Facebook

Método Ishikawa vem sendo usado para resolver qualquer problema

Está sem tempo de ler agora? Aproveite o player e ouça o nosso conteúdo!

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ESTE MÉTODO JAPONÊS

 

Existem vários métodos pelo qual você analisa um problema (casos) dentro da Gestão da qualidade. O objetivo é sempre encontrar soluções. Um desses métodos é o Ishikawa, conhecido também como espinha de peixe pela aparência representada por seu diagrama de investigação (BAIXE AQUI O DIAGRAMA)

 

Neste artigo você vai entender tudo sobre este método, e ao final descobrir como aplicá-lo em sua Gestão da Qualidade de um jeito sistematizado e automático sem precisar usar papel e caneta.

 

TENHA EM MÃOS UM PROBLEMA A SER RESOLVIDO

 

O método Ishikawa* tem como princípio abordar o problema em suas origens, verificando suas causas. Não basta olhar para as causas aparentes do problema, é necessário verificar o teor delas através do diagrama Ishikawa. Tendo as causas verdadeiras em mãos, fica mais viável percorrer o caminho da solução, uma vez que toda causa aponta para uma atitude corretiva ideal.

 

VAMOS VER PASSO-A-PASSO?

 

A linha horizontal representa o problema:

 

Em volta dela estão traçados os 6 Ms: 

 

 

Estabeleça as causas  para cada um desses Ms e pergunte POR QUE, utilizando o método 5 Porquês, que poderá servir de apoio para o apontamento. Repita os “POR QUEs” em busca da causa raiz do problema, por exemplo:

 

PROBLEMA: Perda de contratos importantes. (Na espinha ele está na categoria Método)

  • Por que houve a perda? Porque a pessoa que descartou não sabia de sua importância.
  • Por que ela não sabia? Porque os documentos nunca tiveram o devido controle e ele nunca foi conscientizado sobre isso.
  • Por que não tinham controle? Porque a empresa nunca teve um processo de armazenamento de arquivos, por isso, quando havia acúmulo, os mais antigos eram descartados.
  • Por que ainda não havia esse processo? Porque nunca foi criada uma política de armazenamento físico ou digital de documentos para que todos os colaboradores da empresa a seguissem e se alertassem de seu benefício.

Você notou que aparentemente o problema era apenas a perda dos contratos da empresa? Porém a causa raiz do problema revelou algo muito mais sério: A despreocupação da empresa com arquivos importantes sem sua devida gestão.

 

Este problema aponta para uma solução = Gestão de documentos internos da empresa

 

Solução detalhada: Com base nisso, como resolver o problema? A resposta é simples. Um software de gestão de documentos é capaz de armazenar na nuvem a versão digital de todos os documentos da empresa, e ficar disponível para consulta, download e reimpressão sempre que for solicitado.

 

Aqui você viu um exemplo claro de problemas e causas e também sobre como resolvê-los. Você sabia que o sistema DOO Gestão da Qualidade incorporou o método Ishikawa na parte de análises de causas/problemas?

 

Leve mais segurança a sua gestão da qualidade por meio desse método. A saúde do seu SGQ depende do quanto você se importa em gerenciar as informações da sua empresa.

 

Qual sua opinião sobre o assunto? Comente abaixo.

__________________________________________

*Método criado por Kaoru Ishikawa, um professor da Universidade de Tóquio. Kaoru desenvolveu o diagrama de Ishikawa, o qual se popularizou a partir de 1943, quando foi criado.

30 de Abril de 2018

Tags:

método ishikawa