/noticias/thumb_04062024102755.png)
27 de Maio de 2024
![3 impactos NEGATIVOS de não gerenciar os indicadores dos processos 3 impactos NEGATIVOS de não gerenciar os indicadores dos processos](admin/imagens/noticias/thumb_07052024012225.png)
14 de Maio de 2024
![3 boas práticas para avaliar a eficácia dos treinamentos 3 boas práticas para avaliar a eficácia dos treinamentos](admin/imagens/noticias/thumb_23042024110036.png)
25 de Abril de 2024
![Como engajar colaboradores na qualidade por meio dos treinamentos? Como engajar colaboradores na qualidade por meio dos treinamentos?](admin/imagens/noticias/thumb_23042024075718.png)
10 de Abril de 2024
![Gestão à vista de indicadores: comunicando resultados e impulsionando desempenho! Gestão à vista de indicadores: comunicando resultados e impulsionando desempenho!](admin/imagens/noticias/thumb_25032024044118.png)
25 de Março de 2024
![A importância de monitorar competências e treinar colaboradores A importância de monitorar competências e treinar colaboradores](admin/imagens/noticias/thumb_16022024101446.png)
05 de Março de 2024