Qual a diferença entre Gestão da Qualidade e Controle de qualidade
Certamente, para você que já trabalha na área de SGQ, tais conceitos já estão bem definidos, porém, será que o restante da empresa sabe separar as coisas? Você saberia como explicar em poucas palavras a diferença caso fosse questionado agora mesmo?
As palavras “controle” e “gestão” têm significados similares e interdependentes, ou seja, para conceituar gestão usa-se também o conceito de controle, organização etc. Da mesma forma, controlar algo pode também se referir à gestão (gerir), no sentido de monitorar. Nas linhas abaixo explicamos com esses conceitos de separam.
O que é Controle da Qualidade?
Controle de qualidade resume-se ao monitoramento final de um produto, com o intuito de averiguar sua qualidade e consistência, ou seja, identificar se todos os processos de produção, bem como os materiais que compõem o produto atendem aos requisitos do mercado.
O que é Gestão da Qualidade?
Gestão da qualidade é o alinhamento e a padronização de todos os processos e pessoas da empresa cujo fim é garantir produtos ou serviços que atendam tanto as expectativas do mercado, quanto às exigências legais e éticas que regem cada segmento empresarial. Conheça aqui um sistema para gestão da qualidade perfeito para atender às normas da ISO 9001.
Vamos exemplificar para ficar mais fácil?
Uma Distribuidora de Energia Elétrica, por exemplo, faz parte do segmento de empresas do setor elétrico, as quais estão debaixo do regimento da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), logo, os responsáveis pela Gestão da Qualidade devem alinhar os processos da empresa para atender às normas deste órgão regulador. Imagine que esta mesma distribuidora possua uma fábrica de postes para entregar ao consumidor final um poste de acordo com as especificações legais vigentes.
A Gestão da qualidade consiste em:
- Estudar a norma relacionada aos postes;
- Estabelecer e protocolar os padrões do poste (altura, diâmetro, material etc);
- Alinhar os processos de todos os setores que lidam com postes (seja na fabricação, na venda ou na colocação do poste);
- E garantir que os profissionais estejam capacitados para exercer cada função em prol da fabricação dos postes.
Já o Controle da Qualidade consiste em:
- Analisar a matéria prima do poste (qualidade e quantidade dos materiais para fabricação)
- Monitorar os processos de produção de cada poste
- Testar a consistência e segurança do poste acabado antes de liberá-lo para venda
Enquanto a Gestão da Qualidade está focada nos processos por trás dos postes que tocam às exigências legais, o Controle da qualidade está focado na parte final do produto, garantindo sua consistência e segurança a fim de liberá-lo aos consumidores finais.
E você gostaria de contribuir para essa conceituação, deixe seu comentário abaixo!
19 de Outubro de 2020Tags:
gestão da qualidade controle de qualidadeCategorias
ATENDIMENTO AUDITORIA CALIBRAÇÃO CASE DE SUCESSO COMUNICAÇÃO FINANÇAS GESTÃO INDICADORES ISO 9001 NÃO CONFORMIDADES NOTÍCIAS PLANO DE AÇÃO PLANO DE RISCO SERVIÇOSPosts Recentes
3 boas práticas para avaliar a eficácia dos treinamentos25 de Abril de 2024 Como engajar colaboradores na qualidade por meio dos treinamentos?
10 de Abril de 2024 Gestão à vista de indicadores: comunicando resultados e impulsionando desempenho!
25 de Março de 2024 A importância de monitorar competências e treinar colaboradores
05 de Março de 2024 Como centralizar os históricos de Atendimentos ao Cliente com o DOO
20 de Fevereiro de 2024 Dicas para preparar sua empresa para auditoria de certificação ISO 9001
23 de Janeiro de 2024 Reduza entre 6% e 64% seu custo com calibração
08 de Janeiro de 2024 Impactos da Indústria 4.0 na gestão da qualidade contemporânea
27 de Dezembro de 2023 Gestão da qualidade - Retrospectiva 2023
13 de Dezembro de 2023 Como lidar com as reclamações de clientes?
16 de Novembro de 2023