Toda organização tem como principal objetivo fazer entregas cada vez melhores aos clientes e interessados. Na indústria, isso não poderia ser diferente! Mas para que isso aconteça e possamos oferecer produtos que atendam (ou superem) as expectativas, é preciso seguir processos muito bem definidos.
Para isso, a implementação da gestão da qualidade é fundamental! Sem contar que o processo de implementação e execução de um SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) nas indústrias pode trazer vários outros diferenciais competitivos. Como por exemplo: redução nos custos, melhoria dos processos, maior organização interna, melhor aproveitamento dos recursos e, principalmente, mais satisfação para o cliente!
A norma ISO 9001:2015 menciona alguns princípios da gestão da qualidade, os quais podem ser seguidos pelas indústrias buscando assim resultados mais adequados. Mas antes de falarmos sobre estes princípios e explicarmos o que é a ISO 9001, é importante relembrarmos como surgiu a gestão da qualidade. Vamos lá?
O início de tudo
Os primeiros relatos de metodologias relacionadas ao controle da qualidade surgiram por volta dos anos 1920, com um sistema de mensuração conhecido como Controle Estatístico
de Processo (CEP) desenvolvido por Walter Andrew Shewhart.
Mas, somente após a Segunda Guerra Mundial é que a qualidade ganhou força! Principalmente por conta da destruição do território japonês.
Era preciso reerguer um país totalmente devastado. Então, surgiram as primeiras metodologias voltadas à melhoria da indústria, como a produção enxuta (Lean) e o sistema Toyota de produção.
Além disso, também no pós-guerra, surgiu a Organização Internacional para Padronização (a famosa ISO). Já contamos melhor toda essa história no artigo Gestão da qualidade: do princípio à evolução. Vale a pena ler!
Agora que já relembramos como tudo começou, vamos entender os princípios da gestão da qualidade propostos pela ISO 9001 e a importância de aplicá-los nas indústrias.
Princípios da Gestão da Qualidade de acordo com a ISO 9001:2015
A norma ISO 9001 foi criada em 1946 e trata-se de uma metodologia que visa garantir e aperfeiçoar o desempenho de uma organização (indústrias inclusive), de um processo específico ou ainda de um produto. No Brasil, o órgão responsável pela ISO 9001 é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
A certificação ISO 9001 agrega uma série de benefícios, como por exemplo: a importância da gestão da qualidade e a padronização dos processos, um dos princípios fundamentais da norma. Todas as empresas podem buscar pela certificação, independente do ramo de atuação ou do porte.
Na última revisão desta norma, a 2015, constam também revisados os 7 princípios da qualidade! Que são fundamentais para a área. Vejamos cada um deles:
Foco no cliente
O foco no cliente é uma estratégia que tem como objetivo proporcionar uma experiência positiva para o cliente, focando o processo de produção em suas necessidades e expectativas.
Para qualquer negócio, o foco no cliente deve estar em primeiro lugar! Para isso, a indústria deve ter processos bem alinhados, buscando entregar produtos e soluções que encantem o cliente.
Desenvolvimento de lideranças
É papel das lideranças direcionar as equipes quanto ao atendimento dos objetivos estratégicos da organização. Portanto, é necessário que a indústria conte com um programa de desenvolvimento das lideranças, a fim de que todos trabalhem em busca dos objetivos da empresa.
Envolvimento da equipe
Outro ponto muito importante é o envolvimento da equipe em toda cadeia produtiva. Isso faz com que as equipes trabalhem melhor pois se sentem parte do negócio.
Na norma ISO 10018:2020, este princípio é abordado como engajamento. Inclusive, a norma relata que “fornece diretrizes para envolver as pessoas no sistema de gestão da qualidade de uma organização e aumentar seu envolvimento e competência dentro dele”.
Padronização de processos
Talvez, esse princípio pareça meio óbvio, principalmente nas indústrias! Entretanto, é importante ressaltarmos que processos padronizados trazem segurança e eficiência para a cadeia de produção.
Afinal, todas as etapas estão mapeadas e devidamente estruturadas evitando assim possíveis falhas e maximizando a utilização dos recursos.
Melhoria contínua
Melhoria contínua é uma forma de identificar falhas nos processos e, então, analisar a melhor maneira de tratar ou até mesmo eliminar essas falhas.
A melhoria contínua está diretamente relacionada aos princípios já apresentados, pois como o objetivo final da indústria é atender o cliente com excelência, é fundamental que a busca pela melhoria seja algo permanente.
Relação entre a indústria e os fornecedores
A relação com os fornecedores é tão importante quanto com o cliente! Afinal, para que a cadeia produtiva seja cumprida dentro dos requisitos estabelecidos pela indústria, é preciso que todos que fazem parte dela estejam trabalhando na mesma direção e com os mesmos objetivos.
Vantagens e desafios da Gestão da Qualidade nas indústrias
Como em todo setor, a implementação da gestão da qualidade envolve muitas vantagens e desafios. Assim como na indústria. Vamos a alguns pontos interessantes e que precisam de atenção:
Até onde a gestão da qualidade nas indústrias pode nos levar?
O principal papel da gestão da qualidade é garantir melhores processos e, por consequência, melhores produtos ou serviços.
A implementação da gestão da qualidade nas indústrias é vista como um diferencial de mercado. A partir de processos bem definidos é que conseguimos alcançar bons níveis de satisfação dos clientes e de todas as partes interessadas.
Uma boa gestão da qualidade abarca não somente o resultado final mas todo o processo de produção e as pessoas envolvidas. Portanto, é preciso que a gestão da qualidade faça parte da cultura organizacional, pois quanto mais as pessoas se sentem envolvidas no processo, mais eficazes são as entregas.