Entra ano sai ano e engajar colaboradores com o SGQ continua sendo um dos maiores desafios dos profissionais da qualidade. O engajamento é necessário em toda e qualquer ação do SGQ e se as pessoas não se engajam fica praticamente impossível implementar boas práticas, fazer melhorias e conquistar bons resultados.
Além disso, sabemos também que a falta de engajamento não é falta de esforço, afinal realizamos anualmente muitas ações para conscientizar as pessoas sobre a qualidade. Desde eventos, como a Semana (ou Dia) mundial da Qualidade, até atividades menores, como conversas, debates e incentivos. Porém, há vezes em que a sensação é de que tudo isso é em vão, não é mesmo?
Por isso, no artigo de hoje, resolvemos trazer esse assunto por uma perspectiva um pouco diferente, a dos treinamentos! Afinal, nem sempre os contamos com uma ação de engajamento, mas eles sempre o são. Até o final deste conteúdo, você terá uma nova visão sobre esse assunto e sobre como engajar as pessoas de uma forma diferente.
Por que os treinamentos são ideias para engajar pessoas na qualidade?
Muitas vezes, entendemos os treinamentos de uma forma muito restritiva, focada apenas em ensinar as pessoas a “apertar botões”. Isso significa que direcionamos o treinamento apenas a rotinas mecânicas ou práticas. Isso é importante, porém é apenas uma parte de todo o aproveitamento que pode ser retirado desse momento.
Os treinamentos são uma oportunidade de apresentar o processo de forma sistêmica e integrada, mostrando como cada atividade resulta em uma saída e em como essa saída é importante para todo o processo. Aqui, é possível apresentar conceitos como a melhoria contínua de forma mais prática e fora de todo o estigma que a qualidade pode ter. Assim, conseguimos apresentar o processo completo, sem segmentá-lo a um setor ou função. E isso é de um valor sem igual!
Além disso, os treinamentos são fundamentais para engajar pessoas na qualidade, pois oferecem um momento de capacitação completa, ou seja, eles são uma oportunidade de desenvolvimento das principais habilidades necessárias para uma organização competitiva. Neles, é possível integrar conscientização, padronização de processos, criação de uma cultura de qualidade, engajamento dos colaboradores, adaptação às mudanças, mentalidade de riscos e toda e qualquer habilidade necessária para o sucesso.
Boas práticas de treinamentos que engajam pessoas na qualidade
Porém, é óbvio que não é qualquer treinamento que vai alcançar todos esses aspectos. Se eles não forem bem organizados e planejados, podem inclusive passar muito longe disso, restringindo-se a pouco conhecimento e, assim, a pouco resultado!
Para que os treinamentos alcancem seu máximo potencial, algumas boas práticas são essenciais. Vejamos:
Contexto é fundamental – tenha sempre em vista que qualquer treinamento deve ser relevante para as funções, atividades ou responsabilidades específicas das pessoas. Além disso, é importante contextualizar o treinamento, mostrando como as informações e habilidades que serão adquiridas podem ser aplicadas no dia-a-dia do trabalho, como elas podem ser utilizadas pelas pessoas;
- Saia um pouco da teoria, valorize a prática – se possível, vale muito a pena incluir elementos interativos, tais quais estudos de caso, simulações, discussões em grupo e exercícios práticos. Isso pode aumentar não só o engajamento dos participantes, como a aquisição de competências, pois permite que as pessoas absorvam mais ativamente o conhecimento, o apliquem e o internalizem de maneira mais eficaz;
- Feedback em tempo real – dê feedbacks sinceros e construtivos durante os treinamentos. Isso ajuda os colaboradores a entenderem seus pontos fortes e áreas de melhoria. Se feito da maneira correta e com empatia, essa avaliação pode incentivar as pessoas a continuarem se esforçando e aprimorando suas habilidades;
- Contextos diferentes, treinamentos diferentes – jamais se esqueça de que, reconhecer e atender às diferentes necessidades e expectativas de aprendizagem dos participantes pode aumentar significativamente o engajamento. Isso pode envolver a adaptação do conteúdo, do formato, do tipo de mídia e o fornecimento de opções de aprendizagem flexíveis, além da criação de um ambiente inclusivo;
- O hoje é importante, mas constância é essencial – há uma espécie de regra universal quando o assunto é a capacitação: treinamentos eficazes não se limitam a uma única sessão! Eles definitivamente são parte de um processo contínuo de desenvolvimento. Portanto, implementar programas de treinamento de longo prazo, com acompanhamento e reforço periódicos ajuda a manter o foco e o comprometimento dos participantes com a qualidade (esse foi o tema chave do nosso último artigo);
- Liderança pelo exemplo: o envolvimento, apoio e participação das lideranças é vital para engajar as pessoas na qualidade. Líderes que demonstram interesse genuíno e compromisso com a qualidade incentivam as pessoas a participarem ativamente dos treinamentos e a aplicarem o que aprenderam em suas atividades diárias. As pessoas, por sua vez, tendem a fazer isso naturalmente se veem seus líderes fazendo também;
- Celebre pequenas conquistas e reconheça pessoas – essa é uma “regra” para o SGQ e a organização como um todo! Reconhecer e celebrar os sucessos e conquistas das pessoas aumenta sua motivação e senso de realização, ajudando na retenção de conhecimento e engajando as pessoas. Pense: é mais fácil alguém replicar uma prática aprendida pela qual foi incentivado e premiado, ou alguma que passou batido? Então, realize cerimônias de premiação pós treinamento, divulgue histórias de sucesso de capacitações anteriores, reconheça as pessoas!
Essas boas práticas podem ajudar a potencializar os treinamentos e engajar as pessoas. Mas lembre-se sempre de adequá-las ao contexto da sua organização. Fazer isso pode reforçar a cultura como um todo e garantir resultados muito melhores.
O importante é, portanto, entender que ao implementar essas boas práticas, é possível criar treinamentos mais envolventes e eficazes, que realmente ajudam as pessoas a se engajarem na qualidade e a contribuírem positivamente para o sucesso da organização como um todo!
Engajar colaboradores na qualidade é a chave para o sucesso, os treinamentos são a porta!
Muitas vezes, enxergamos os treinamentos apenas como uma atividade rotineira, e não como uma oportunidade valiosa de engajar os colaboradores na busca pela qualidade.
Porém, pessoas que não sabem executar seu trabalho tendem a ser pouco produtivas e a gerarem muitas não conformidades. É nossa responsabilidade evitar que isso aconteça. Assim, investir no desenvolvimento profissional dos colaboradores não é apenas uma escolha inteligente, mas um poderoso investimento no futuro sustentável do negócio!
Para isso, ao adotar uma abordagem holística e proativa em relação aos treinamentos, as organizações podem cultivar uma cultura vibrante de qualidade, onde cada colaborador se torna um agente de mudança e excelência. E esse é o caminho para todo e qualquer resultado esperado.