A importância do Programa de Compliance para a organização

O artigo de hoje é sobre um tema um pouco diferente. Vamos explicar a importância do Compliance para as empresas, bem como sua relação com o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).


Além disso, falaremos dos principais benefícios e também desafios da implementação do Compliance nas organizações.


Sabemos que as exigências têm sido cada vez maiores em termos de entregas e prestação de serviços, por isso quanto mais regulamentada a empresa for, maior será o poder de conquista dos clientes.


Priorizar ações que demonstrem comprometimento com o atendimento a normas, regulamentos, legislações, entre outros, pode ser visto como diferencial competitivo pelo mercado.


Mas antes de nos aprofundarmos no assunto, é importante trazer alguns conceitos para que possamos entender melhor essa história. Vamos lá?

O que é Compliance?


 

Compliance é uma palavra em inglês que originou-se a partir do verbo “to comply” que em tradução livre significa “estar de acordo com regras, cumprimentos de leis, normas e regulamentos”, sejam estes aspectos internos ou externos à organização.


Um dos objetivos da gestão de Compliance é identificar, prevenir e corrigir possíveis irregularidades que possam gerar conflitos judiciais para a empresa, sendo muitas vezes relacionado à lei anticorrupção. O termo Compliance tornou-se mais conhecido no Brasil justamente a partir da criação da lei anticorrupção.

Normas ISO, Compliance e Cultura Organizacional

Uma vez que entendemos que Compliance tem a ver com o devido cumprimento de normas e regras, talvez o maior desafio das organizações seja implementar a gestão de Compliance. Isso porque ela mexe diretamente com a cultura organizacional da empresa.

É aqui que entra o nosso conhecido Sistema de Gestão da Qualidade. Uma empresa que possui um SGQ bem estruturado tem documentadas todas as regras, políticas, diretrizes, entre outros documentos, que devem ser seguidos pela organização.


Essa informação documentada ajuda, e muito, no cumprimento das regras e facilita a padronização de processos, o treinamento dos colaboradores e, consequentemente, cria uma cultura organizacional homogênea e centrada em resultados precisos.


Lembrando que um SGQ eficaz geralmente é implementado seguindo a norma ISO 9001 que é a norma que padroniza o Sistema de Gestão da Qualidade. Esta norma tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos da organização. A partir disso, aliada às normas  ISO 19600 e ISO 37001, que são respectivamente normas para Sistema de Gestão de Compliance e Sistema de Gestão Antissuborno, a garantia do cumprimento das regras estabelecidas pela organização é quase certa!

Por que implementar a Gestão de Compliance


 
A gestão de Compliance é um programa implementado com o objetivo de agregar e preservar o cumprimento dos requisitos já consolidados junto aos processos da empresa. Complementando o SGQ, por exemplo.

Mas isso não significa que para implementar a gestão de Compliance, a empresa necessariamente tenha um SGQ ou qualquer outro sistema certificado. No mundo ideal, um sistema de gestão complementa o outro, mas ambos também podem (e devem) atuar de forma independente sem perder o objetivo.


Também é importante destacar que é através da gestão de Compliance que a empresa gerencia os riscos. Isso porque o Compliance garante a conformidade dos processos através do cumprimento de leis e normas estabelecidas pela organização.

Desafios (e benefícios) da implementação da Gestão de Compliance

Como em toda implementação de sistemas de gestão, nem tudo são flores! Por isso, listamos os principais desafios relacionados ao programa de Compliance e como lidar com cada um deles. Vejamos:

Falta ou escassez de recursos para implementar o programa de Compliance

Talvez esse desafio seja mais evidenciado nas micro e pequenas empresas, porém pode ser resolvido de forma simples, uma vez que as demandas de empresas desses portes tendem a ser menores.

Já empresas de médio e grande porte, certamente terão uma demanda maior para a implementação do programa de Compliance, o que envolverá mais divulgações, horas de treinamentos e fiscalização.


É preciso verificar o tamanho da demanda e adequar o setor de forma que atenda as necessidades da empresa, mas sem estourar o orçamento. Uma opção seria direcionar as demandas de Compliance para um profissional terceirizado, por exemplo, ou contratar alguém especificamente para essa função.

Dificuldade em gerenciar riscos

O gerenciamento de riscos é outro grande desafio. Isso porque muitas vezes as empresas não possuem os processos mapeados e assim não conhecem os riscos inerentes à falha desses processos. Ocasionando possíveis prejuízos financeiros e até mesmo prejuízos de imagem da empresa.


A solução é conhecer os processos e riscos atrelados bem como as leis relacionadas ao tipo de negócio. 


Também é fundamental implantar o due diligence, que é o processo de investigar as informações de uma determinada organização, garantindo assim a conformidade com fornecedores, investidores, entre outros.

Falta de engajamento dos colaboradores

Assim como outros programas, a efetividade e o sucesso do Compliance só será garantido se todos estiverem envolvidos e engajados. Por isso, é muito importante que a alta direção e os líderes participem ativamente na implementação do programa desde o início. Na prática, serão eles que representarão os setores e equipes no cumprimento do programa de compliance.


Também é importante envolvê-los durante o processo de levantamento dos riscos, pois cada gestor poderá contribuir efetivamente na construção do programa e assim auxiliar na integração dos processos.


Além disso, treinamentos regulares e comunicação devem ser realizados para todos os colaboradores. Isso porque o sentimento de “fazer parte” gera maior engajamento e sem o apoio de todos, não existe Compliance.

Ausência de assiduidade no monitoramento

Para que o funcionamento do programa de Compliance seja efetivo, é fundamental monitorá-lo continuamente. Isso porque além de evitar irregularidades, o programa também auxilia na prevenção e conscientização das pessoas.


Portanto, uma forma de verificar a assiduidade do programa de Compliance é realizar auditorias periódicas. Desta forma a empresa evitará possíveis perdas e encontrará pontos de melhoria a serem trabalhados.

Canal de denúncias ineficaz

O canal de denúncias é a principal ferramenta do programa de Compliance. Isso porque é através deste canal que as denúncias devem ser realizadas. O canal deve ser seguro, ou seja, a denúncia deve ser registrada anonimamente. Isso gera credibilidade  e garante uma maior aderência ao programa.


Além disso, o canal de denúncias serve como forma de entrada para dados que serão apurados e, uma vez constatada a irregularidade, as providências devem ser tomadas aplicando sanções de acordo com o Código de Ética da empresa.

Compliance: Pensamento Estratégico


 
Sabemos que nem sempre é fácil investir em novas ferramentas ou sistemas de gestão, mas estamos vivendo dias cada vez mais competitivos no mundo dos negócios. E que para se destacar entre tantas outras empresas, é preciso pensar e agir estrategicamente.

Isso significa que implementar um sistema de gestão de Compliance pode ser o diferencial de mercado ideal para a organização. Pois além de regulamentar as normas estabelecidas pela empresa, o programa de Compliance pode garantir também a prevenção de problemas futuros através do levantamento constante dos riscos atrelados aos processos.


Optar pelo programa de Compliance é mais um excelente exemplo de “como fazer a coisa certa”. Então, como anda o compliance na sua empresa?



 

21 de Março de 2023

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