Carregando Dados...
Gestão

19 de Outubro de 2020

Qual a diferença entre Gestão da Qualidade e Controle de qualidade



Certamente, para você que já trabalha na área de SGQ, tais conceitos já estão bem definidos, porém, será que o restante da empresa sabe separar as coisas? Você saberia como explicar em poucas palavras a diferença caso fosse questionado agora mesmo?

As palavras “controle” e “gestão” têm significados similares e interdependentes, ou seja, para conceituar gestão usa-se também o conceito de controle, organização etc. Da mesma forma, controlar algo pode também se referir à gestão (gerir), no sentido de monitorar. Nas linhas abaixo explicamos com esses conceitos de separam.

O que é Controle da Qualidade?

Controle de qualidade resume-se ao monitoramento final de um produto, com o intuito de averiguar sua qualidade e consistência, ou seja, identificar se todos os processos de produção, bem como os materiais que compõem o produto atendem aos requisitos do mercado.

O que é Gestão da Qualidade?

Gestão da qualidade é o alinhamento e a padronização de todos os processos e pessoas da empresa cujo fim é garantir produtos ou serviços que atendam tanto as expectativas do mercado, quanto às exigências legais e éticas que regem cada segmento empresarial. Conheça aqui um sistema para gestão da qualidade perfeito para atender às normas da ISO 9001.

Vamos exemplificar para ficar mais fácil?

Uma Distribuidora de Energia Elétrica, por exemplo, faz parte do segmento de empresas do setor elétrico, as quais estão debaixo do regimento da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), logo, os responsáveis pela Gestão da Qualidade devem alinhar os processos da empresa para atender às normas deste órgão regulador. Imagine que esta mesma distribuidora possua uma fábrica de postes para entregar ao consumidor final um poste de acordo com as especificações legais vigentes.

A Gestão da qualidade consiste em:

  • Estudar a norma relacionada aos postes;
  • Estabelecer e protocolar os padrões do poste (altura, diâmetro, material etc);
  • Alinhar os processos de todos os setores que lidam com postes (seja na fabricação, na venda ou na colocação do poste);
  • E garantir que os profissionais estejam capacitados para exercer cada função em prol da fabricação dos postes.

Já o Controle da Qualidade consiste em:

  • Analisar a matéria prima do poste (qualidade e quantidade dos materiais para fabricação)
  • Monitorar os processos de produção de cada poste
  • Testar a consistência e segurança do poste acabado antes de liberá-lo para venda

Enquanto a Gestão da Qualidade está focada nos processos por trás dos postes que tocam às exigências legais, o Controle da qualidade está focado na parte final do produto, garantindo sua consistência e segurança a fim de liberá-lo aos consumidores finais.

E você gostaria de contribuir para essa conceituação, deixe seu comentário abaixo!