Maiores benefícios da ISO 9001 para as empresas e clientes!
Neste artigo, vamos abordar os principais benefícios da ISO 9001 para as empresas que optam pela implementação desta norma. Para começar, precisamos explicar o que é a norma ISO 9001, assim ficará mais fácil e claro entender qual a sua importância para as empresas.
A ISO 9001 é uma norma utilizada para padronizar o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das empresas. Seu objetivo principal é garantir a melhoria dos processos, assegurando maior agilidade no desenvolvimento de produtos e na prestação de serviços. Tudo isso, é claro, com foco no aumento da satisfação do cliente.
Esta norma pode ser implementada por qualquer empresa, independente do ramo de atuação ou porte. Por isso, podemos afirmar que a ISO 9001 é a norma mais conhecida e implementada em todo o mundo.
O que significa ser certificado na ISO 9001
A certificação ISO 9001 é o resultado final de todo trabalho de implementação da norma, seja para um produto, serviço ou para todo sistema de gestão da empresa. Quando uma organização busca pela certificação da norma ISO 9001, certamente esta decisão foi avaliada estrategicamente visando aumentar a satisfação do seu público alvo.
Uma vez que a empresa opta por se certificar, ocorre uma melhoria nos processos, pois a certificação exige vários critérios para que seja alcançada. Podemos citar alguns, como:
- Identificar o contexto da organização
- Definir e disseminar a identidade estratégica da empresa;
- Adotar uma política da qualidade;
- Desenvolver a visão sistêmica da empresa através da gestão de processos;
- Identificar e gerir riscos corporativos que possam interferir na execução das atividades;
- Acompanhar, medir e avaliar os resultados do desempenho e eficácia dos processos através de indicadores;
- Assegurar a melhoria contínua do sistema de gestão;
- Acompanhar periodicamente a satisfação das partes interessadas.
Principais benefícios para a sua empresa
Um dos principais benefícios da certificação ISO 9001 para a empresa, com certeza, está vinculado ao diferencial de mercado. Isso porque a ISO 9001 é referência em gestão e será aceita como padrão de qualidade pela maioria dos clientes Pessoa Jurídica.
Além disso, a certificação garante à empresa um maior nível de organização, uma vez que a certificação requer padronização e alinhamento dos processos. Isso faz com que a empresa melhore seus resultados focando em melhorar a produtividade e consequentemente aumentando os lucros.
Como benefícios da certificação, podemos citar também:
Organização interna: uma das primeiras etapas para alcançar a certificação é conhecer e definir os processos da empresa. Para isso, é necessário realizar o mapeamento dos processos. Dessa forma, é possível realizar as atividades de maneira ordenada, com boa interação entre as áreas (ou setores), tornando os processos mais dinâmicos;
Credibilidade da marca: uma empresa certificada demonstra comprometimento com a qualidade dos produtos e/ou serviços prestados. Isso faz com que a imagem da empresa frente ao mercado tenha destaque entre outras do mesmo ramo de atuação;
Redução de custos: com a padronização dos processos, a empresa perceberá uma economia de recursos materiais e humanos, além reduzir custos com retrabalho, desperdício, produtos com defeito, entre outros. Isso faz com que a empresa opere com níveis elevados de excelência, aumentando a rentabilidade e a satisfação das partes interessadas;
Satisfação dos clientes: a satisfação dos clientes é o principal requisito estabelecido pela ISO 9001, sendo o maior foco da norma. Por isso, é muito importante que a empresa tenha foco nos resultados a fim de alcançar todas as expectativas do seu público alvo. Isso ocorre porque a ISO entende que o cliente é a principal parte interessada, uma vez que ela é a principal fonte de recursos.
Colaboradores engajados: além de atender às expectativas dos clientes, é muito importante que a empresa atue de forma a criar um ambiente corporativo engajado e de alta performance. A certificação ISO 9001 corrobora com esta abordagem visto que um sistema de gestão da qualidade devidamente estruturado resulta em colaboradores mais participativos, através de processos muito claros e bem definidos, otimizando a tomada de decisão.
O processo de implementação e certificação da ISO 9001 nem sempre é fácil, pois requer envolvimento de toda a organização. Cabe ressaltar que há um papel especial para a alta direção. Ela é a representante máxima da empresa, deve acreditar no processo de melhoria e, por isso, disseminá-lo para toda a organização.
Principais benefícios para o cliente
Agora que já conhecemos os principais benefícios para a empresa, é importante destacar porque a certificação ISO 9001 também é importante para o cliente.
O foco principal da norma ISO 9001 é o cliente. Partindo desse ponto, podemos entender que as empresas que optam por implementar e certificar essa norma possuem o pensamento voltado para os interesses dos clientes.
Uma vez que a empresa é certificada pela ISO 9001, percebe-se em seus processos uma melhor estruturação, bem como agilidade e entregas melhores. Tudo isso reflete no produto ou serviço final que será ofertado ao cliente.
Além disso, a busca pela melhoria contínua demonstra que a organização segue uma cultura de colocar o cliente em destaque procurando formas de melhor atendê-lo, afinal, clientes felizes são o melhor marketing para o negócio (e os que trazem mais lucros)!
Diferencial Competitivo: cliente em primeiro lugar!
A norma ISO 9001 é o diferencial perfeito para implementar na sua empresa. Isso por se tratar de uma norma extremamente democrática e aplicável a qualquer tipo de produto ou serviço, independente do porte da organização. Sem contar que corresponde a um padrão mundial, internacionalmente conhecido e respeitado.
Além disso, como dito, ela possui foco total no cliente e na melhoria contínua. Isso significa que todo o esforço em implementar e claro certificar sua empresa nesta norma, trará resultados positivos, tanto financeiros como de imagem.
Outro destaque é que a ISO 9001 atua muito bem em conjunto com outras normas ISO, como a de gestão ambiental, por exemplo. O que abre caminhos para mais melhoria e otimização na empresa como um todo!
Por isso, investir em um processo de implementação da ISO 9001 com certeza contribuirá para que a empresa seja referência em seu ramo de atuação. Afinal, com a concorrência cada vez maior e com clientes cada vez mais exigentes, uma empresa certificada sempre sairá na frente dos seus concorrentes!
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