Ideias para comemorar o Dia Mundial da Qualidade 2023 na sua empresa!


 

Se você acompanha nosso blog ou está atento às novidades da área de sistemas de gestão, certamente sabe que toda segunda quinta-feira de novembro é comemorado o Dia Mundial da Qualidade! Com o passar do tempo, essa celebração evoluiu e hoje muitas empresas comemoram a Semana da Qualidade, uma semana inteira de ações voltadas ao engajamento e conscientização das pessoas sobre a qualidade.

Momentos como esse são cruciais para promover a melhoria do sistema de gestão da qualidade (SGQ) e dos processos. Bem como, também são extremamente importantes para engajar os colaboradores e reforçar a cultura da empresa.

Isso porque, não é demagogia dizer que a busca pela excelência e qualidade perpassa todas as pessoas e toda a cultura da organização. Assim, momentos como o Dia Mundial da Qualidade são fundamentais para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer empresa.

Ao investir nesse tipo de evento, você pode trazer benefícios significativos que vão desde o aumento da satisfação do cliente até a redução de custos e o aumento da competitividade (que inclusive é tema deste ano do CQI).

Por isso, no artigo de hoje, nosso objetivo é inspirar você a pensar na Semana Mundial da Qualidade como uma oportunidade de contribuir para a qualidade e eficiência em sua empresa.

Perceba que mesmo pequenas ações podem levar a grandes melhorias, então o mais importante é não deixar a data passar em branco. A seguir, apresentamos algumas sugestões de ações que você pode aplicar, adaptando-as para seu contexto e realidade. Vamos lá?

 

Palestras, treinamentos e workshops

A realização de palestras, treinamentos e workshops já é algo muito comum em eventos e empresas que querem motivar seus colaboradores. Isso porque essas ações são muito eficazes em transmitir informações e trazem consigo a importância do tema trabalhado.

Uma dúvida comum é se essas ações devem ser realizadas internamente, por profissionais da empresa; ou se devemos contratar um apoio externo (consultores ou auditores, por exemplo). Na verdade, não há regra e ambas as opções são relevantes.

Se por um lado os profissionais internos conhecem melhor a realidade da empresa, assim  podendo criar ações mais personalizadas. Por outro, uma visão externa pode contribuir com novas ideias e trazer um ar diferente para a comemoração.

 

Dinâmicas lúdicas e divertidas

De certa forma, as dinâmicas também estão relacionadas a palestras, treinamentos e workshops. Porém, vale tratá-las de forma separada pois costumam ser um pouco mais interativas.

Enquanto nas palestras (e até mesmo em alguns treinamentos e workshops) o foco fica mais na pessoa que está ministrando o conteúdo, as dinâmicas requerem mais proatividade e movimentação por parte dos espectadores. Isso ajuda a despertar a criatividade e também a assimilar melhor os conceitos trabalhados.

Assim, pensar em dinâmicas que podem fazer parte da comemoração vai criar momentos de descontração, fixando melhor o aprendizado e despertando novas visões sobre a qualidade e os processos.

 

Cartazes, material didático ou motivacional e apoio visual

Sabemos o quanto a comunicação visual ajuda na conscientização. Assim, neste momento, vale a pena criar panfletos, cartazes e materiais que apoiem o evento

Essa ação pode ser mais simples, sendo 100% executada dentro da empresa. Basta imprimir os conteúdos e disponibilizar para as pessoas, por exemplo. Com um pouco de capricho e criatividade, é possível criar ótimos materiais.

Muitas vezes, entregar um bombom e um cartãozinho escrito à mão pode criar um momento especial e de valorização para as pessoas. Caso a empresa queira ir além, pode encomendar materiais mais sofisticados externamente.

Ambas as opções são interessantes e poderão causar muito impacto na comemoração do Dia Mundial da Qualidade. Vai de você analisar seu contexto e entender o que é melhor ou mais viável!

 

Que tal trabalhar o feedback dos clientes?

Os programas de coleta de feedbacks e pesquisas de satisfação são muito valorizados pelas empresas. Eles ajudam a inovar, melhorar produtos e processos, bem como, entender e atender melhor nossos clientes. Assim, dezenas, centenas, milhares de feedbacks são coletados todos os anos.

Porém, sabemos que nem sempre é viável compartilhar todas essas informações com os colaboradores. Muitas vezes, falta tempo para apresentá-las às pessoas e ligar isso às ações de melhoria ou atividades “da qualidade”.

Então, na comemoração do Dia Mundial da Qualidade, vale a pena selecionar alguns feedbacks de clientes e trabalhá-los. É possível usá-los para planejar melhorias, criando projetos novos ou planos de ação. E também vale fazer um trabalho retroativo, mostrando como feedbacks anteriores promoveram melhorias ou elogios posteriormente.

 

Ações de reconhecimento individual ou coletivo

Outra ação muito importante diz respeito a reconhecer boas iniciativas. Mesmo que você não tenha tempo de organizar um grande evento, o simples fato de executar algumas ações de reconhecimento já pode ajudar a elevar o moral e engajar pessoas.

Selecione pessoas que foram importantes para o SGQ, que executaram projetos importantes ou trataram NCs que trouxeram resultados. Reconheça-as formalmente e distribua brindes. Essa ação pode ser muito fácil de ser executada e ajuda a reforçar o quanto a qualidade e os bons comportamentos são importantes.

Se houver disponibilidade de recursos, faça uma cerimônia simples, um coffee break, e faça o reconhecimento formalmente, na frente da empresa. Se não, mesmo um pequeno gesto na estação de trabalho pode fazer a diferença!

 

Inovação e melhoria contínua: a importância da Semana Mundial da Qualidade

Se você é um profissional da qualidade engajado, sabe que é impossível subestimar a importância de celebrar o Dia Mundial da Qualidade, especialmente considerando a evolução desse evento para a Semana Mundial da Qualidade.

Essas datas oferecem oportunidades valiosas para aprimorar nossos sistemas de gestão da qualidade, envolver nossos colaboradores e fortalecer a cultura da qualidade e excelência em nossas empresas.

Lembre-se de que não importa o tamanho da sua empresa ou os recursos disponíveis, sempre é possível executar ações que contribuam para a qualidade e eficiência. Pequenas iniciativas podem gerar grandes melhorias e tudo que fazemos contribui para a melhoria dos processos, para a inovação e para a satisfação do cliente.

Independentemente das ações que você escolher, lembre-se de que o Dia Mundial da Qualidade é uma oportunidade para investir no sucesso e na sustentabilidade de sua empresa. A busca pela excelência é um esforço contínuo, e cada passo que damos em direção à qualidade nos aproxima de nossos objetivos. Assim, as celebrações anuais da qualidade são muito mais do que um simples evento, são um verdadeiro momento estratégico para sua organização!

 

24 de Outubro de 2023

Tags:

Qualidade dinâmicas feedback do cliente reconhecimento