Ações para fortalecer a cultura organizacional da sua empresa!



Neste artigo, vamos falar sobre um tema muito importante para toda organização: cultura organizacional!

Afinal, desenvolver a cultura organizacional entre os colaboradores e outras partes envolvidas é uma das premissas de um negócio de sucesso. Um negócio que prospera e gera valor e bem-estar para todos os envolvidos.

Antes de mais nada: o que é Cultura Organizacional e por que ela é tão importante?

Podemos definir a cultura organizacional de uma empresa como um conjunto de hábitos, crenças e costumes que são estabelecidos através dos valores e expectativas de toda a organização.

 

Isso significa que a cultura organizacional reflete a maneira de pensar e agir dos colaboradores da empresa. E que, por isso, podemos dizer que a cultura organizacional é a principal responsável por definir a missão de uma organização, bem como os objetivos traçados.

Como fortalecer a cultura organizacional

O fortalecimento da cultura organizacional é ponto fundamental para o sucesso da organização. Isso porque quando estamos alinhados à cultura, o sentimento de pertencimento fica evidenciado nas entregas e na interação entre líderes e liderados.

 

Mas para que ocorra esse fortalecimento da cultura organizacional, que vai muito além do clichê “vestir a camisa da empresa”, é preciso tomar algumas ações.

 

A Great Place to Work (GPTW) é uma consultoria global que apoia organizações a obterem melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. De acordo com a metodologia da GPTW, existem 9 pilares da cultura organizacional. Através de cada um deles, é possível estabelecer as premissas para a cultura de qualquer organização. Vamos a eles:


 1 - Inspirar

Apesar de ser algo um tanto subjetivo, inspirar refere-se ao modo como o colaborador enxerga o seu trabalho. Tem a ver com o sentimento de pertencimento, ou seja, com como o colaborador se vê dentro da organização e qual a importância do seu trabalho.


2 - Falar

A comunicação é a base de tudo para a organização. Por isso, a troca de informações reflete diretamente na cultura organizacional. Portanto, falar com o objetivo de manter o alinhamento deve fazer parte do cotidiano dos colaboradores.


3 - Escutar

Tão ou mais importante que o pilar anterior é o ato de escutar. Isso porque, novamente, com o Escutar cria-se o sentimento de pertencimento e facilitam-se as ações de alinhamento de expectativas.


4 - Desenvolver

Programas de desenvolvimento de colaboradores e líderes são essenciais para que a cultura organizacional seja fortalecida. É através do aprendizado contínuo que a organização garante que os objetivos sejam alcançados.


5 - Cuidar

Cuidar significa olhar para as pessoas de forma que elas se sintam seguras, acolhidas e necessárias no ambiente de trabalho. Isso faz com que os colaboradores acreditem na cultura organizacional da empresa e certamente sintam-se à vontade em fazer parte dela.


6 - Agradecer

Gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, uma ajuda, um auxílio em favor de outra. Por isso, ser grato por atitudes e entregas fortalece a cultura organizacional. É mais uma forma de reconhecimento e pertencimento que motiva os colaboradores.


7 - Contratar

Contratar novos talentos para a organização também fortalece a cultura organizacional, pois gera motivação e facilita o processo de consolidação dos valores da empresa. Se contratarmos do jeito certo, é claro!


8 - Celebrar

Tão importante quanto conquistar, atingir metas, cumprir prazos, é celebrar cada passo. Comemorar ajuda a reforçar o quanto as pessoas são importantes para o atingimento dos resultados e objetivos da empresa, portanto, celebre!


9 - Compartilhar

Por último, mas não menos importante, temos o compartilhar. Que significa dividir algo, seja conhecimento, experiências, relatos ou qualquer coisa positiva que possa agregar na cultura da empresa.

Outras dicas para fazer com que a cultura organizacional aconteça na prática!


 

Vimos que os pilares da cultura organizacional são atitudes, muitas vezes simples de serem aplicadas. Entretanto, nem sempre eles são suficientes para que a organização tenha uma cultura fortalecida entre os colaboradores.

 

Por isso, algumas ações podem ser desenvolvidas e fazer com que a cultura organizacional seja efetivamente vivida pela organização. Vamos a algumas ações:

 

    Disseminar a identidade estratégica: a identidade estratégica de uma empresa é formada pela sua política de qualidade, missão, visão e valores. Uma boa forma de divulgá-la é através de placas, banners, flyers, e-flyers, promover um quiz com os principais conceitos, realizar webinars sobre o tema, entre outras;

 

    Integrar os colaboradores: a integração de novos colaboradores pode ser realizada através de um seminário de ingresso com as principais áreas da empresa, calendário de treinamentos e capacitações não somente técnicas mas também voltadas para as soft skills, etc;

 

    Aproximar colaboradores da alta gestão: uma boa maneira de aproximar os colaboradores à alta gestão é promover eventos menos formais, como o “Café com diretor” por exemplo, onde alguns colaboradores são selecionados para um café da manhã com membros da alta gestão a fim de estreitar as relações;

 

    Promover eventos: uma forma muito eficaz de fortalecer a cultura organizacional são os eventos abertos aos colaboradores. Datas importantes como o aniversário da empresa, semana da qualidade e outras datas comemorativas podem ser celebradas;

 

    Alinhar procedimentos à cultura desejada: uma empresa que deseja ter uma cultura forte, precisa estabelecer e divulgar critérios importantes de sua estrutura. Coisas como critérios de contratação, plano de carreira, avaliação de desempenho, pesquisas de clima, entre outros pontos. Transparência é fundamental!

 

    Envolver os colaboradores em projetos comunitários: promover o voluntariado é mais uma ação que ajuda a fortalecer a cultura da organização, isso porque as pessoas se sentem felizes em ajudar a comunidade e fazer parte de uma empresa que se preocupa com questões sociais.

Cultura Organizacional e Engajamento!

Estruturar e implementar uma cultura organizacional forte nem sempre é tarefa fácil. Mas, vimos que com algumas dicas de ações pautadas nos pilares da cultura organizacional, é possível estabelecer um ambiente leve e produtivo. Um ambiente que preza pelos objetivos da empresa bem como pelo bem-estar dos colaboradores e sociedade.

Isso tudo, quando bem executado e de forma sistêmica, fortalece o engajamento da organização e dos colaboradores, fazendo com que os resultados sejam muito positivos, tanto financeira quanto socialmente.
 

Dessa forma, esforçar-se para garantir uma cultura organizacional de qualidade é esforçar-se para ter a melhor organização possível! Aqui no Doo, por exemplo, trabalhamos os pilares da cultura organizacional pois entendemos que a cultura organizacional e o engajamento tem tudo a ver!

 

Na Semana da Qualidade de 2021, conversamos sobre esse tema. Se você quiser saber mais, clique aqui e acompanhe nossa live.



 

08 de Novembro de 2022

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Cultura organizacional Engajamento Prática Organização