Algumas ferramentas podem ajudar os gestores nas atividades, em processos de melhorias e nas tomadas de decisões. Porém, apesar de não serem complexas, essas ferramentas devem ser aplicadas por profissionais capacitados, a fim de evitar que os resultados saiam incorretos.
Separamos 5 ferramentas que ajudarão na sua gestão, confira:
A ferramenta 5W2H trata-se de uma metodologia funcional para determinar e realizar as ações. É bastante utilizada como complemento em um plano de ação, para grandes ou pequenos projetos.
Podemos considerar o método como um checklist que auxiliará no desenvolvimento de atividades específicas.
O problema encontrado em muitas organizações é a falta de processos eficientes que tenham um início, meio e fim, muitas vezes as ações não chegam até o objetivo final por falta de disciplina. Utilizar um plano de ação pode ser a saída para organizar melhor cada etapa, pois permite que você acompanhe detalhadamente cada atividade.
Gerenciar as ações com um plano de ação é uma boa estratégia, pois você sabe exatamente quais recursos precisa para atingir as metas.
O PDCA trata-se de um método focado em melhoria contínua. Através de 4 passos é possível desenvolver um planejamento a fim de alcançar resultados satisfatórios, tudo de forma contínua.
O ciclo PDCA pode ser aplicado em novos produtos, resolução de problemas, execução de projetos e criação de conceitos. Este método pode ser utilizado por todas as áreas da organização com o objetivo de identificar processos problemáticos e corrigi-los.
O método Ishikawa, também é conhecido por espinha de peixe e tem como
princípio abordar o problema em suas origens, verificando suas causas.
Não basta olhar para as causas aparentes do problema, é necessário verificar o teor delas através do método Ishikawa. Tendo as causas verdadeiras em mãos, fica mais viável percorrer o caminho da solução, uma vez que toda causa aponta para uma atitude corretiva ideal.
A matriz SWOT é uma ferramenta para a gestão de simples aplicação que permite a identificação e analise de pontos importantes dentro de uma organização.
Dessa forma, é possível antecipar ameaças, identificar oportunidades, reforçar potencialidades e superar os pontos negativos da organização.
Através dessas ferramentas você conseguirá otimizar o tempo de analises e do monitoramento dos processos e atividades. Além do mais, ficará mais fácil tratar de não conformidades e também no desenvolvimento de estratégias eficientes para a implantação de melhorias.