Abordagem baseada em riscos de acordo com a norma ISO 9001:2015

No artigo de hoje, vamos explicar o que a norma ISO 9001:2015 e a mentalidade de riscos têm a ver com o Sistema de Gestão da Qualidade!


Podemos entender que a abordagem baseada em riscos é um método sistemático e proativo de identificação, avaliação e gerenciamento de riscos. Ela auxilia a empresa a antecipar e, assim, mitigar possíveis falhas nos processos, produtos ou serviços.


A abordagem baseada em riscos é uma das principais mudanças introduzidas na ISO 9001:2015. Sendo o objetivo principal auxiliar as empresas a identificar, analisar e gerenciar os riscos associados às atividades e processos. Com isso, a norma sugere mitigar ou minimizar a ocorrência de falhas ou problemas que possam interferir na qualidade do produto/serviço e impactar negativamente na satisfação do cliente.


Para isso, fatores internos e externos devem ser levados em conta, bem como as necessidades e expectativas das partes interessadas. Essa avaliação deve ser feita de forma sistemática e documentada. Permitindo uma análise crítica fundamentada e que  auxilia na tomada de decisões pela alta direção.


Com base na análise de riscos, a empresa pode implementar medidas de controle e prevenção adequadas para gerenciar os riscos identificados. Isso pode incluir: 

- Desenvolver procedimentos operacionais padrão;
- Estabelecer controles preventivos;
- Implementar medidas de segurança;
- Adotar tecnologias ou práticas de gestão específicas;
- Entre outras possibilidades.

Por que a abordagem baseada em riscos é tão importante?

Uma vez que a empresa passa a conhecer os riscos relacionados aos processos, produtos e serviços, torna-se mais fácil pensar em ações para solucioná-los. 


Vejamos algumas razões para a empresa implementar a abordagem baseada em riscos:

- Prevenção de problemas: a abordagem baseada em riscos permite que a organização identifique potenciais problemas e falhas nos processos, produtos ou serviços antes que esses problemas possam ocorrer. Isso pode ajudar a prevenir incidências, além de minimizar custos associados a correções ou retrabalhos;

- Melhoria da qualidade: ao identificar e gerenciar os riscos, a empresa pode melhorar a qualidade da entrega final ao cliente. Levando a uma maior satisfação, o que agrega valor à reputação da empresa;


- Conformidade com normas e regulamentos: muitas normas e regulamentos apontam que as empresas adotem uma abordagem baseada em riscos. Seguindo a recomendação das normas, a empresa pode garantir conformidade e, assim, evitar possíveis sanções ou multas (quando trata-se de regras obrigatórias);

- Melhoria da eficiência: a abordagem baseada em riscos também pode melhorar a eficiência dos processos e atividades. Isso porque, ao identificar e eliminar riscos, a empresa pode otimizar tempo e recursos necessários para desempenhar atividades e processos;

- Tomada de decisões: a abordagem baseada em riscos auxilia na tomada de decisões pois as informações são pautadas em evidências. Isso pode ajudar a reduzir a incerteza e os riscos envolvidos, por exemplo, em decisões estratégicas.

Norma ISO 9001:2015, item 6.1: “Ações para abordar riscos e oportunidades”



 

Esse item é uma das principais mudanças da norma ISO 9001 em relação a suas versões anteriores. Ele determina que as empresas identifiquem e abordem os riscos e oportunidades relacionados ao SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade).


A abordagem baseada em riscos é um elemento chave desse item, e a norma enfatiza a importância de uma abordagem proativa e sistemática. Onde é fundamental identificar os riscos e oportunidades que de alguma maneira possam interferir na integridade do SGQ. Ou que evitem que a empresa possa alcançar objetivos e metas. 


O item 6.1 também destaca a importância de monitorar e revisar regularmente os riscos e oportunidades identificados. Isso para que, desta forma, a empresa possa garantir que as medidas implementadas sejam eficazes e adequadas. 


A norma ainda aponta que é importante considerar os riscos e oportunidades em todas as decisões relacionadas ao sistema de gestão da qualidade.

SGQ: Boas práticas para gerenciar riscos e oportunidades

Algumas boas práticas são muito bem vindas na hora de gerenciar riscos e oportunidades no SGQ. Vejamos:

- Identificar e avaliar riscos e oportunidades: é importante que a empresa identifique todos os riscos e oportunidades que possam afetar o SGQ. Isso pode ser feito por meio de uma análise sistemática e detalhada dos processos, produtos e serviços, utilizando ferramentas como a Matriz de Riscos (Matriz de Probabilidade e Impacto); 

- Priorizar riscos e oportunidades: uma vez que riscos e oportunidades foram devidamente identificados, é importante priorizá-los com base na probabilidade de ocorrência e impacto potencial. Isso permitirá que a empresa possa direcionar esforços nos riscos mais significativos e aproveitar as oportunidades mais relevantes;

- Implementar medidas de mitigação e aproveitamento: com base na avaliação de riscos e oportunidades, é fundamental implementar medidas para mitigar ou aproveitar os riscos e oportunidades. As medidas podem incluir ações preventivas, corretivas, de contingência ou ainda de melhoria contínua;

- Monitorar e revisar periodicamente: riscos e oportunidades devem ser revistos periodicamente. Isso garantirá que medidas implementadas estejam de acordo e se necessário, é possível realizar ajustes;

- Comunicar e envolver as partes interessadas: todas as partes interessadas precisam ter conhecimento dos riscos e oportunidades identificados. Bem como das medidas implementadas. Além disso, todas as partes interessadas precisam estar envolvidas no processo de gerenciamento de riscos e oportunidades. Pois isso garantirá todo o processo esteja alinhado e seja mais assertivo;

- Integrar o gerenciamento de riscos e oportunidades: o gerenciamento de riscos e oportunidades precisa ser uma prática integrada em toda a empresa. É importante que todos tenham ciência dos riscos e oportunidades associados aos processos e atividades e, assim, possam contribuir para a implementação e cumprimento das medidas definidas.

Abordagem baseada em riscos: essencial para garantir a eficácia do SGQ

A abordagem baseada em riscos é fundamental para garantir a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade da empresa. Isso porque ao identificar e avaliar riscos e oportunidades, a empresa pode implementar medidas preventivas e corretivas. A fim de  evitar falhas e ainda melhorar o desempenho dos processos. 


A Norma ISO 9001:2015 destaca a adoção da mentalidade de risco, tornando-se uma referência importante para empresas que buscam manter um SGQ robusto e eficaz.


Portanto, investir na gestão de riscos é essencial para que sua empresa possa se manter competitiva e se destacar no mercado, sempre buscando atender às necessidades dos clientes e, com isso, alcançando os objetivos e metas definidos no planejamento estratégico.


Para ajudar um pouquinho mais na implementação da abordagem baseada em riscos, preparamos um material de apoio que pode ser acessado aqui. Agora é só planejar o início da implementação e esperar pelos excelentes resultados!

 

09 de Maio de 2023

Tags:

ISO 9001:2015 Abordagem de riscos Riscos Item 6.1 Oportunidades SGQ