Melhoria contínua através do método PDCA
Está sem tempo de ler agora? Aproveite o player e ouça o nosso conteúdo!O tão conhecido PDCA trata-se de um método focado em melhoria contínua. Através de 4 passos é possível desenvolver um planejamento a fim de alcançar resultados satisfatórios, tudo de forma contínua.
O ciclo PDCA é um meio eficiente para o controle dos processos. Pode ser aplicado em novos produtos, resolução de problemas, execução de projetos e criação de conceitos.
CONHECENDO O CICLO PDCA
A sigla PDCA representa as etapas do ciclo, que se dividem em PLANEJAR (Plan), FAZER (Do), CHECAR (Check) E AGIR (Action). Este método pode ser utilizado por todas as áreas da organização com o objetivo de identificar processos problemáticos e corrigi-los.
AS 4 ETAPAS DO CICLO
Conheça as etapas do ciclo PDCA e suas aplicações:
PLANO
É a primeira etapa do ciclo, este é o momento certo para identificar as melhorias pretendidas. É ideal fazer um levantamento de ideias, criar um plano de ação e tirá-lo do papel. Neste momento do ciclo, você poderá:
- Determinar o objetivo para a melhoria de processos;
- Formar uma equipe de profissionais específica para o ciclo PDCA;
- Estipular prazos;
- Criar um plano de ação detalhando todas as tarefas a serem executadas.
FAZER
Após o planejamento é chegada a hora da realização. É nesta etapa que o plano de ação é executado. A equipe precisa estar capacitada e alinhada para colocar em prática as tarefas. É importante neste período:
- Executar as atividades que compõem o plano de ação;
- Comunicar todos os envolvidos da evolução do processo;
- Seguir o calendário de prazos;
- Evidenciar todas as ações existentes que divergem com o plano de ação.
CHECAR
Neste momento você deve analisar os resultados e avaliar o que pode ser melhorado. Conforme o êxito na execução das ações planejadas, você poderá voltar para a etapa anterior (FAZER) e identificar outras possibilidades de melhorias, é fundamental nesta etapa que você monitore as ações, por exemplo:
- Ao executar uma tarefa, analise se o resultado alcançado era o pretendido;
- Tome nota de todas as variações encontradas além do previsto;
- Reconheça as principais causas dos problemas.
AGIR
Esta é a última etapa do ciclo, neste período você já tem a sua solução implantada. Agora é a hora das correções, todos os problemas encontrados nas etapas anteriores devem ser levantados e melhorados para que o ciclo comece novamente. Reiniciar o ciclo indica que a melhoria continua está em movimento. Para isso é importante:
- Corrigir defeitos;
- Criar ações de prevenção para as causas identificadas;
- Implementar as ações preventivas e analisar se o resultado é o esperado;
- Repetir as etapas do ciclo até que todos os objetivos e metas sejam alcançadas.
Se você utilizou o PDCA para a resolução de um problema específico, após as 4 etapas você chegou ao final do processo, porém, se você pretende utilizar este método para a melhoria contínua, você deve reiniciar o ciclo a fim de encontrar diferentes opções de soluções. O ciclo PDCA pode ajudar a sua organização a melhorar o desempenho em todas as áreas.
A ISO 9001:2015 e o CICLO PDCA
Para a certificação ISO 9001:2015 é uma boa prática que a empresa venha adotar mudanças a fim de melhorar os processos e se adequar a norma, utilizando o ciclo PDCA, o Sistema de Gestão da Qualidade consegue padronizar e controlar etapas fundamentais como a criação de um produto, a execução e as ações de melhorias. A norma é constituída de diversos requisitos para que processos como estes sejam executados de maneira correta.
Em análise do Ciclo PDCA com a estrutura da ISO 9001:2015, temos itens equivalentes, confira:
Nota-se que o ciclo PDCA e a norma se encaixam, ou seja, é base das normas ISO, uma amostra disso é analisar o anexo SL, neste artigo você vai compreender melhor a estrutura de alto nível.
Outro aspecto importante é a capacidade de propor melhorias e ajustes na organização a cada novo ciclo, o PDCA junto à norma estrutura os processos e ações que precisam ser controladas.
30 de Julho de 2018Tags:
método pdcaCategorias
ATENDIMENTO AUDITORIA CALIBRAÇÃO CASE DE SUCESSO COMUNICAÇÃO FINANÇAS GESTÃO INDICADORES ISO 9001 NÃO CONFORMIDADES NOTÍCIAS PLANO DE AÇÃO PLANO DE RISCO SERVIÇOSPosts Recentes
Como engajar colaboradores na qualidade por meio dos treinamentos?10 de Abril de 2024 Gestão à vista de indicadores: comunicando resultados e impulsionando desempenho!
25 de Março de 2024 A importância de monitorar competências e treinar colaboradores
05 de Março de 2024 Como centralizar os históricos de Atendimentos ao Cliente com o DOO
20 de Fevereiro de 2024 Dicas para preparar sua empresa para auditoria de certificação ISO 9001
23 de Janeiro de 2024 Reduza entre 6% e 64% seu custo com calibração
08 de Janeiro de 2024 Impactos da Indústria 4.0 na gestão da qualidade contemporânea
27 de Dezembro de 2023 Gestão da qualidade - Retrospectiva 2023
13 de Dezembro de 2023 Como lidar com as reclamações de clientes?
16 de Novembro de 2023 Interpretação do item 9.1.2 Satisfação do cliente da ISO 9001:2015
07 de Novembro de 2023