Facebook

Melhoria contínua através do método PDCA

Está sem tempo de ler agora? Aproveite o player e ouça o nosso conteúdo!

O tão conhecido PDCA trata-se de um método focado em melhoria contínua. Através de 4 passos é possível desenvolver um planejamento a fim de alcançar resultados satisfatórios, tudo de forma contínua.

ciclo PDCA é um meio eficiente para o controle dos processos. Pode ser aplicado em novos produtos, resolução de problemas, execução de projetos e criação de conceitos.

CONHECENDO O CICLO PDCA

A sigla PDCA representa as etapas do ciclo, que se dividem em PLANEJAR (Plan), FAZER (Do), CHECAR (Check) E AGIR (Action). Este método pode ser utilizado por todas as áreas da organização com o objetivo de identificar processos problemáticos e corrigi-los.

AS 4 ETAPAS DO CICLO

Conheça as etapas do ciclo PDCA e suas aplicações:

PLANO

É a primeira etapa do ciclo, este é o momento certo para identificar as melhorias pretendidas. É ideal fazer um levantamento de ideias, criar um plano de ação e tirá-lo do papel. Neste momento do ciclo, você poderá:

  • Determinar o objetivo para a melhoria de processos;
  • Formar uma equipe de profissionais específica para o ciclo PDCA;
  • Estipular prazos;
  • Criar um plano de ação detalhando todas as tarefas a serem executadas.

FAZER

Após o planejamento é chegada a hora da realização. É nesta etapa que o plano de ação é executado. A equipe precisa estar capacitada e alinhada para colocar em prática as tarefas. É importante neste período:

  • Executar as atividades que compõem o plano de ação;
  • Comunicar todos os envolvidos da evolução do processo;
  • Seguir o calendário de prazos;
  • Evidenciar todas as ações existentes que divergem com o plano de ação.

CHECAR

Neste momento você deve analisar os resultados e avaliar o que pode ser melhorado. Conforme o êxito na execução das ações planejadas, você poderá voltar para a etapa anterior (FAZER) e identificar outras possibilidades de melhorias, é fundamental nesta etapa que você monitore as ações, por exemplo:

  • Ao executar uma tarefa, analise se o resultado alcançado era o pretendido;
  • Tome nota de todas as variações encontradas além do previsto;
  • Reconheça as principais causas dos problemas.

AGIR

Esta é a última etapa do ciclo, neste período você já tem a sua solução implantada. Agora é a hora das correções, todos os problemas encontrados nas etapas anteriores devem ser levantados e melhorados para que o ciclo comece novamente. Reiniciar o ciclo indica que a melhoria continua está em movimento. Para isso é importante:

  • Corrigir defeitos;
  • Criar ações de prevenção para as causas identificadas;
  • Implementar as ações preventivas e analisar se o resultado é o esperado;
  • Repetir as etapas do ciclo até que todos os objetivos e metas sejam alcançadas.

Se você utilizou o PDCA para a resolução de um problema específico, após as 4 etapas você chegou ao final do processo, porém, se você pretende utilizar este método para a melhoria contínua, você deve reiniciar o ciclo a fim de encontrar diferentes opções de soluções. O ciclo PDCA pode ajudar a sua organização a melhorar o desempenho em todas as áreas. 

A ISO 9001:2015 e o CICLO PDCA

Para a certificação ISO 9001:2015 é uma boa prática que a empresa venha adotar mudanças a fim de melhorar os processos e se adequar a norma, utilizando o ciclo PDCA, o Sistema de Gestão da Qualidade consegue padronizar e controlar etapas fundamentais como a criação de um produto, a execução e as ações de melhorias. A norma é constituída de diversos requisitos para que processos como estes sejam executados de maneira correta.

Em análise do Ciclo PDCA com a estrutura da ISO 9001:2015, temos itens equivalentes, confira:


 

Nota-se que o ciclo PDCA e a norma se encaixam, ou seja, é base das normas ISO, uma amostra disso é analisar o anexo SLneste artigo  você vai compreender melhor a estrutura de alto nível.

 

Outro aspecto importante é a capacidade de propor melhorias e ajustes na organização a cada novo ciclo, o PDCA junto à norma estrutura os processos e ações que precisam ser controladas.

30 de Julho de 2018

Tags:

método pdca