Um dos principais ativos de uma empresa é seu capital humano. Por mais que a tecnologia promova inovações para trazer mais produtividade e eficiência aos processos operacionais, são as pessoas que fazem uma empresa. A ISO 9001:2015 reconhece isso em seu tópico 7.2 Competências:
E você também sabe como as competências de seus colaboradores fazem diferença no dia a dia da empresa.
Então, por que não “unir o útil ao agradável”: olhar para seu time e fortalecer seu SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade)?
O que você não pode esquecer sobre competência na ISO:
1- COMUNICAR DE FORMA EFICIENTEE você também sabe como as competências de seus colaboradores fazem diferença no dia a dia da empresa.
Então, por que não “unir o útil ao agradável”: olhar para seu time e fortalecer seu SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade)?
O que você não pode esquecer sobre competência na ISO:
A comunicação vai elevar o engajamento das pessoas e torná-las parte ativa do processo de melhoria contínua e desenvolvimento delas e da organização.
A conscientização é alcançada quando cada pessoa entende seu papel e sua importância dentro da organização.
Faça um bom plano de comunicação para deixar todos na “mesma página” em relação:
- As ações que sua empresa promove
- Aos objetivos envolvidos
- Ao que espera dos colaboradores com esse processo
2- FAZER A DESCRIÇÃO DE CARGOS
Para auditorias da ISO 9001, apoiar seu recrutamento e seleção e facilitar a avaliação de competências.
Neste mapeamento estão dados como:
3- FAZER PESQUISAS DE CLIMA
Para analisar seu ambiente, buscar o alinhamento da cultura com as ações da empresa e identifcar necessidades de treinamento ou educação empresarial.
Lembre-se de fazer:
- Planejamento
- Preparação da pesquisa
- Execução
- Análise dos resultados
- Ações de mudança
4- AVALIAR O DESEMPENHO DOS COLABORADORES
Para promover uma análise sistemática do desempenho do profssional em relação às suas atividades e resultados desejados e alcançados, implemente um processo de avaliação de desempenho:
- Escolha o modelo de avaliação
- Identifque o momento certo de aplicação
- Deixe claro os benefícios do processo
- Dê feedback construtivo
5- PLANEJAR AÇÕES PARA OS PONTOS A DESENVOLVER
Ao identifcar lacunas nas competências dos seus colaboradores você deve planejar, junto com eles, as ações necessárias para saná-las. Elas podem variar entre:
- Mudar as atribuições atuais
- Nomear um “mentor” para ajudar no desenvolvimento
- Contratar um profssional já qualifcado
- Promover ações de desenvolvimento das competências
6- ACOMPANHAR A REALIZAÇÃO DAS AÇÕES PLANEJADAS
Não basta planejar, é preciso acompanhar as ações, seus resultados e identifcar eventuais necessidades de correção de rumo. Nossa sugestão é utilizar o método 5W2H.
7- REGISTRAR AS COMPETÊNCIAS
A ISO 9001 em suas auditorias vai exigir a comprovação das competências e a rastreabilidade dos documentos que as provam. Portanto, você deve ter todos os comprovantes de cursos, certifcados, diplomas e cartas de recomendação, entre outros documento, muito bem organizados na empresa.
A competência está ligada aos treinamentos, educação e experiência necessários para desempenhar umafunção ou atividade.
Cabe à direção da empresa analisar seu quadro de funcionários versus as atividades da empresa para identifcar as melhores alocações. Assim como as ações mais adequadas para sanar as lacunas. Ao fazer isso, além de estar em conformidade com a ISO 9001, sua empresa ainda vai obter vantagens como:
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