Por serem tão importantes, o coordenador precisa determinar e aplicar critérios para a avaliação, seleção e monitoramento desses provedores externos a fim de assegurar o abastecimento da empresa com recursos de qualidade.
Segundo a Norma ISO 9001:2015, o critério de avaliação de fornecedores começa com uma seleção inicial e segue até o acompanhamento de seu desempenho.
A qualificação de fornecedores está sendo realizada na sua empresa? Como está sendo documentada todas as informações? Que critério de avaliação foram definidos para avaliar os seus provedores?
Veja, neste post, o que você precisa saber sobre a qualificação de fornecedores segundo a ISO 9001:2015 e qual a importância de qualificar o seu fornecedor. Também, quais são os tipos de avaliações e de que forma a tecnologia pode ajudar no gerenciamento das informações e no cálculo do Índice de Qualidade de Fornecimento (IQF).
Boa leitura!
Qualificação de Fornecedores segundo a ISO 9001:2015
Cada dia que passa mais empresas estão terceirizando processos e serviços para conseguir mais disponibilidade e tempo para focar em outras operações. Essa prática pode ser interessante para a companhia se dedicar ao atendimento e relacionamento com o cliente, também pensar em estratégias para se destacar e se diferenciar no mercado.
Entretanto, quanto mais processos, produtos e serviços são terceirizados, menos controle a empresa passa a ter sobre os seus negócios. Isso porque mais pessoas de fora estão envolvidas, e o comportamento delas é capaz de beneficiar ou prejudicar seus negócios.
Por existir o risco da empresa sair prejudicada é que o requisito 8.4 da ISO 9001:2015 serve. Ele trata do controle de processos, produtos e serviços providos externamente, e salienta a importância da empresa avaliar os fornecedores para assegurar que os itens entregues estejam de acordo com as especificações determinadas por ela.
Para avaliar os provedores externos é necessário realizar critérios de avaliação, seleção e monitoramento e, com base nos resultados, identificar quais são os fornecedores confiáveis.
Importância de qualificar o fornecedor
Quando a empresa possui uma boa carteira de provedores ela não precisa se preocupar com a qualidade dos produtos e serviços providos externamente. Afinal, sabe que seus fornecedores são confiáveis e estão comprometidos com o seu negócio.
Entretanto, se não possui um time de provedores qualificados, pode ser que ela se sinta insegura todas as vezes que for fazer uma nova negociação.
Qualificar o fornecedor é uma prática fundamental para a empresa estabelecer uma estrutura sólida. Isso porque, ao fazer isso, consegue garantir os componentes necessários para realizar todos os seus processos.Também, ter acesso a produtos e serviços que remetem qualidade.
Tipos de avaliação de fornecedores
Agora que você já sabe o que diz o requisito 8.4 e qual é a importância da qualificação de fornecedores, deve estar pensando: “De que forma posso avaliar os meus provedores externos?”
Pois bem, existem 3 tipos de avaliações que servem para qualificar os seus fornecedores: avaliação inicial, monitoramento e reavaliação. Abaixo veja como cada um deles funciona:
#1. Avaliação inicial
Na avaliação inicial você pode qualificar os seus fornecedores por meio de um questionário. No documento você pode perguntar se possuem certificação ISO 9001 e se seguem todas as recomendações, por exemplo. Também se fornecem qualquer tipo de garantia para defeitos de fabricação ou se possuem experiência.
A seleção de perguntas ficará ao critério da sua empresa, e você poderá considerar quais são as respostas mais relevantes. O importante aqui é você se sentir seguro em relação às respostas e conseguir identificar quais são os provedores que passam credibilidade.
Não possui um processo definido para avaliação de fornecedores? Veja aqui um modelo!
#2. Monitoramento
O monitoramento é utilizado para acompanhar o desempenho operacional dos seus fornecedores. Ou seja, descobrir por meio de métricas e indicadores se estão cumprindo com as obrigações e se os seus propósitos ainda estão alinhados com os objetivos da empresa.
Nessa etapa você deve verificar se os seus provedores estão realizando entregas dentro dos prazos, por exemplo. Também se estão ajudando no esclarecimento de todas as dúvidas e se os produtos e serviços entregues ainda oferecem qualidade.
#3. Reavaliação
No começo de uma relação tudo é maravilhoso e positivo, não é mesmo? Mas isso não quer dizer que as coisas vão permanecer assim com o decorrer do tempo.
Fazer a reavaliação dos seus provedores externos de tempo em tempo é a melhor forma de você avaliar — uma segunda vez — se eles são os fornecedores certos para ajudar no crescimento do seu negócio.
Como a tecnologia pode ajudar no gerenciamento das avaliações?
Até pouco tempo atrás todos os procedimentos de avaliação de fornecedores eram realizados manualmente. Entretanto, hoje, com o apoio da tecnologia, as empresas já podem executar e fazer a gestão desse procedimento de forma automatizada.
Com um software para gestão de qualidade como, por exemplo, o DOO, já é possível definir a lista de critérios tanto para inspeção do recebimento quanto para avaliação de um fornecedor.
Também é possível criar formulários de avaliação e inspeção de recebimento, registrar uma não conformidade caso a avaliação seja reprovada, bem como efetuar o cálculo automático do Índice de Qualidade de Fornecimento (IQF).
Se antes realizar a qualificação de provedores externos era um procedimento demorado e burocrático, agora não precisa mais ser desse jeito. As empresas podem fazer uso de ferramentas mais modernas para simplificar e otimizar a gestão das avaliações.
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