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Indicadores

04 de Março de 2019

Como implantar Indicadores da Qualidade

Organizações estruturadas e com boa visibilidade no mercado possuem grande preocupação com a eficiência interna. É normal que essas empresas se preocupem com todas as áreas e buscam constantemente alto desempenho nas ações e nos processos.

Direcionar a rotina de gestão com a utilização de indicadores de desempenho diminui consideravelmente a lentidão na tomada de decisão.

Porém, para que esses indicadores sejam eficazes, é necessário que a organização tenha uma estratégia operacional estabelecida e que possuam conhecimento na implementação de métricas adequadas à sua organização.

VANTAGENS DOS INDICADORES


 
Antes de apresentarmos quais os indicadores da qualidade mais utilizados nas organizações, vamos citar algumas vantagens em aplica-los, confira:

  • Desenvolvimento de melhorias;
  • Planejamento eficiente;
  • Uso melhor dos recursos;
  • Tomada de decisão facilitada;
  • Mais qualidade no serviço prestado.

INDICADORES DA QUALIDADE

São ferramentas importantes para a medição e para o acompanhamento do desempenho de uma organização.

Na gestão, são ótimos aliados para os gestores, já que, com o acompanhamento é possível mensurar as diferenças entre as metas e os resultados atuais.
 
CONHEÇA OS TIPOS DE INDICADORES


 
Indicador de Eficiência
Através deste indicador é possível medir quantos recursos se fazem necessários para que a produção aconteça.

A partir disso, você identifica as falhas que devem ser evitadas para melhorar a produtividade. É essencial saber a quantidade de vezes que algo dentro de um processo precisa ser refeito, pois isso está diretamente ligado ao orçamento (compra de matéria-prima, prazos de entrega, etc.)
 
Indicador de Eficácia
O indicador de eficácia é focado no produto e no resultado final, ou seja, são diretamente ligados à satisfação do cliente. A aplicação de pesquisa de satisfação é eficaz na construção desse indicador.
 
Indicador de Efetividade
Com esse indicador você conhecerá o seu produto ou serviço de outro ângulo, o do cliente. Será possível entender a relação e relevância do produto ou serviço que você oferece, na própria utilização dos clientes.
 
Indicador de Atendimento
Quando falamos em atendimento, associamos rapidamente ao cliente, e é isso mesmo, o cliente é um bom medidor de qualidade, se existe muita reclamação é porque algo deve estar errado, concorda?!

Controle o público interno e garanta que estejam realizando suas atividades com eficiência e empenho, e assim, possam garantir um ótimo atendimento.

Este indicador deve estar interligado ao pós-venda. A relação entre empresa e cliente deve existir mesmo após o fechamento do negócio, dessa forma você fideliza o ciente e garante uma boa reputação no mercado. 
 
POR QUE DEVO IMPLANTAR?


A implantação de indicadores permite que a organização tenha processos com nível de eficiência alto. Através deles, os gestores conseguem encontrar falhas, analisar as rotinas internas e da qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
 
COMO IMPLANTAR?



A área de gestão da qualidade exige processos notórios e muita disciplina. Para a implantação de indicadores da qualidade é preciso um método eficiente, confira as etapas necessárias:
 
Estipule uma ordem para os indicadores
Para isso é importante considerar alguns critérios:

  • Relevância do indicador para o processo;
  • Coleta de dados acessíveis;
  • Comprometimento dos nomeados.

Nesta etapa pode ser realizado um benchmarking em organizações onde aconteceram processos próximos, a fim de, garantir que os seus indicadores estejam equiparados ao mercado. A partir dos resultados obtidos deve-se criar um cronograma dividido por prioridades e com definição de datas, encarregados e orçamento.
 
Treinamento dos colaboradores na busca de informações
Os participantes devem saber exatamente os dados que devem ser coletados, por isso é importante a realização de treinamentos aos envolvidos, a fim de esclarecer o impacto dos indicadores para a organização, as descrições necessárias, a periodicidade da coleta e ferramentas necessárias.
 
Registro dos dados coletados
É importante registrar todas as informações coletadas, sejam em planilhas ou em um sistema de gestão para que possa ser analisado posteriormente. Se você não possui banco de dados disponível e realiza o controle em papeis, é preciso compreender que esses dados são fundamentais para a composição dos indicadores e suas análises, portanto você não pode perdê-los.

Realizar esse controle em um sistema em nuvem, por exemplo, permite que você mantenha os dados seguros, com fácil pesquisa e com acesso de qualquer lugar.
 
Hora de analisar os indicadores
Neste momento os dados se transformam em informações importantes para a gestão, principalmente para a tomada de decisão. Gráficos e tabelas fazem parte dessa etapa, juntamente com as definições de metas, analises de falhas e planos de ação para evitar as mesmas ou novas falhas.
 
SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

Utilizar um software de gestão da qualidade torna mais rápido e seguro o acompanhamento das melhorias proporcionadas por cada indicador incluso. Com uma ferramenta de gestão, os gestores têm diversas informações essenciais para auxiliar no processo de tomada de decisão e para inserir boas práticas na organização.