Auditorias são importantes para garantir de forma eficiente o atendimento dos critérios da auditoria e garantir a conformidade dos requisitos. É uma forma eficiente de avaliar o desempenho de todas as áreas e identificar melhorias. Na análise dos dados encontrados você consegue obter informações importantes para desenvolver planejamento e corrigir processos não conformes.
Você já se perguntou se está no caminho certo? Se sua organização está progredindo alinhada às conformidades? A gestão de ariscos está sendo feita corretamente? Essas perguntas podem ser facilmente respondidas através dos resultados da auditoria.
MAS POR QUÊ AUDITAR SUA EMPRESA?
Confiabilidade e credibilidade organizacional são asseguradas pela auditoria, gerando eficiência das operações e melhoria dos processos.
Uma boa dica é que os auditores sejam capacitados, pois assim conseguem acompanhar as atividades de forma objetiva e fundamentada.
Durante a auditoria os profissionais nomeados sabem exatamente o que buscar e onde buscar. O tempo de uma auditoria pode variar de acordo com o planejamento e do tamanho da organização.
Antes de finalizar as ações auditoras, as informações encontradas são reunidas e a partir disso, cria-se sugestões de melhorias e como implementá-las.
UTILIZANDO O CICLO PDCA NA AUDITORIA
O ciclo PDCA é um meio eficiente para o controle dos processos durante a auditoria. Pode ser aplicado em novos produtos, resolução de problemas, execução de projetos e criação de conceitos.
Confira as fases:
Plano: é correto afirmar que, nesta etapa seja feita a definição dos processos auditados e definição dos responsáveis.
Fazer: após o planejamento é chegada a hora da realização. É correto afirmar nesta etapa que seja feito o Registro das evidencias, Avaliação das conformidades e não conformidades a fim de gerar o relatório com o parecer final da auditoria.
Checar: Neste momento você deve analisar os resultados e avaliar o que pode ser melhorado.
Agir: Criação das ações de correção e melhorias, acompanhamento dos planos de ações garantindo a eficácia e execução;
É uma boa prática que seja acompanhado por algum membro da equipe auditora e que os resultados sejam analisados após o término de cada ciclo. Leia o artigo "Melhoria contínua através do método PDCA" e saiba mais.
MAS VOCÊ SABE O QUE PRECISA TER UM AUDITOR?
Caracterizada pela confiança, a auditoria contribui para uma gestão eficiente com melhorias contínuas em todos os processos da organização. A NBR ISO 19011 cita alguns princípios necessários para que os auditores trabalhem de forma independente e segura. Confira:
Conduta ética: o profissional precisa ter confiança, integridade, confidencialidade e discrição. Atitudes éticas em todos os momentos faz com o que o profissional seja confiável perante seus resultados.
Obrigação: o auditor tem a obrigação de repassar informações verdadeiras com todos os detalhes relevantes à auditoria.
Consciência profissional: os auditores devem garantir que as ações sejam executadas de forma profissional.
Independência: é preciso imparcialidade. Durante o procedimento, os auditores devem se abster de qualquer ligação aos interesses da organização.
Evidência: o levantamento de informações em qualquer período da auditoria pode ser verificado e comprovado, já que os dados são baseados em documentos.
A auditoria é um processo que ajuda as organizações a melhorarem todas as áreas de forma eficiente e em conformidade com as normas. Auditoria é uma ação estratégica necessária para qualquer organização que deseja evoluir.