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Qual é a importância da alta direção no Sistema de Gestão de Qualidade?

Para que a empresa consiga ter bons resultados é importante que ela tenha suas estratégias direcionadas. Também que seus profissionais desempenhem as funções corretamente e, principalmente, que a alta direção esteja envolvida e comprometida com o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). 

Quando os líderes entendem qual é o papel da liderança, a empresa é capaz de alcançar os resultados pretendidos mais rápido. Isso porque conseguem direcionar melhor as estratégias, aumentar a satisfação dos clientes internos e externos, consequentemente, destacar a sua marca no mercado.

Quer melhorar o engajamento de toda equipe e garantir mais qualidade nos produtos e serviços oferecidos? Veja, neste post, qual é a importância da liderança e do comprometimento e entenda porque a alta direção precisa estar envolvida para fazer a diferença. Confira! 

ISO 9001: A importância da liderança e do comprometimento com o SGQ



Quando o assunto é liderança e comprometimento qual é a primeira coisa que você pensa? No supervisor lançando “milhares” de tarefas para as equipes ou na participação ativa desse líder em relação ao Sistema de Gestão da Qualidade? 

De acordo com o Requisito 5.1.1 da ISO 9001, a alta direção deve ser um dos principais motivadores para manter um sistema de gestão eficiente. Isso não têm correlação com a personalidade do gestor ou diretor, mas nos esforços com que esses profissionais são capazes de manter a qualidade dentro da empresa. 

Para conseguir atingir os objetivos é importante que o líder esteja focado e que queira participar de todos os processos. Vestir a camiseta da empresa e traçar planos e melhorias para alcançar a excelência em seus produtos, serviços e operações.

Alta direção mais envolvida e comprometida



O Requisito 5.1.1
 diz que “A Alta Direção deve demonstrar liderança e comprometimento com relação ao sistema de gestão da qualidade”

De que forma? 

 Responsabilizando-se por prestar contas pela eficácia do sistema de gestão da qualidade

A alta direção deve prestar contas e deixar especificado a forma com que ajuda no alcance dos objetivos. Também como é o seu comportamento dentro da empresa e o que fazem quando os resultados não são alcançados.
 
 Assegurando que a política da qualidade e os objetivos da qualidade sejam estabelecidos para o sistema de gestão da qualidade e que sejam compatíveis com o contexto e a direção estratégica da organização

A política e os objetivos da qualidade precisam estar alinhados com as estratégias. Todas as instruções e os compromissos da empresa precisam ser avaliados pelos líderes da organização, isso para que a marca consiga ser bem direcionado no SGQ.

 Assegurando a integração dos requisitos do sistema de gestão da qualidade nos processos de negócio da organização

Sem a participação ativa da alta direção a empresa corre o risco de ter um sistema de gestão ineficiente. É importante que os gestores estejam envolvidos e comprometidos para integrar os requisitos do SGQ ao processos. Dessa forma é possível garantir que haja mais foco e direcionamento. 
 
 Promovendo o uso da abordagem de processo e da mentalidade de risco

alta direção deve promover o uso da abordagem de processos e da mentalidade de risco. Para isso, é necessário que os líderes auxiliem as equipes na compreensão dos procedimentos. 

Mostrar quais as tarefas, explicar qual é a relação entre os processos e, principalmente, como o trabalho deles é fundamental para os propósitos da empresa. 
 
 Assegurando que os recursos necessários para o sistema de gestão da qualidade estejam disponíveis

Os líderes precisam assegurar os recursos necessários para a realização dos procedimentos. A falta de matéria-prima ou até mesmo a falha de algum equipamento podem representar prejuízos ou até mesmo atraso nas entregas.
 
 Comunicando a importância de uma gestão da qualidade eficaz e de estar conforme com os requisitos do sistema de gestão da qualidade

Os gestores precisam conservar um diálogo aberto entre os colaboradores. Só assim eles serão capazes de construir uma relação mais sólida e de confiança.

Existem líderes que investem em treinamentos em grupo, organizam debates e elaboram questionários. Indiferente do método o importante é garantir que todos na empresa irão se comunicar de forma positiva.
 
 Assegurando que o sistema de gestão da qualidade alcance seus resultados pretendidos

Existem resultados que são esperados pelo grupo como, por exemplo, aumentar o nível de satisfação dos consumidores. Ou resultados pretendidos de forma individual. Nesse caso, citamos os setores ou profissionais que buscam melhorar o seu desempenho.

É importante que os líderes estejam envolvidos para assegurar que, tanto o SGQ como as equipes irão alcançar os objetivos.
 
 Engajando, dirigindo e apoiando pessoas a contribuir para a eficácia do sistema de gestão da qualidade

engajamento de pessoas é essencial para o sucesso e o crescimento da empresa. Manter as equipes motivadas e interessadas em realizar as suas funções pode ser um diferencial competitivo para alcançar resultados satisfatórios mais rápido.
 
 Promovendo melhoria

Líderes possuem uma visão sistêmica sobre os negócios. Isto é, conseguem entender as funcionalidades de uma organização como um todo. Como os riscos e as oportunidades surgem a todo instante, cabe à alta direção demonstrar o comprometimento para identificar e promover melhorias para o alcance dos resultados.

 Apoiando outros papéis pertinentes da gestão a demonstrar como sua liderança se aplica às áreas sob sua responsabilidade.

O papel da alta direção é importante? Sim! Mas ela não é a única responsável pelo sucesso do SGQ. Todos na empresa precisam estar envolvidos e dispostos a fazer acontecer. Os líderes devem mostrar aos colaboradores que a liderança é algo que se aplica à todas as áreas, e que cada função está interligada à qualidade dos serviços.
 
Percebe como ter líderes comprometidos faz a diferença? Além de prepararem a empresa para enfrentar as adversidades, também auxiliam as equipes no desempenho das funções. 

Trabalhando juntos (alta direção e colaboradores), todos os envolvidos serão capazes de acelerar os processos, melhorar a qualidade das operações e, com isso, fazer crescer o nível de satisfação dos consumidores.

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23 de Agosto de 2019

Tags:

ISO 9001 Alta Direção SGQ Gestão Requisito 5.1.1