Guia básico para quem quer ser certificado pela ISO 9001
Está sem tempo de ler agora? Aproveite o player e ouça o nosso conteúdo!Obter a certificação ISO é uma maneira da organização adotar boas práticas de gestão aos seus processos e assim demonstrar um cuidado não só com a qualidade do produto ou serviço, mas também com a regulamentação, leis e normas gerando satisfação para o seu cliente.
A ISO é um pilar importante do Sistema de Gestão da Qualidade, que funciona através de normas de padronização reconhecidas internacionalmente.
COMO OBTER A CERTIFICAÇÃO ISO 9001
Algumas etapas são fundamentais para a conquista da certificação, são elas:
PLANEJAMENTO

Neste planejamento é importante destacar os pontos fortes, pontos fracos e melhorias possíveis.
IMPLEMENTAÇÃO

Alguns documentos precisam ser elaborados e implantados e o controle dos processos formalmente registrados, como por exemplo, um manual da qualidade embora não seja obrigatório na versão 2015 é uma boa prática manter ou criá-lo, com a política da empresa baseada nos requisitos da ISO. Importante mencionar também a necessidade de organização de alguns procedimentos como:
- Controle de Documentação e Registros;
- Gestão de Pessoas (treinamentos, descrição de cargo);
- Auditoria Interna;
- Início dos registros das Não Conformidades;
- Controle das Ações de Correção
A equipe deve ser treinada de forma adequada para garantir que as funções sejam desempenhadas de forma eficiente. Nesta etapa você pode contratar uma consultoria profissional para auxiliar nas ações.
INSPEÇÃO

O papel do auditor interno possuí muitas vantagens, por conhecer o processo, seu olhar deverá buscar pelo funcionamento correto das etapas que compõem o dia a dia da empresa e além disso seu papel será:
- Observar, mensurar e avaliar os riscos e controles da organização;
- Manter a organização em conformidade com as políticas e leis;
- Sugerir melhorias através dos resultados obtidos.
Através das informações coletadas é possível saber se a empresa está indo pelo caminho certo. Optar por auditores terceirizados é um bom investimento, pois eles conseguem ter um novo olhar dos processos.
A auditoria interna permite identificar melhorias e não conformidades dos processos. Após a sua conclusão, o Sistema de Gestão da Qualidade passa ter uma estrutura, mesmo ainda que não seja certificado.
CERTIFICAÇÃO

O segundo período é a parte principal da certificação, e esta é direcionada para a implementação e eficiência do seu Sistema de Gestão da Qualidade. Um auditor visitará a empresa e verificará os processos para assegurar que seu sistema está implementado.
Após a conquista da certificação, a cada três anos realiza-se uma auditoria de recertificação para garantir que sua organização está mantendo o Sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com a ISO 9001.
3 VANTAGENS EM TER A CERTIFICAÇÃO
Está em busca da certificação? Separamos 3 vantagens para a sua organização, confira:



Conheça a história de sucesso da Anagê Imóveis que há um ano começou a movimentação em busca da certificação ISO.
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