Abordagem baseada em riscos de acordo com a norma ISO 9001:2015
No artigo de hoje, vamos explicar o que a norma ISO 9001:2015 e a mentalidade de riscos têm a ver com o Sistema de Gestão da Qualidade!
Podemos entender que a abordagem baseada em riscos é um método sistemático e proativo de identificação, avaliação e gerenciamento de riscos. Ela auxilia a empresa a antecipar e, assim, mitigar possíveis falhas nos processos, produtos ou serviços.
A abordagem baseada em riscos é uma das principais mudanças introduzidas na ISO 9001:2015. Sendo o objetivo principal auxiliar as empresas a identificar, analisar e gerenciar os riscos associados às atividades e processos. Com isso, a norma sugere mitigar ou minimizar a ocorrência de falhas ou problemas que possam interferir na qualidade do produto/serviço e impactar negativamente na satisfação do cliente.
Para isso, fatores internos e externos devem ser levados em conta, bem como as necessidades e expectativas das partes interessadas. Essa avaliação deve ser feita de forma sistemática e documentada. Permitindo uma análise crítica fundamentada e que auxilia na tomada de decisões pela alta direção.
Com base na análise de riscos, a empresa pode implementar medidas de controle e prevenção adequadas para gerenciar os riscos identificados. Isso pode incluir:
- Desenvolver procedimentos operacionais padrão;
- Estabelecer controles preventivos;
- Implementar medidas de segurança;
- Adotar tecnologias ou práticas de gestão específicas;
- Entre outras possibilidades.
Por que a abordagem baseada em riscos é tão importante?
Uma vez que a empresa passa a conhecer os riscos relacionados aos processos, produtos e serviços, torna-se mais fácil pensar em ações para solucioná-los.
Vejamos algumas razões para a empresa implementar a abordagem baseada em riscos:
- Prevenção de problemas: a abordagem baseada em riscos permite que a organização identifique potenciais problemas e falhas nos processos, produtos ou serviços antes que esses problemas possam ocorrer. Isso pode ajudar a prevenir incidências, além de minimizar custos associados a correções ou retrabalhos;
- Melhoria da qualidade: ao identificar e gerenciar os riscos, a empresa pode melhorar a qualidade da entrega final ao cliente. Levando a uma maior satisfação, o que agrega valor à reputação da empresa;
- Conformidade com normas e regulamentos: muitas normas e regulamentos apontam que as empresas adotem uma abordagem baseada em riscos. Seguindo a recomendação das normas, a empresa pode garantir conformidade e, assim, evitar possíveis sanções ou multas (quando trata-se de regras obrigatórias);
- Melhoria da eficiência: a abordagem baseada em riscos também pode melhorar a eficiência dos processos e atividades. Isso porque, ao identificar e eliminar riscos, a empresa pode otimizar tempo e recursos necessários para desempenhar atividades e processos;
- Tomada de decisões: a abordagem baseada em riscos auxilia na tomada de decisões pois as informações são pautadas em evidências. Isso pode ajudar a reduzir a incerteza e os riscos envolvidos, por exemplo, em decisões estratégicas.
Norma ISO 9001:2015, item 6.1: “Ações para abordar riscos e oportunidades”
Esse item é uma das principais mudanças da norma ISO 9001 em relação a suas versões anteriores. Ele determina que as empresas identifiquem e abordem os riscos e oportunidades relacionados ao SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade).
A abordagem baseada em riscos é um elemento chave desse item, e a norma enfatiza a importância de uma abordagem proativa e sistemática. Onde é fundamental identificar os riscos e oportunidades que de alguma maneira possam interferir na integridade do SGQ. Ou que evitem que a empresa possa alcançar objetivos e metas.
O item 6.1 também destaca a importância de monitorar e revisar regularmente os riscos e oportunidades identificados. Isso para que, desta forma, a empresa possa garantir que as medidas implementadas sejam eficazes e adequadas.
A norma ainda aponta que é importante considerar os riscos e oportunidades em todas as decisões relacionadas ao sistema de gestão da qualidade.
SGQ: Boas práticas para gerenciar riscos e oportunidades
Algumas boas práticas são muito bem vindas na hora de gerenciar riscos e oportunidades no SGQ. Vejamos:
- Identificar e avaliar riscos e oportunidades: é importante que a empresa identifique todos os riscos e oportunidades que possam afetar o SGQ. Isso pode ser feito por meio de uma análise sistemática e detalhada dos processos, produtos e serviços, utilizando ferramentas como a Matriz de Riscos (Matriz de Probabilidade e Impacto);
- Priorizar riscos e oportunidades: uma vez que riscos e oportunidades foram devidamente identificados, é importante priorizá-los com base na probabilidade de ocorrência e impacto potencial. Isso permitirá que a empresa possa direcionar esforços nos riscos mais significativos e aproveitar as oportunidades mais relevantes;
- Implementar medidas de mitigação e aproveitamento: com base na avaliação de riscos e oportunidades, é fundamental implementar medidas para mitigar ou aproveitar os riscos e oportunidades. As medidas podem incluir ações preventivas, corretivas, de contingência ou ainda de melhoria contínua;
- Monitorar e revisar periodicamente: riscos e oportunidades devem ser revistos periodicamente. Isso garantirá que medidas implementadas estejam de acordo e se necessário, é possível realizar ajustes;
- Comunicar e envolver as partes interessadas: todas as partes interessadas precisam ter conhecimento dos riscos e oportunidades identificados. Bem como das medidas implementadas. Além disso, todas as partes interessadas precisam estar envolvidas no processo de gerenciamento de riscos e oportunidades. Pois isso garantirá todo o processo esteja alinhado e seja mais assertivo;
- Integrar o gerenciamento de riscos e oportunidades: o gerenciamento de riscos e oportunidades precisa ser uma prática integrada em toda a empresa. É importante que todos tenham ciência dos riscos e oportunidades associados aos processos e atividades e, assim, possam contribuir para a implementação e cumprimento das medidas definidas.
Abordagem baseada em riscos: essencial para garantir a eficácia do SGQ
A abordagem baseada em riscos é fundamental para garantir a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade da empresa. Isso porque ao identificar e avaliar riscos e oportunidades, a empresa pode implementar medidas preventivas e corretivas. A fim de evitar falhas e ainda melhorar o desempenho dos processos.
A Norma ISO 9001:2015 destaca a adoção da mentalidade de risco, tornando-se uma referência importante para empresas que buscam manter um SGQ robusto e eficaz.
Portanto, investir na gestão de riscos é essencial para que sua empresa possa se manter competitiva e se destacar no mercado, sempre buscando atender às necessidades dos clientes e, com isso, alcançando os objetivos e metas definidos no planejamento estratégico.
Para ajudar um pouquinho mais na implementação da abordagem baseada em riscos, preparamos um material de apoio que pode ser acessado aqui. Agora é só planejar o início da implementação e esperar pelos excelentes resultados!
Tags:
ISO 9001:2015 Abordagem de riscos Riscos Item 6.1 Oportunidades SGQCategorias
ATENDIMENTO AUDITORIA CALIBRAÇÃO CASE DE SUCESSO COMUNICAÇÃO FINANÇAS GESTÃO INDICADORES ISO 9001 NÃO CONFORMIDADES NOTÍCIAS PLANO DE AÇÃO PLANO DE RISCO SERVIÇOSPosts Recentes
3 boas práticas para avaliar a eficácia dos treinamentos25 de Abril de 2024 Como engajar colaboradores na qualidade por meio dos treinamentos?
10 de Abril de 2024 Gestão à vista de indicadores: comunicando resultados e impulsionando desempenho!
25 de Março de 2024 A importância de monitorar competências e treinar colaboradores
05 de Março de 2024 Como centralizar os históricos de Atendimentos ao Cliente com o DOO
20 de Fevereiro de 2024 Dicas para preparar sua empresa para auditoria de certificação ISO 9001
23 de Janeiro de 2024 Reduza entre 6% e 64% seu custo com calibração
08 de Janeiro de 2024 Impactos da Indústria 4.0 na gestão da qualidade contemporânea
27 de Dezembro de 2023 Gestão da qualidade - Retrospectiva 2023
13 de Dezembro de 2023 Como lidar com as reclamações de clientes?
16 de Novembro de 2023